15 de novembro de 2024
Rogério Sampaio chega a China e acompanha Cerimônia de Abertura Pequim 2022
Diretor-geral do COB vai realizar uma série de ações e prestigiar os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno
Fonte COB
4 de fevereiro de 2022 / Curitiba (PR)
O diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio, desembarcou nesta quinta-feira (3), na China para prestigiar e apoiar os atletas brasileiros que disputarão dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Depois de ter confirmado o teste negativo feito no aeroporto, Rogério cumpriu agenda com a família olímpica e acompanhará a Cerimônia de Abertura dos Jogos, no Ninho do Pássaro.
“Muito importante para o Brasil estar participando de mais uma edição de Jogos Olímpicos, o grande encontro mundial do esporte. O nosso objetivo é sempre melhorar as nossas marcas e o COB valoriza os esportes de inverno como parte integrante e importante do Movimento Olímpico”, disse Rogério.
O dirigente destacou a importância das medidas adotadas pelas autoridades chinesas e a organização dos Jogos. O formato de bolha em que Pequim 2022 está sendo realizado causa alguns transtornos, como higienização constante de todos os veículos, testes diários, dentre outras, mas, por outro lado, dá tranquilidade aos participantes.
“Organização até agora impecável. Tudo no horário, protocolos sendo cumpridos à risca. Isso, nesse momento, traz uma segurança enorme seja como atleta, seja acompanhando como dirigente. Me sinto extremamente orgulhoso e feliz de estar como representante do Comitê Olímpico do Brasil”, completou o dirigente.Ao longo da semana, o diretor-geral cumpre uma série de agendas, como visitas às duas Vilas Olímpicas com atletas brasileiros e acompanha in loco a participação de Manex Silva, Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera, do esqui cross-country, e de Sabrina Cass, do esqui estilo livre moguls, dentre outros compromissos.
O Time Brasil em Pequim 2022 conta com 11 atletas, sendo um reserva: a equipe de bobsled composta por Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza e Jefferson Sabino (reserva); Jaqueline Mourão, Eduarda Ribera e Manex Silva, do esqui cross-country; Nicole Silveira, do skeleton; Michel Macedo, do esqui alpino, e Sabrina Cass, do esqui estilo livre moguls. Michel é o único que ainda não desembarcou na China e a chegada está prevista para o próximo dia 8.
Pequim 2022 é a nona participação brasileira em Jogos de Inverno, iniciada em Albertville 1992. No total, até Pequim, 35 atletas do Brasil, sendo dez mulheres, em oito esportes (esqui alpino, bobsled, esqui cross country, luge, snowboard, biatlo, esqui estilo livre e patinação artística), participaram da competição.