28 de abril de 2025

Em mais um capítulo do grande momento vivido pelo judô brasileiro em 2025, a seleção nacional brilhou no Campeonato Pan-Americano Sênior, disputado no último fim de semana, em Santiago, no Chile. Com a conquista de 16 medalhas — sendo nove de ouro —, o Brasil alcançou sua melhor campanha da história na competição continental, reafirmando sua supremacia nas Américas e consolidando seu crescente protagonismo no cenário internacional.
Campeã olímpica em Paris 2024, Beatriz Souza brilhou mais uma vez em Santiago e conquistou o título do Campeonato Pan-Americano Sênior 2025, reforçando seu domínio na categoria acima de 78kg © Judô Chile
Realizado entre os dias 25 e 27 de abril, no Centro de Deportes de Contacto, em Santiago, no Chile, o Campeonato Pan-Americano Sênior de Judô reuniu cerca de 210 atletas de 19 países: Argentina, Austrália, Bahamas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Nova Zelandia, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela. A competição serviu como um importante termômetro técnico para o início do ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, reforçando o intercâmbio e o nível de competitividade na região.
Rafael Buzacarini durante sua campanha no Pan, onde garantiu a medalha de prata na categoria acima de 100kg © Judô Chile
O Canadá, com seis medalhas — sendo um ouro, três pratas e dois bronzes —, ficou com a vice-liderança no quadro geral, enquanto os Estados Unidos, com cinco pódios (um ouro, duas pratas e dois bronzes), completaram o pódio das três principais seleções do campeonato.
O desempenho no Pan-Americano consolidou a evolução que o judô brasileiro já vinha demonstrando nas etapas do World Tour da Federação Internacional de Judô (FIJ) neste início de temporada e novo ciclo olímpico. Em Santiago, a equipe nacional evidenciou profundidade técnica, domínio tático e um espírito competitivo elevado em todas as classes de peso.
Equipe verde e amarela em Santiago © Judô Chile
No primeiro dia de competições, o Brasil brilhou com cinco medalhas de ouro conquistadas por Natasha Ferreira (48kg), Michel Augusto (60kg), Ronald Lima (66kg), Shirlen Nascimento (57kg) e Nauana Silva (63kg). Além disso, Daniel Cargnin (73kg) e Jéssica Pereira (52kg) conquistaram medalhas de prata, enquanto Bianca Reis (57kg) e Rafaela Silva (63kg) garantiram medalhas de bronze.
Já no segundo dia, a Seleção manteve o alto nível e adicionou mais quatro ouros: Beatriz Souza (+78kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Macedo (90kg) e Gabriel Falcão (81kg) subiram ao lugar mais alto do pódio. Rafael Buzacarini (+100kg) conquistou a prata, e Luana Carvalho (70kg) e Luan Almeida (81kg) completaram a coleção de bronzes brasileiros.
Com um saldo final de nove ouros, três pratas e quatro bronzes, o Brasil assegurou não apenas o título geral da competição, mas também a melhor campanha da história do país em Campeonatos Pan-Americanos de Judô, superando o desempenho de Montreal 2012.
O sucesso no Chile é reflexo de um trabalho consistente de preparação e renovação promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que combina a experiência de medalhistas olímpicos e mundiais com a ascensão de novos talentos formados nas categorias de base.
Gabriel Falcão (Instituto Reação-RJ/FJERJ) e Luan Almeida (SESI-SP/FPJ) garantiram a dobradinha brasileira no pódio da categoria meio-médio © Judô Chile
Com a liderança do professor Marcelo Theotonio. gerente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô e chefe da delegação em Santiago, a comissão demonstrou mais uma vez sua competência na condução de um trabalho coeso e de alto rendimento. Ao lado dos treinadores Antonio Carlos “Kiko” Pereira e Andrea Berti, e dos profissionais de saúde Thales Pizziolo e Ricardo Amadei, a equipe de apoio foi fundamental para garantir a preparação ideal, o suporte técnico e o bem-estar dos atletas ao longo da campanha histórica no Chile. O resultado é reflexo direto de um projeto sólido de gestão esportiva, construído com planejamento, excelência e espírito de equipe.
As finalistas do peso-pesado © Judô Chile
Mais do que conquistar recordes e medalhas, a campanha histórica no Pan-Americano de Santiago confirma que o judô brasileiro atravessa um ciclo virtuoso, em que a formação sólida, a renovação técnica e o amadurecimento de seus atletas se unem em perfeita harmonia. A confiança demonstrada no tatami chileno é um prenúncio animador do que vem pela frente no Circuito Mundial da FIJ e no caminho até Los Angeles 2028. O Brasil segue firme, consolidando-se não apenas como potência esportiva, mas também como exemplo de excelência e resiliência no cenário internacional do judô.
O peso médio Rafael Macedo (Sogipa-RS/FGJ) conquistou mais um ouro em Campeonatos Pan-Americanos © Judô Chile
Agora, com a moral ainda mais elevada, o judô brasileiro volta suas atenções para as próximas etapas do circuito mundial e para o fortalecimento do projeto olímpico de Los Angeles 2028 — reafirmando a posição do Brasil como uma das maiores potências da modalidade no cenário global.
Leonardo Gonçalves (Sogipa-RS/FGJ) conquistou o ouro em Santiago © Judô Chile
EQUIPE FEMININA
48kg — Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau-PR/F.PR.JUDÔ)
52kg — Jéssica Pereira (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
57kg — Bianca Reis (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
57kg — Shirlen Nascimento (SESI-SP/FPJ)
63kg — Nauana Silva (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
63kg — Rafaela Silva (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
70kg — Luana Carvalho (Umbra Vasco da Gama-RJ/FJERJ)
78kg — Beatriz Freitas (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
+78kg — Beatriz Souza (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
EQUIPE MASCULINA
60kg — Michel Augusto (SESI-SP/FPJ)
66kg — Ronald Lima (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
73kg — Daniel Cargnin (Sogipa-RS/FGJ)
81kg — Gabriel Falcão (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
81kg — Luan Almeida (SESI-SP/FPJ)
90kg — Giovani Ferreira (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
90kg — Rafael Macedo (Sogipa-RS/FGJ)
100kg — Leonardo Gonçalves (Sogipa-RS/FGJ)
+100kg — Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
COMISSÃO TÉCNICA
Marcelo Theotonio — Chefe de delegação
Maicon Maia — Sub-chefe de delegação
Antonio Carlos Pereira, o Kiko — Treinador
Andrea Berti — Treinadora
Thales Pizziolo — Médico
Ricardo Amadei — Fisioterapeuta
28 de abril de 2025
28 de abril de 2025
24 de abril de 2025