19 de dezembro de 2024
Reunião da 3ª DR Centro-Sul atrai representantes de 14 entidades e proporciona grande recepção
Comandado pelo delegado Argeu Maurício de Oliveira, encontro recebeu 34 representantes de escolas e agremiações filiadas à Federação Paulista de Judô
Por Paulo Pinto / FPJCOM
20 de fevereiro de 2023 / São Paulo (SP)
Sob o comando do professor kodansha e delegado regional Argeu Maurício de Oliveira, realizou–se no dia 5 de fevereiro a reunião anual dos professores e dirigentes das agremiações filiadas à 3ª DR Centro-Sul da Federação Paulista de Judô (FPJudô).
Realizada no auditório da Associação Sabesp de Botucatu, a reunião anual de professores e dirigentes de entidades recebeu 34 representantes de 14 das agremiações que compõem o quadro de filiados da FPJudô na região.
O encontro começou com um completo café da manhã oferecido por Lúcia Helena Faraldo de Oliveira, esposa do professor Argeu, que tradicionalmente recebe muito bem todos os judocas do Estado que vão a Botucatu.
Na abertura do encontro o professor Argeu deu as boas-vindas a todos os participantes e reverenciou o professor kodansha sichi-dan (7º dan) Jorge Siqueira, o decano da 3ª delegacia, além dos professores kodanshas Bento Emanuel Aleixo, de Jaú, e Sérgio Barrocas Lex, de Avaré, vice-presidente da FPJudô.
O dirigente da 3ª Centro-Sul ressaltou a importância da união de todas as academias em torno do projetos e inovações implementados pelos diversos setores da gestão da FPJudô. “Estamos todos no mesmo barco, e é muito importante que todo e qualquer evento de judô hoje tenha a participação, a chancela e o padrão de qualidade alcançado pela federação paulista. Para tanto é importante que todas as entidades estejam juntas e se sintam responsáveis pelos eventos que realizarmos.”
Na sequência, Argeu Maurício destacou a modernização do sistema recém-implantado na secretaria, a nova forma de inscrição nos eventos e as demais mudanças que visam a atualizar e agilizar o processo de gestão da FPJudô e suas 16 delegacias regionais.
“A diretoria executiva da federação está investindo em sistemas de gestão que, além de agilizarem toda a operação e o processo contábil, resultarão na total transparência do procedimento administrativo, pondo fim ao processo que antes nos mantinha presos no passado.”
Antes de passar a palavra aos seus coordenadores, Argeu Maurício informou que a partir de 2023 todas as 16 delegacias regionais serão organizadas em duplas para as competições na divisão aspirante, mudança que, segundo o delegado da Centro-Sul, foi muito bem recebida pelos representantes das entidades filiadas.
Sérgio Barrocas Lex, vice-presidente da FPJudô, falou sobre o Keisei No Michi, curso para formação de novos instrutores de judô, desenvolvido pelo departamento científico da FPJudô em parceria com o CREF4/SP. “Esta é uma iniciativa que visa a preparar novas gerações de instrutores de judô para o mercado de trabalho com excelência nos serviços prestados à sociedade, o que de forma alguma impede que os professores já formados e com mais idade participem e aprendam novas metodologias de ensino. Muitos professores já preparados para a docência do judô fizeram o módulo básico e ficaram impressionados com a qualidade do conteúdo pedagógico oferecido.”
Hamilton Alves da Cruz, coordenador de mesários e vereador (Republicanos) presidente da Câmara Municipal de Ipaussu, anunciou que os oficiais técnicos terão de trabalhar muito neste ano devido à atualização da forma de pontuação. “É muito importante que todos participem dos cursos e tenham bastante motivação, pois a temporada vai exigir dedicação”. Cruz ainda destacou que a partir de agora os sumulistas e demais membros da equipe com várias outras funções, que não farão exame de graduação, serão remunerados.
Outros temas abordados no encontro da 3ª DR Centro-Sul foram:
- A gestão atual da FPJ procura modernização da gerência com emissão de certificados dos módulos e workshops, emissão de carteiras digitais, por meio do novo sistema financeiro integrado e online.
- A pontuação para exames de graduação será adaptada à pontuação realizada pela CBJ.
- Em todas as competições realizadas pelas delegacias regionais devem ser formadas comissões de arbitragem, técnica e disciplinar, a qual deve procurar resolver as ocorrências no ato ou, na impossibilidade, decidir pela comunicação ou não ao TJD. E que, independentemente dessa decisão, o fato será narrado no relatório a ser enviado pela delegacia à diretoria que, dependendo da gravidade do ocorrido, o comunicará ao TJD ou diretamente à Comissão de Ética.
- Que em 2023 não se realizará a fase regional do aspirante, e o inter-regional será realizado entre duas delegacias.
- Serão classificados para o paulista aspirante um atleta da Copa São Paulo e dois do Open, ficando o já classificado impedido de participar da etapa seguinte.
- Os módulos de história e filosofia e o credenciamento técnico serão realizados de forma online, com avaliação no final.
- Em atenção à resolução № 004/2012 da FPJudô, não mais será permitida a participação de judocas não federados nas competições oficiais ou oficiosas da regional.
Como sempre ocorre na 3ª Delegacia Regional, após a realização da reunião anual da Centro-Sul foi oferecido um churrasco a todos os participantes do encontro. “Oferecemos um delicioso churrasco no mais puro estilo botucatuense, que é muito bem-feito. O almoço começou ao meio-dia e durou até as 15 horas. Somente quando acabou a cerveja é que todo mundo foi embora”, brincou Argeu Maurício de Oliveira.
Representantes no encontro
Participaram da reunião da 3ª DR Centro-Sul os professores Argeu Maurício de Oliveira, Victor Soares Leopoldo, Hamilton Alves da Cruz, Atila Castro da Silveira, Bento Emanoel Aleixo, Haroldo da Silva, Hercílio Aparecido Benedicio, Cláudia Joseppin, Peterson de Godoi Rego, José Ricardo Frederico, Diego Pezavento, Leandro Macieirinha Alves Lima, Jorge Siqueira, Sérgio de Souza, Hélio Alonzo Filho, João Bosco Torres de Campos, Nerival Cervantes da Silva, Luiz Henrique da Cruz, Bruna Soares, Ageo Maurício de Oliveira Neto, Shiro Ângelo Furuta Pazian, Norberto de Souza, Laércio Severino Santos Júnior, Flávio Rodrigues Correia, Christopher Henrique Otaviano, Nilson de Castro Almeida e Emanuel Zulo Godinho.
Entidades participantes
Associação Botucatuense de Judô, Associação Aleixo de Judô de Jaú, Associação Dojô Katayama de Bauru, Associação Pederneirense de Judô, Bauru Tênis Clube, Bauru Judô, Associação de Judô Tokai de Jaú, Associação Lex de Judô de Avaré, Associação Caiçara Clube de Jaú, Sesi de Botucatu, Associação São-manuelense de Judô, Secretaria de Esportes de Ipaussu, Associação de Artes Marciais Caminaga de Bauru e Associação Oriente do Bem-Estar de Ourinhos.