Reinauguração de dojô inicia nova era no judô do Sport Club Corinthians Paulista

Novo dojô do Sport Club Corinthians Paulista © Global Sports

As novas instalações constituem um marco significativo para o judô do clube, graças ao apoio dos patrocinadores Shihan Kimonos e Original Tatamis Yamamura, além do suporte institucional da FPJudô.

Por Paulo Pinto / Global Sports
13 de fevereiro de 2025 / Curitiba, PR

Às 20h30 do dia 1º de setembro de 1910, à luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, o grupo de operários formado por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundou o Sport Club Corinthians Paulista (SCCP).

Marco Polo, diretor de Esportes Terrestres do Corinthians, corta a fita inaugural e celebra a reinauguração do dojô, marcando um novo capítulo para o judô alvinegro © Global Sports

Nestes quase 115 anos de história a agremiação cresceu a ponto de se tornar o time de futebol com a segunda maior torcida do País, reunindo milhões de aficionados. A alvinegro do Parque São Jorge reúne títulos importantes como como o bicampeonato do mundial de clubes, sete títulos nacionais, três títulos da Copa do Brasil, além dos 30 campeonatos paulistas, sendo o maior campeão da competição regional.

Cássio Kenzo, Marco Antônio, Roberto Toledo, Henrique Guimarães, Marco Polo, Solange Pessoa, Antônio Dias e Marcelo Teixeira © Global Sports

Contudo, não é somente no futebol que o clube mantém a tradição de vencedor, conquistando títulos também em esportes como o basquete, futsal e o judô. Com seu departamento de judô fundado há mais de quatro décadas, o Sport Club Corinthians Paulista é uma das equipes mais tradicionais da modalidade no Estado.

Judocas do Sport Club Corinthians Paulista © Global Sports

Nomeado hoje Corinthians Open, o Torneio Mosqueteiro realiza-se há mais de quatro décadas, reunindo sempre cerca de 1.500 participantes de mais de 150 agremiações paulistas.

Longo processo

Um projeto ambicioso que começou em meio à pandemia da covid-19 e se prolongou por três anos resultou na junção de forças entre a Original Tatamis e a Kimonos Shihan, empresas patrocinadoras da iniciativa, enquanto a Federação Paulista de Judô (FPJudô) ofereceu apoio institucional ao projeto.

Henrique Guimarães, presidente da FPJudô © Global Sports

A sinergia entre o departamento de judô do SCCP e os três apoiadores fez com que a restauração tornasse o dojô corinthiano adequado aos padrões de qualidade e segurança definidos pela Federação Internacional de Judô (FIJ) e um dos mais modernos do País.

Reinauguração

Realizada nesta segunda-feira (10), a cerimônia inauguração do novo dojô contou com a presença de várias autoridades esportivas, professores e alunos frequentadores do Parque São Jorge. Entre estes estavam Marco Polo, o diretor de esportes terrestres que, no encontro, representou o presidente Augusto Melo; Roberto Toledo, o Roba, gerente de esportes; Marcelo Teixeira, assessor do judô; Antônio Dias Toledo, diretor-executivo da Shihan Kimonos; Cássio Kenzo Yamamura, diretor-geral da Original Tatamis Yamamura; Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, presidente da FPJudô; Marco Antônio da Costa, o Rato, coordenador  técnico da FPJudô; e os professores da casa Gênesis Lima, Ademir Garcia, Carlos Otávio, Larissa Graziele e Solange Pessoa de Almeida Vinck, coordenadora do departamento de judô do clube.

Dirigentes com os professores do Corinthians © Global Sports

Após cortar a fita de inauguração, o diretor de esportes terrestres Marco Polo agradeceu a parceria e o apoio recebido. “Somos gratos aos diretores da Original Tatamis Yamamura, da Shihan Kimonos e da Federação Paulista de Judô, sem o quais não haveria a revitalização e a modernização do nosso dojô, que é também a nossa arena utilizada por outros esportes de combate. Agora temos tatamis à altura para os nossos atletas, e agradeço aos senseis Solange, Marcelo, Roba e Marina pelo empenho na realização dessa importante conquista, e pelo apoio oferecido no dia a dia. É com enorme satisfação que, em nome do presidente Augusto Melo, dou como inaugurado o nosso dojô para que vocês, atletas, possam treinar com mais segurança e, quem sabe um dia, seguir os passos do presidente Henrique Guimarães e disputar uma Olimpíada, trazendo grandes glórias para o Brasil e para o Corinthians.”

Marco Polo, diretor de Esportes Terrestres do Corinthians © Global Sports

Roberto Toledo, gerente de esportes, destacou a engenharia financeira que resultou nesta importante realização. “Inicio agradecendo a todos que aqui estão presentes, especialmente os nossos patrocinadores, o Toninho da Shihan Kimonos e o Cássio da Original Tatamis, que fizeram parte da engenharia financeira que fizemos em conjunto com a Federação Paulista de Judô para viabilizar esse espaço. Dirigindo-me aos professores presentes, quero agradecer a cada um de vocês pela oportunidade, por trabalharmos juntos na viabilização desse importante espaço. Sou grato a todos vocês”, disse Roba.

Roberto Toledo, o Roba, gerente de esportes do Corinthians © Global Sports

Marco Antônio da Costa cumprimentou a sensei Solange e toda a sua equipe pela importante conquista. “Quero parabenizar a sensei Solange Pessoa e todo o departamento de judô do Corinthians por possuírem hoje um dojô de Primeiro Mundo. Quero também parabenizar os pais e os atletas aqui presentes, mostrando comprometimento e respeito a esta importante conquista. Agora vocês irão treinar em um dos melhores espaços para a prática do judô do nosso País. Um espaço digno para vocês poderem treinar melhor e alcançarem seus objetivos. Parabéns a todos os envolvidos, e podem contar com a equipe técnica da federação, pois estamos sempre à disposição de vocês”, disse o professor Rato.

https://www.originaltatamis.com.br/

Cássio Kenzo Yamamura, diretor-geral da Original Tatamis Yamamura, falou sobre a importância dessa parceria. “Antes de mais nada, quero deixar claro que para a nossa empresa é uma honra participar da revitalização do dojô de uma das principais instituições clubísticas do Brasil. Foi um sonho construído paulatinamente a oito mãos, com o trabalho profícuo dos professores Marcelo Teixeira e Solange Pessoa, que contaram com o apoio de toda a equipe do Corinthians. Fomos trabalhando e, com a importante ajuda da Shihan Kimonos e da Federação Paulista, conseguimos concretizar este sonho. Muito obrigado a todos os envolvidos no processo.”

Cássio Kenzo Yamamura, diretor-geral da Original Tatamis Yamamura © Global Sports

Outro player importante no empreendimento foi a Shihan Kimonos, empresa cujo diretor-executivo dissertou sobre a participação da sua indústria no processo de revitalização do dojô do Parque São Jorge.

Antônio Dias, diretor-executivo da Shihan Kimonos, fornecedora oficial de judogis para a equipe do Corinthians © Global Sports

“Primeiramente, eu quero agradecer à diretoria do Corinthians pela oportunidade de dividir esse espaço com vocês. Para nós, da Shihan Kimonos, é uma honra enorme contribuir no processo de modernização do dojô de uma das principais escolas do Estado de São Paulo. É um clube com o qual nós sempre mantivemos grande parceria e não poderíamos nos omitir em uma iniciativa tão delicada e importante. A partir de agora a Shihan Kimonos é a fornecedora oficial do Corinthians, e este é um processo que nos orgulha bastante. Parabéns a todos os envolvidos.”

Solange Pessoa de Almeida Vinck, coordenadora do departamento de judô do Sport Club Corinthians Paulista © Global Sports

Para Marcelo Teixeira, assessor do departamento de judô do Corinthians, o importante é manter o coração do judô corinthiano pulsando forte. “Eu sei que a gente pede algumas coisas que não estão ao alcance da nossa diretoria, mas o que nós buscamos é evoluir, sempre evoluir. Tanto no trabalho realizado no dojô quanto na relação entre os atletas e os senseis. Sabemos que esta foi uma grande conquista. Tanto para nós quanto para vocês da diretoria, mas aconteceu graças ao Toninho da Shihan, que sempre me ajuda, ao Cássio da Original, que também foi maravilhoso na negociação, ao Marco Polo, ao Roba e à Marina, que estão sempre solícitos com a gente. Faço um agradecimento especial ao presidente Augusto Melo e a todos os senseis presentes, porque sem vocês isso não existiria. Aos atletas, peço que continuem treinando e se esforçando, pois esta conquista foi feita para oferecer o melhor a vocês.”

Marcelo Teixeira, assessor do judô do Sport Club Corinthians Paulista destacou a qualidade dos produtos da Original Tatamis Yamamura © Global Sports

Falando em nome dos demais faixas-pretas do clube, Lucas Guillen parabenizou a iniciativa. “Eu não poderia deixar passar esse momento único sem me pronunciar e falar em nome de todos os atletas do clube. Agradeço aos presidentes da Original Tatamis Yamamura e da Shihan Kimonos, ao presidente da FPJudô e principalmente a você, sensei Solange, que está todos os dias conosco, assim como os senseis Gêneses e Ademir, que todos os dias trabalham para ver o nosso melhor. E é isso que importa, saber que todo mundo está muito feliz com o nosso tatami novo, que a gente vai poder ter uma evolução muito maior e um desempenho muito melhor dos campeonatos. Temos um enorme sentimento de gratidão por vocês e por tudo que fazem por nós.”

Marco Polo e Roberto Toledo com Toninho e Cássio, os dois patrocinadores do projeto que culminou na revitalização do dojô do Parque São Jorge © Global Sports

A última a falar foi a professora kodansha hachi-dan (8º dan), sensei Solange Pessoa de Almeida Vinck, coordenadora do departamento de judô do Corinthians e recém-nomeada delegada da 1ª Delegacia Regional da Capital.

Lucas Guillen, faixa-preta do Corinthians, agradece à diretoria alvinegra pelo novo dojô, em nome de todos os judocas do clube © Global Sports

“Hoje celebramos a reinauguração do nosso dojô, um espaço de tradição e compromisso com a formação de atletas e cidadãos. O judô sempre teve um papel de destaque no Corinthians, e essa nova estrutura fortalece ainda mais nosso trabalho na formação de campeões dentro e fora dos tatamis.

Dirigentes do SCCP com patrocinadores e apoiador do projeto © Global Sports

“Agradeço ao presidente Augusto Melo, ao diretor Marco Polo, ao professor Roberto Toledo, o Roba, e ao assessor Marcelo Teixeira pelo apoio inestimável. Um agradecimento especial aos patrocinadores Antônio Dias, da Shihan Kimonos, e Cássio Kenzo Yamamura, da Original Tatamis Yamamura, cuja parceria foi essencial para essa conquista. Também reconheço o trabalho incansável dos professores Gênesis Lima, Ademir Garcia e Larissa Graziele, que inspiram nossos judocas diariamente.

Dirigentes, professores e judocas do Corinthians © Global Sports

“Estendo minha gratidão ao presidente da FPJudô, Henrique Guimarães, e a Alessandro Puglia pelo suporte ao longo deste processo. Que este dojô seja o ponto de partida para novas gerações de atletas e para a construção de uma história de grandes conquistas.”

Clique AQUI para acessar a pasta de fotos da cerimônia de reinauguração do dojô do Sport Club Corinthians Paulista.

Dirigentes, professores e judocas com os pais que pediram para participar da seção de fotos © Global Sports

http://www.shihan.com.br