15 de novembro de 2024
Revezamento da tocha paralímpica dá início a preparação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020
A Paralimpíada inicia no dia 24 de agosto e, durante os próximos 13 dias, a tocha paralímpica irá passar por todo o Japão
Fonte Patrick Burke / Inside the Games
15 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)
O revezamento da tocha paralímpica de Tóquio 2020 iniciou nesta quinta-feira (12) e tem previsão de durar 13 dias, ou seja, até o início dos Jogos em 24 de agosto. Durante os cinco primeiros dias serão realizados eventos para que as chamas sejam acesas em 43 prefeituras do Japão – durando até 16 de agosto.
Celebrações serão realizadas em cada uma das prefeituras co-anfitriãs de Shizuoka, Chiba, Saitama e Tóquio nos quatro dias seguintes, antes que as chamas de todas as 47 prefeituras sejam reunidas para criar uma única Chama Paralímpica na sexta-feira, 20 de agosto. Este encontro será realizado no Palácio Akasaka.
No último dia, ela viajará por Chuo City, Minato City e Hibuya antes de chegar ao Estádio Nacional para a Cerimônia de Abertura. A tocha paraolímpica é inspirada na sakura, a flor de cerejeira tradicional do Japão, e os organizadores dizem que ela está de acordo com o conceito “compartilhe sua luz“.
A tocha pesa 1,2 kg e aproximadamente 30% dela é feito de alumínio reciclado usado na construção de habitações pré-fabricadas após o grande terremoto e tsunami do Leste do Japão em 2011. Partes do trajeto do revezamento da tocha paralímpica foram reduzidas devido às restrições do covid-19, e, além disso, não haverá trechos em via pública.
Essa medida também estava em vigor para o revezamento da Tocha Olímpica de Tóquio em julho. Os organizadores dizem que o formato do evento continua sob consideração e revisão frente aos possíveis problemas causados pelo covid-19. Todos os participantes e espectadores devem usar máscara.