06 de fevereiro de 2025
![Trabalho puxado: como Bia Souza tornou-se a primeira mulher a conquistar a liderança do ranking mundial](https://revistabudo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Trabalho-puxado-como-Bia-Souza-tornou-se-a-primeira-mulher-a-conquistar-a-lideranca-do-ranking-mundial-1.jpg)
Chegou o momento da “última dança”. Nesta sexta-feira (2), Rafael Silva, o Baby, atleta do Time Ajinomoto do judô, que defende o Esporte Clube Pinheiros estreia nos Jogos de Paris, edição que será a última de sua carreira.
Aos 37 anos, o mais experiente judoca masculino em atividade no Brasil, dono de dois bronzes olímpicos, tenta coroar sua despedida das Olimpíadas com uma nova medalha. Ele começará sua caminhada a partir das 5h (horário de Brasília), contra Ushangi Kokauri, do Azerbaijão.
Seu primeiro rival em Paris é um velho conhecido. Desde 2016, Baby e Kokauri já se enfrentaram sete vezes e o retrospecto é equilibrado: quatro vitórias do azerbaijano e três do representante do Time Ajinomoto. Até o ranking deles é semelhante. Enquanto Baby é o 14º do mundo, Kokauri ocupa a 17ª posição.
O judoca brasileiro não esconde a satisfação de realizar sua despedida em Olimpíadas na capital francesa. “Paris é um lugar muito especial para o judô mundial e fazer minha última participação nos Jogos Olímpicos aqui me deixa bastante feliz”, destacou o atleta. Se o palco do adeus já o deixou satisfeito, Rafael Silva gostou ainda mais quando viu que pelo sorteio das chaves, ele só enfrentará o grande ídolo francês, Teddy Riner, de 35 anos, campeão mundial dez vezes e que ficou invicto entre 2010 e 2020, em uma eventual disputa de medalha.
“Teddy Riner é um adversário de longa data, e, se houver um momento para ganhar dele, tem que ser agora. Ele faz com que todos os outros da categoria trabalhem mais e treinem duro para ganhar. Esse foi o trabalho que eu fiz”, disse o brasileiro.
Além do torneio individual, Rafael Silva ainda terá mais uma chance de brigar por medalhas nos Jogos de Paris. No sábado (3), ele está escalado para a competição por equipes mistas. “Espero chegar nas medalhas. Competir por equipes mais uma vez com o Brasil será uma experiência muito boa. A gente está com um time forte, temos chances”, afirmou Baby.
Na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, Rafael Silva contou com o suporte nutricional da Ajinomoto e acesso ao programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, que incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta. Parte desse suporte nutricional é representada pelos produtos aminoVITAL® GOLD, suplementos alimentares compostos por nove aminoácidos essenciais que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas de alto rendimento.
06 de fevereiro de 2025
02 de fevereiro de 2025
01 de fevereiro de 2025