São Paulo inscreve 420 atletas no Meeting Interestadual Interclubes Itajaí 2023

São Paulo vai a Itajaí com uma equipe composta por quase 500 componentes © fpjcom

Comitê organizador prevê a maior edição do certame e espera receber 1.500 judocas de 190 clubes de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Por Paulo Pinto / FPJudô
31 de outubro de 2023 / São Paulo (SP)

Seletiva disputada no dia 21 de outubro no acolhedor Ginásio Poliesportivo Antônio Baldusco, em Itapecerica da Serra (SP), definiu os judocas que representarão o Estado no Meeting Interestadual Interclubes Itajaí 2023. O evento da Federação Paulista de Judô (FPJudô) teve apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Atletas perfilados nos tatamis na cerimônia de abertura © fpjcom

Realizado anualmente pela Federação Catarinense de Judô (FCJ) com a participação de atletas e equipes de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o Meeting Interclubes pretende tornar sua vigéssima edição a melhor de todas, pois coincide com as comemorações do cinquentenário da FCJ.

A cerimônia de abertura da seletiva paulista reuniu autoridades esportivas e políticas, como Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô; Caio Octávio Riscala, secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra; Agnaldo de Jesus de Moraes, diretor de esporte de Itapecerica da Serra; medalhista olímpico Carlos Eduardo Honorato; Tiemi Nakano; e vários professores kodanshas, além dos dirigentes da FPJudô Arnaldo Luiz de Queiróz Pereira, secretário-geral; Joji Kimura e Solange de Almeida Pessoa Vinck, vice-presidentes; Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico; e Takeshi Yokoti, coordenador de arbitragem.

Autoridades perfiladas © fpjcom

A competição que recebeu cerca de 871 judocas de 149 agremiações definiu os 420 atletas que disputarão o Meeting Interestadual Interclubes Itajaí 2023, programado para o próximo fim de semana no imponente Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí (SC).

Inovação

A vigésima edição do Meeting Interestadual Interclubes traz uma inovação importante: pela primeira vez haverá disputas nas classes graduados e aspirantes, o que deverá proporcionar mais intercâmbio e desenvolvimento técnico para os judocas da base. A proposta vai ao encontro de um dos principais objetivos da competição idealizada no limiar do século passado pelos ex-dirigentes Roberto David da Graça (SC), Francisco de Carvalho Filho (SP), Renato Fruehwirth (PR) e Carlos Matias de Pauli Azevedo (RS).

Atletas e árbitros perfilados nos tatamis na cerimônia de abertura © fpjcom

Nova geração

É em competições como Meeting interestadual, Copa São Paulo, Copa Paraná e Copa Minas, entre outras, que se nota a forte presença das novas gerações de judocas que ambicionam um dia chegar ao topo do alto rendimento. Foi exatamente isso que se viu em Itapecerica da Serra, jovens que, mesmo com limitados recursos técnicos, demonstraram enorme vontade de prosperar nos tatamis e talento para crescer muito e representar São Paulo e o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2028 ou 2032.

O confronto direto com judocas gaúchos, paranaenses e catarinenses permitirá que professores e técnicos avaliem o potencial dos 229 judocas das classes sub 11 e sub 13 que disputarão a divisão aspirantes e façam os ajustes necessários nos 191 atletas das classes sub 15 e sub 18 que vão competir na divisão graduados.

Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô © fpjcom

Desafio

Na semana passada a coordenação técnica da FPJudô definiu os nomes dos 50 técnicos que atuarão em Itajaí, orientando e auxiliando os 420 judocas paulistas. Trabalho que implica enorme responbilidade e grande esforço dos professores que serão responsáveis por centenas de atletas, muitos deles competindo pela primeira vez fora de São Paulo.

São estes os técnicos que acompanharão os atletas: Suellen Masse Sato Chibana, Carlos Eduardo Modesto da Silva, Yorran Miranda Stafuzza Bonvino, Elisa Rocha Caminaga, Airam Rodrigues da Cunha, Cláudio Campelo Leitão, Orácio Rodrigo Pissarra, Ricardo Yukio Koga, Lins Ailton Calado, Júlia Cristina Araújo, Marcos Roberto Pinto da Silva, Rafael Lazareff, Rodolpho Lavoura Neto, Angélica Maria da Silva, Tiago Araújo, Tatiana Letícia de Carvalho, Cláudio Henrique Silva Tateama, Henrique Morgado, Rogério Sperti Possari, Weverton Rodrigues Claudino, Fábio Uchida Rodrigues, Kodokan Daniel Garcia, Ana Paula Parpinelli, Péricles Carvalho Mendonça, Allan de Souza Silva, Marcelo Nery Fontes, Mariana Albuquerque Barros, Márcio Belarmino Ito da Silva, Tamíris Gomes Basilino dos Santos, Edson Catarino dos Santos, Maurício Gomes da Silva, Carlos Henrique da Silva Roque, Tiago Barbosa de Campos, Jair Leite Gimenes Júnior, Antônio José da Silva, Adriano Yamamoto, Giovani Marcon, Denílson Moraes Lourenço, Fabrício Gandra Fidelis, Eloy Costa Pereira, João Carlos Alves de Souza, Fábio Chahade, João Dias Júnior, Alberto Koiti Sogabe, Camila Minakawa, Vinicius A. Fernandes Messias, Eugênio Diniz Ribeiro, Guilherme Correa Giberti, Ricardo Filipe Mansano Navarro e Fernando Pamplona Catalano Calleja, chefe da delegação.

Caio Octávio Riscala, secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra © fpjcom

Clique AQUI e confira os resultados dos graduados da seletiva paulista para a vigésima edição do Meeting Interestadual Interclubes Itajaí 2023.

Clique AQUI e confira os resultados dos aspirantes da seletiva paulista para a vigésima edição do Meeting Interestadual Interclubes Itajaí 2023.

Clique AQUI e confira a cobertura fotográfica da seletiva paulista para a vigésima edição do Meeting Interestadual Interclubes Itajaí 2023.

http://www.intersports.com.br

Dirigentes com os árbitros que atuaram na seletiva © fpjcom

Antônio Honorato de Jesus e Carlos Eduardo Honorato, pai e filho. Duas importantes referências nos tatamis foram homenageados na cerimônia de abertura © fpjcom

A seletiva foi realizada em 10 áreas © fpjcom

http://www.shihan.com.br