Rogério Sampaio, diretor geral do COB, participa da comemoração do Dia Mundial do Judô

Rogério Sampaio e Caio Miranda

Iniciativa do vereador Caio Miranda Carneiro reuniu grandes nomes do judô paulista na Câmara Municipal de São Paulo

Cerimônias
2 de novembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS
São Paulo – SP

Sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Judô, proposta pelo vereador Caio Miranda Carneiro (DEM), reuniu autoridades políticas e esportivas e grandes nomes do judô do Estado na Câmara Municipal de São Paulo no dia 27 de outubro.

A data lembra os 160 anos de nascimento de Jigoro Kano, criador do judô e um dos personagens históricos que mais se dedicou à educação e à capacitação das futuras gerações, exercendo uma liderança fundamentada no movimento olímpico.

Membros da mesa durante a execução do Hino Nacional

O encontro organizado pela assessoria de comunicação do vereador Caio Miranda e pela coordenação do judô veterano da FPJudô teve como mestre de cerimônia o professor kodansha Fernando Catalano, em brilhante atuação.

Entre as autoridades que compuseram a mesa de honra estavam o vereador Caio Miranda Carneiro, que presidiu a sessão solene; Alessandro Panitz Puglia, vice-presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô); Rogério Cardoso Sampaio, diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB); Oswaldo Hatiro Ogawa, membro da comissão de graus da FPJudô; Iuri Artur Miranda de Andrade, que representou Maurício Bezerra Landim, secretário Municipal de Esportes de São Paulo; Solange de Almeida Pessoa Vincki, judoca pioneira na seleção brasileira feminina; e William Soares de Freitas, presidente da Associação de Judô Gulô.

Professores durante a execução do Hino Nacional

Em seu depoimento Alessandro Panitz Puglia agradeceu ao vereador Caio Miranda Carneiro e à equipe comandada pelo professor Alex Russo pela iniciativa de reverenciar o criador do judô e o legado deixado por ele para a humanidade.

“Em nome da diretoria da Federação Paulista de Judô agradeço esta importante iniciativa. Esta é uma data significativa para todos nós, judocas, que buscamos seguir e perpetuar os ensinamentos do shihan Jigoro Kano. Apesar de a data já fazer parte do calendário esportivo da Cidade de São Paulo, parabenizo o vereador Caio Miranda. Mesmo com toda a adversidade que enfrentamos neste ano atípico, ele não permitiu que este dia passasse em branco e nos brindou com este encontro de campeões olímpicos e mundiais de judô. Temos aqui grandes professores, advogados, médicos e empresários, todos bem-sucedidos e forjados nos tatamis, que vieram reverenciar nossa origem e agradecer tudo que o judô nos proporcionou”, disse o dirigente.

Professores durante a execução do Hino Nacional

Agradecendo o convite e a iniciativa do vereador Caio Miranda Carneiro, o campeão dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) Rogério Sampaio lembrou que o judô é transformador.

“Hoje é um dia de reencontro e de festejar algo que mudou a vida de todos nós. Entendo que nenhum de nós conseguiria imaginar nossas vidas hoje sem a presença do judô. A iniciativa do vereador Caio nos faz rever toda a nossa trajetória nos tatamis. Comecei no judô aos quatro anos e meio e desde aquele primeiro momento o judô foi transformador para mim e acredito que para todos nós. É uma imensa alegria poder reencontrar aqui grandes amigos que conquistei em meio século de atividade, nos quais edifiquei uma trajetória vencedora. Fico muito feliz por reencontrá-los aqui.”

Alessandro Panitz Puglia, vice-presidente da FPJudô

O diretor geral do COB fez questão de vir do Rio de Janeiro para participar da cerimônia devido à importância da data e para prestigiar o encontro realizado num momento difícil para o esporte como um todo, mas em especial para o judô, uma modalidade de contato. “Mesmo à distância estamos acompanhando as dificuldades que nossos professores enfrentam, alguns até emocionalmente doentes. Entendo até que nós judocas estamos sendo colocados a prova e sei que é difícil deixar aqui uma palavra de incentivo, mas temos de seguir o exemplo deixa pelo professor Kano, que nos ensinou a lutar em pé para derrubar as adversidades”, afirmou Sampaio. “Destaco as importantes iniciativas desenvolvidas pela FPJudô nesse período, no sentido de manter nossa comunidade em atividade. Acredito que o que nos diferencia dos demais esportistas é o espírito de união que sempre pautou a nossa relação. É com ela e com base no jita-kyoei que ultrapassaremos estas dificuldades e sairemos delas muito mais fortes e unidos.”

Rogério Sampaio, diretor geral do COB

O vereador Caio Miranda Carneiro fez o último pronunciamento antes da entrega das homenagens, com uma analogia fundamentado nos princípios seiryoku-zenyo e jita-kyoei.

“Não sou judoca, mas felizmente tive a oportunidade de conhecer o grande do universo que constitui esta importante modalidade olímpica e em especial o judô social, aquele que além de proporcionar a transformação citada pelo sensei Rogério Sampaio, educa, insere e favorece milhões de crianças e jovens em nosso País. Sou advogado e estou em meu primeiro mandato na área pública, mas entendo que como gestores públicos devemos chegar às áreas mais carentes da coletividade e gerar grande impacto social. Percebemos nitidamente que esta é a realidade dos professores que aqui estão, por isso decidimos homenageá-los por meio desta data tão importante para todos aqueles que seguem o caminho trilhado pelo professor Jigoro Kano”, disse Caio Miranda.

Artur Miranda de Andrade, representou o secretário Municipal de Esportes

“Vivemos numa das cidades com maior densidade populacional do planeta, com mais de 12 milhões de habitantes, e entendo que em parceria com professores de judô que já realizam este trabalho poderemos desenvolver ações que efetivamente ofereçam contribuição social para o segmento mais carente da sociedade. Por meio de princípios como o seiryoku-zenyo, por exemplo, que busca a utilização global, racional e utilitária da energia do corpo e do espírito. Jigoro Kano afirmava que este princípio deveria ser aplicado no aprimoramento do corpo, servir para torná-lo forte, saudável e útil. E o jita-kyoei que é o princípio que enfatiza a importância da solidariedade humana para o bem individual e universal. Sensei Kano defendia que a ideia do progresso pessoal devia ligar-se à ajuda ao próximo, pois acreditava que a eficiência e o auxílio aos outros criariam não só um atleta melhor, mas um ser humano mais completo. Entendo que se aplicarmos estes princípios em nossas vidas teremos melhores resultados em todos os setores da sociedade, inclusive na política, e para tanto conto com a ajuda de vocês”, concluiu o vereador Caio Miranda Carneiro.

Vereador Caio Miranda Carneiro

Professores Homenageados
Adriano Lima Silva
Alessandro Panitz Puglia
Alex Russo da Silva
Américo Merino
Anderson Cássio dos Santos
André Luiz Cipriani
Antônio Carlos da Silva Mesquita
André Luís Iera Leonardo da Silva
Antonio Tadeu Tardelli Uehara
Átila das Neves Vasconcelos
Caio Kanayama
Caio Miranda Carneiro
César Augusto Moureal
Christian Dafferner
Daniel Andrey Hernandes
Daniel Fausto Dell´Aquila
Douglas Bachega Pereira
Eduardo Kitadai
Fábio Dilermando Lenci
Fatima Belboni de Camargo
Fernando Catalano Calleja
Fernando Ikeda Tagusari
Francisco de Carvalho Filho
Gilgamés Divino
Glauber Diniz Aragão
José Francisco Silva Contero
José Gonçalves da Silva
José Paulo da Costa Figueiroa
Juliana Tiemi Kanashiro
Júlio Alexandre Sbizera Costa
Luciano Marcos Silva Pimentel
Luís Alberto dos Santos
Luis Augusto dos Santos
Luiz Catalano Calleja
Luis Cláudio Pereira Rodrigues
Marcello Loffredo
Marcelo José de Oliveira
Marco Aurélio Uchida
Marcos César Barbaça
Marcos Magri Benador
Marcos Roberto Pinto da Silva
Mario Francisco de Assis Júnior
Masakatsu Akamine
Maurício Bezerra Landim
Mauricio André Cataneo
Miguel Suganuma
Nelson Fausto Dell’Aquila Júnior
Osvaldo Hatiro Ogawa
Paulo Sérgio Merino
Rafael Clanisa
Rafael Gustavo da Silva
Renato Ribeiro da Silva
Rioiti Uchida
Rogéria Cozendei
Rogério Sampaio Cardoso
Rogério Valeriano dos Santos
Sérgio Barrocas Lex
Silvio Tardelli Uehara
Solange de Almeida Pessoa Vincki
Vagner Valentim Pereira
Vanessa Kelly Cabral de Freitas
Victor Alexandre Perina
Wilson de Carvalho Caldeira
Wiliam Soares de Freitas

Artur Miranda de Andrade sendo homenageado

Rogério Sampaio sendo homenageado

Professor Hatiro Ogawa sendo homenageado

Professor Fernando Catalano sendo homenageado

Oswaldo Hatiro Ogawa pormenoriza princípios do judô

Mesa de honra

Professora Solange Pessoa sendo homenageada

Professor William Soares sendo homenageado

Professor Júlio Costa sedo homenageado

Professor Adriano Lima Silva sendo homenageado

Professor Alex Russo da Silva sendo homenageado

Professor André Luiz Cipriani sendo homenageado

Professor Antônio Carlos Mesquita sendo homenageado

Professor Caio Kanayama sendo homenageado

Professor Eduardo Kitadai sendo homenageado

Professor Fábio Dilermando Lenci sendo homenageado

Professora Fatima Belboni de Camargo sendo homenageada

Professor Fernando Ikeda Tagusari sendo homenageado

Professor Glauber Diniz Aragão sedo homenageado

Professor José Gonçalves da Silva sendo homenageado

Professora Juliana Tiemi Kanashiro sendo homenageada

Professor Júlio Costa sendo homenageado

Professor Luis Augusto dos Santos sendo homenageado

Professor Luiz Catalano Calleja sendo homenageado

Professor Marco Aurélio Uchida sendo homenageado

Professor Marcos Magri Benador sendo homenageado

Professor Marcos Roberto Pinto sendo homenageado

Professor Mario Francisco de Assis sendo homenageado

Professor Masakatsu Akamine sendo homenageado

Professor Mauricio André Cataneo sendo homenageado

Professor Renato Ribeiro da Silva sendo homenageado

Professor Rioiti Uchida sendo homenageado

Professora Rogéria Cozendei sendo homenageada

Professor Rogério Valeriano dos Santos sendo homenageado

Professor Sérgio Barrocas Lex sendo homenageado

Professor Silvio Tardelli Uehara sendo homenageado

Professora Vanessa Kelly de Freitas sendo homenageada

Professor Wilson de Carvalho Caldeira sendo homenageado

Autoridades homenageadas na sessão solene

Professores homenageados