22 de dezembro de 2024
Reunião da 8ª DR Oeste leva representantes de 18 entidades a São João da Boa Vista
Conduzido pelo delegado Sidnei Paris, encontro definiu o calendário da regional e aprovou as diretrizes e metas apresentadas pela FPJudô para esta temporada
Por Paulo Pinto / FPJCOM
21 de fevereiro de 2023 / São Paulo (SP)
Sob o comando do professor kodansha e delegado regional Sidnei Paris, realizou–se no dia 12 de fevereiro a reunião anual dos professores responsáveis pelas associações, clubes e academias filiados à 8ª Delegacia Regional Oeste da Federação Paulista de Judô (FPJudô).
O encontro realizado no auditório da Sociedade Esportiva Sanjoanense de São João da Boa Vista recebeu 43 representantes de 18 das 30 agremiações que compõem o quadro de filiados da FPJudô na região.
Compareceram ao encontro os professores kodanshas Sidnei Paris, delegado regional e responsável pelo Sayão Futebol Clube; Maurílio Cesário, professor responsável pela Associação Cesário de Judô de Pirassununga; Marilaine Ferranti Antonialli; Marcos Elias Mercadante, responsável pela Associação Marcos Mercadante de Judô de Araras; Eduardo Freire, responsável pelo Centro Cultural Recreativo Cristóvão Colombo de Piracicaba; Edson Catarino, responsável pela Sociedade Desportiva Americanense de Judô de Americana; e José Sinésio Vanzella, o anfitrião do evento.
Após cumprimentar a todos, o delegado Sidnei Paris agradeceu a presença dos dirigentes da maior parte das agremiações filiadas à FPJudô. “Felizmente pudemos reunir 60% dos filiados, que ficarão a par das principais mudanças e inovações propostas para esta temporada pela diretoria executiva da FPJudô na Reunião do Delegados de 2023. Principais tópicos abordados por Sidnei Paris:
- Apresentação da nova diretoria da 8ª Delegacia Regional Oeste para 2023.
- Apresentação e informações sobre a divisão iniciante/escolar.
- Informações sobre a divisão das delegacias regionais para os inter-regionais da divisão aspirante.
- Informações sobre ranking para a fase final do campeonato paulista.
- Informações sobre a nova divisão de pesos para a classe veteranos.
- Informações sobre pontuação de atividades curriculares para o exame de graduação.
- Informações sobre procedimentos quanto ao pagamento de taxas para inscrições de eventos.
- Informações sobre transferências de atletas/custas/documentos.
- Informações sobre isenção de taxas para kodanshas (situações possíveis).
- Informações sobre documentação fotográfica e documentária para eventos.
- Informações sobre formação das comissões disciplinar, de arbitragem e técnica nos eventos.
Temas discutidos
- Distribuição gratuita do livro Além dos tatames pelo professor Marcos Mercadante a todos os presentes.
- Entrega de certificados da FPJudô aos veteranos ranqueados em 2022.
- Entrega de certificados CBJ, FPJudô/CREF4/SP aos judocas promovidos em 2022.
- Apresentação da nova filiada, Associação de Judô Esportiva e Cultural Casa Branca, do sensei Eriton Carvalho, e entrega do totem da Ajinomoto.
- Informações sobre o curso Keisei No Michi e apresentação dos formandos da primeira turma da 8ª Delegacia Oeste.
- Apresentação do calendário de atividades da 8ª Delegacia Regional para 2023, incluindo módulos e seus coordenadores.
Agremiações ausentes
O professor Paris comentou a ausência de representantes das agremiações. “Apesar disso, o evento foi muito proveitoso. Trabalhamos algumas semanas para preparar um encontro que realmente agregasse valor e conhecimento aos nossos filiados, pois é justamente esse o objetivo desta reunião. Por mais que deixemos um resumo de tudo que falamos à disposição dos faltantes, ficamos chateados, pois entendemos que nenhuma entidade poderia faltar a este encontro. Caso o professor titular não possa vir, alguém deve representá-lo para levar todas as informações necessárias ao bom andamento dos trabalhos. Tanto eu quanto os professores que compareceram deixamos nossas vidas de lado para trabalhar pelo crescimento do judô da nossa delegacia.”
O dirigente mencionou especificamente as agremiações que espera ver representadas nos próximos encontros: Clube de Campo de Piracicaba, Associação Esportiva e Cultural Shinrai, Academia Judô MCMA, Associação Projeto Moura de Judô, Academia Edinho Company, Associação Romeu Bertho de Judô, ADC Fábrica de Campeões, Clube de Campo de Rio Claro, Associação Atlética Lotus, Academia Leonardo Cassab, Academia de Judô Gambate e Associação Sementes do Futuro de Judô.”
Avaliação do encontro
Sidnei Paris disse que a reunião transcorreu na maior ordem. “Foram abordados temas importantes para o conhecimento de todos. O assunto que levantou maior interesse foi a nova divisão iniciante/escolar, muito bem-vinda na opinião dos presentes. Sugeriu-se também a inclusão nessa divisão das classes sub 15, sub 18 e adulto, respeitando-se a graduação até ponta laranja. Desta forma, segundo professores, seria possível obter maior participação de atletas iniciantes destas classes em eventos amistosos a um custo menor, excluindo-se definitivamente assim, a participação de atletas não vinculados à FPJudô em eventos organizados pelas regionais.”
No tocante à organização propriamente dita, o professor Paris agradeceu ao anfitrião, sensei José Sinézio Vanzella, e à diretoria da Sociedade Esportiva Sanjoanense pela cessão de suas dependências para a realização da reunião.
“Agradecemos também aos professores kodanshas, professores responsáveis pelas agremiações filiadas, coordenadores e membros da diretoria que foram a São João da Boa vista prestigiar nosso evento. Aguardamos com ansiedade o início das competições em 2023”, concluiu o dirigente da 8ª Oeste.
Agremiações e dirigentes presentes
Estiveram representadas na reunião da 8ª Delegacia Regional Oeste as seguintes entidades: Associação Jita Kyoei Judô Kodokan de São João da Boa Vista (Marco Aurélio Lodi); Associação Cesário de Judô de Pirassununga (Maurilio Cesário); Associação Judô de São Carlos (Eduardo Munno); Sayão Futebol Clube de Araras (Sidnei Paris); Associação Esportiva Piracicaba (Pedro Antonelli); Sociedade Esportiva Sanjoanense de São João da Boa Vista (José Sinézio Vanzella); Associação Cavalcanti de Judô de Nova Odessa (Eugenio S. Cavalcanti); Associação Marcos Mercadante de Judô de Araras (Marcos Elias Mercadante); Secretaria de Esporte e Lazer de Leme (Elias Rizziolli); Associação Real União de Judô de Araraquara (Ivanildo Gonçalves); Associação Santa Bárbara de Judô de Santa Bárbara D’Oeste (Rodrigo Teixeira); Associação Judô e Musculação Tigre de São Carlos (Erasmo Firmino); ABCE de Judô de Rio Claro (Rodolfo Mathias); APAJUL de Limeira (Ricardo Pereira dos Santos); Associação de Judô Esportiva e Cultural de Casa Branca (Eriton Carvalho); Associação Ararense de Judô de Araras (Ricardo Koga); Associação Hortolandense de Judô de Hortolândia (Roberta Yamashita); e Associação Bushidô de Judô Kodokan de Vargem Grande do Sul (Daniel Garcia).