São Paulo transforma investimento na base em hegemonia no Campeonato Brasileiro Sub 15

Atletas, comissão técnica e dirigentes responsáveis pela campanha que garantiu os títulos masculino, feminino e geral do Campeonato Brasileiro Sub 15 de 2026 © Anderson Neves

Planejamento, estrutura e valorização da base impulsionaram a seleção paulista que, em campanha histórica em Aracaju, conquistou os títulos masculino, feminino e geral, além de somar 22 medalhas: nove de ouro, três de prata e 10 de bronze.

Por Paulo Pinto / Global Sports
Curitiba, 10 de junho de 2026

Com o apoio do Governo do Estado de Sergipe, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e a Federação Sergipana de Judô (FSJ) realizaram o Campeonato Brasileiro Sub 15 de 2026, competição que reuniu 634 judocas de 26 estados brasileiros. A disputa aconteceu nos dias 22 e 23 de maio, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, e foi realizada simultaneamente em seis áreas de competição.

As disputas em Aracaju foram marcadas pelo elevado nível técnico e pelo equilíbrio entre as principais delegações do país © Anderson Neves

Entre as delegações participantes, São Paulo voltou a demonstrar a força de seu modelo de desenvolvimento ao conquistar os títulos masculino, feminino e geral da competição. O desempenho resultou em 22 medalhas — nove de ouro, três de prata e 10 de bronze —, além de três quintos e três sétimos lugares, evidenciando a profundidade técnica da equipe e confirmando a posição do estado como uma das maiores potências da formação esportiva do judô brasileiro.

Marco Antônio da Costa, Henrique Guimarães e Takeshi Yokoti integraram a equipe de dirigentes que acompanhou a delegação paulista durante toda a competição em Aracaju © Anderson Neves

Nova cultura de gestão esportiva

O desempenho de São Paulo no Brasileiro Sub 15 é reflexo de uma nova cultura de gestão esportiva, na qual a formação de base passou a ser tratada com o mesmo grau de importância dedicado às principais competições do calendário nacional. Mais do que disputar campeonatos, a FPJudô tem investido na construção de um ambiente estruturado de desenvolvimento, reunindo planejamento, suporte técnico, acompanhamento permanente e presença institucional em todas as etapas do processo.

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home

A campanha em Aracaju evidenciou esse modelo de trabalho. A delegação paulista contou com a presença do presidente da FPJudô, Henrique Serra Azul Guimarães; do vice-presidente, Takeshi Yokoti; da diretora financeira e de logística, Iara Regina Tibaes; e do coordenador técnico, Marco Antônio da Costa. A participação direta dos principais dirigentes da entidade em uma competição de base demonstra a relevância estratégica que a atual gestão atribui à formação de novos talentos e ao fortalecimento contínuo do judô paulista.

O Campeonato Brasileiro Sub 15 reuniu alguns dos principais talentos da nova geração da classe pré-juvenil © Anderson Neves

Mais do que os resultados obtidos no shiai-jô, a campanha paulista evidenciou um modelo de gestão que tem tratado as categorias de formação como um dos pilares estratégicos para o desenvolvimento da modalidade no estado. Em Aracaju, a delegação contou ainda com uma comissão técnica multidisciplinar composta por treinadores de diferentes regiões e entidades filiadas, além de equipe especializada de fisioterapia composta por profissionais do Crefito. A estrutura montada para acompanhar os atletas reforça a integração entre dirigentes, área técnica e profissionais de suporte, criando um ambiente de segurança, desenvolvimento e alto rendimento para os jovens judocas.

Takeshi Yokoti, vice-presidente da FPJudô; Euder Melo de Lima, presidente da Federação Sergipana de Judô; e Henrique Guimarães, presidente da FPJudô © Anderson Neves

O trabalho desenvolvido pela FPJudô também se destaca pela continuidade das ações e pelo rigor empregado na preparação das seleções estaduais. Desde o processo de classificação até o acompanhamento durante a competição, cada etapa é conduzida dentro de uma metodologia que valoriza planejamento, organização e excelência operacional. Reflexo desse compromisso foi a mobilização de uma delegação formada por 36 atletas, entre campeões e vice-campeões do ranking paulista.

O Brasileiro Sub 15 é uma das principais vitrines para os jovens judocas que iniciam suas trajetórias no cenário nacional © Anderson Neves

Em um cenário nacional no qual muitas delegações enfrentam limitações estruturais para participar das competições de base, a presença de uma equipe numerosa e altamente qualificada evidencia o compromisso de São Paulo com a formação esportiva. Mais do que um investimento financeiro, trata-se de uma política de desenvolvimento que busca oferecer aos atletas as melhores condições possíveis de preparação, acompanhamento e crescimento dentro da modalidade.

Luis Rodolfo Martins Leite (Maranhão), Henrique Guimarães (São Paulo) e Sandro José Borges (Santa Catarina), presidentes de federações estaduais, prestigiaram o Campeonato Brasileiro Sub 15 © Anderson Neves

A preparação por trás dos resultados

Para o coordenador técnico da FPJudô, Marco Antônio da Costa, o Rato, o desempenho da seleção paulista em Aracaju confirmou a força do trabalho desenvolvido diariamente pelos clubes, associações e professores em todas as regiões do estado. Segundo ele, os resultados refletem uma construção coletiva, apoiada pela estrutura oferecida pela federação e pelo comprometimento dos atletas durante toda a temporada.

“O desempenho da equipe de São Paulo atingiu as nossas expectativas. Sabemos do excelente trabalho realizado pelos clubes e associações e também do apoio que a FPJudô oferece para que os atletas possam participar da competição com tranquilidade e com toda a estrutura necessária para desempenhar o seu melhor judô.”

Além da disputa por medalhas, o evento promoveu integração, intercâmbio e crescimento técnico entre os participantes © Anderson Neves

Rato também destacou a expressiva performance da delegação paulista nas disputas por medalhas, especialmente nas finais, e atribuiu parte desse sucesso ao planejamento desenvolvido pela atual gestão da entidade.

“Conquistamos praticamente metade das medalhas de ouro em disputa, com cinco títulos no masculino e quatro no feminino. São números que demonstram a qualidade do trabalho realizado em São Paulo. O empenho do presidente Henrique Guimarães em fazer o melhor pela nossa federação está colhendo frutos e esses resultados mostram que estamos no caminho certo.”

http://www.shihan.com.br

Gestão que investe na formação

Para o presidente da FPJudô, Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, os resultados obtidos em Aracaju refletem uma evolução construída ao longo de toda a temporada e que tem como principal alicerce o trabalho desenvolvido diariamente pelos clubes e associações em todo o estado.

“Tivemos um Campeonato Brasileiro Sub 15 extremamente forte, com vários estados apresentando um trabalho de alto nível. Mesmo nesse cenário tão competitivo, São Paulo conseguiu uma evolução muito significativa em relação ao ano passado. Em 2025 fomos terceiros colocados no feminino e vice-campeões na classificação geral. Este ano conquistamos os títulos masculino, feminino e geral, além de ampliarmos consideravelmente o número de medalhas de ouro.”

O sensei Fred Guerra, do Tocantins, apresenta ao presidente Henrique Guimarães seu segundo livro, “Judô para Jovens Exploradores”, obra voltada à formação educacional e aos valores da modalidade © Anderson Neves

Henrique destacou que o crescimento da seleção paulista é resultado direto do trabalho realizado pelos professores e entidades filiadas à federação.

“A Federação administra a modalidade e cria as condições ideais para que o trabalho aconteça, mas quem está na ponta, diariamente, formando atletas, são os clubes, as associações e os técnicos. Esse resultado é fruto da dedicação desses profissionais e da confiança que eles depositam na nossa gestão. Quando todos trabalham na mesma direção, os resultados aparecem.”

O Campeonato Brasileiro Sub 15 reforçou a importância dos eventos nacionais no processo de formação esportiva dos jovens talentos © Anderson Neves

Os números da campanha reforçam a dimensão da conquista paulista. Dos 36 atletas inscritos, 22 retornaram ao estado com medalhas, índice de aproveitamento superior a 60%. A delegação também conquistou nove títulos nacionais, resultado que representou metade das medalhas de ouro obtidas nas 12 finais disputadas pela equipe.

Medalhista de bronze no peso leve, Gustavo Yokoti, da Associação de Judô Yamamoto, de Campinas, dedicou a conquista ao avô, Takeshi Yokoti © Anderson Neves

Outro aspecto destacado pelo dirigente foi a estrutura oferecida aos atletas durante a competição.

“Somos a única federação do país que custeia integralmente as despesas dos atletas da equipe principal, incluindo inscrição, transporte aéreo, hospedagem, alimentação e fornecimento de material esportivo. Entendemos que oferecer as melhores condições possíveis faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento dos atletas e com a valorização do trabalho realizado pelos clubes.”

A competição foi marcada pela intensidade das disputas e pelo alto padrão técnico © Anderson Neves

Henrique também ressaltou a parceria estabelecida com o CREFITO-SP, que permitiu à delegação paulista contar, pela primeira vez, com uma equipe exclusiva de fisioterapeutas durante um Campeonato Brasileiro.

“Graças à parceria construída com o então presidente Raphael Ferris, conseguimos contar com cinco fisioterapeutas para atender exclusivamente os nossos atletas. Foi uma iniciativa inédita no judô brasileiro e que elevou significativamente a qualidade do suporte oferecido à delegação.”

Como presidente da FPJudô, Henrique Guimarães integrou a equipe de autoridades responsável pelas premiações © Anderson Neves

Por fim, o presidente da FPJudô destacou a importância da parceria firmada com a Shihan Kimonos, responsável pelo fornecimento dos materiais esportivos utilizados pelas seleções estaduais.

“Como ex-atleta da seleção brasileira, sei o quanto esse cuidado faz diferença. O kit com a bolsa, o agasalho e a camiseta, material que ajuda a fortalecer o sentimento de pertencimento e valorização dos atletas. Quero registrar um agradecimento especial ao Toninho e à Shihan Kimonos por acreditarem no trabalho desenvolvido pela FPJudô e pelos professores de todo o estado de São Paulo.”

Natalie Carvalho, do SESI-SP, conquistou a medalha de bronze no meio-pesado © Anderson Neves

Medalhistas paulistas

Representando clubes, associações e projetos de diferentes regiões do estado, os atletas paulistas protagonizaram uma campanha histórica em Aracaju. Confira a relação dos medalhistas e dos judocas que alcançaram posições de destaque na competição.

Henrique Guimarães cumprimenta a atleta durante a entrega das medalhas © Anderson Neves

Medalhas de ouro (9)

  • Brenda Coelho (-44kg)
  • Shopia Resende (-52kg)
  • Julya Corrêa (-63kg)
  • Alice Escobar (-70kg)
  • Miguel Lupatelli (-40kg)
  • Danilo Santaniello (-50kg)
  • Davi Cardoso (-60kg)
  • Samuel Reis (+81kg)
  • Kaique Furlanetto (-45kg)

Medalhas de prata (3)

  • Anna Parise (-36kg)
  • Maria Moreto (-57kg)
  • Lucas Shima (-60kg)

Medalhas de bronze (10)

  • Lorena Silva (-36kg)
  • Naomi Sheridan (-40kg)
  • Laura Kakuda (-40kg)
  • Laressa Tavares (-48kg)
  • Natalie Carvalho (-63kg)
  • Raphaela Bento (-70kg)
  • Ana Costa (+70kg)
  • Gabriel Machado (-40kg)
  • Gustavo Yokoti (-55kg)
  • Diego Rondani (-66kg)

Quintos lugares (3)

  • Thayla Godoy (-44kg)
  • Nicolas Scapinelli (-55kg)
  • Vitor Pereira (-81kg)

Sétimos lugares (3)

  • Rhyana Godoy (-48kg)
  • Davi Barcellos (-73kg)
  • Esther Santos (+70kg)

Henrique Guimarães cumprimenta a atleta Natalie Carvalho, do SESI-SP, QUE conquistou a medalha de bronze © Anderson Neves

COMISSÃO TÉCNICA

Henrique Serra Azul Guimarães — Presidente
Takeshi Yokoti — Vice-presidente
Marco Antônio da Costa — Coordenador Técnico
Iara Regina Tibaes – Coord. Financeira e Logística
James de Campos Canguçu — SESI Araçatuba
Carlos Eduardo Modesto da Silva – Namie Judô
Vitor Hugo Delgado de Carvalho — Palmeiras
Stefanio Stafuzza — Meninos de Ouro
Camila Satie Minakawa — A Hebraica
Lucas Queiroz Godoy — Yamazaki S. J. Campos
Carlos Eduardo Honorato — Clube Paineiras
Suellen Massae Chibana — Chibana Judô
Fisioterapeutas — CREFITO-SP

CAMPEÕES DO RANKING

Anna Parise — Namie Judô (-36kg)
Naomi Sheridan — Hebraica (-40kg)
Brenda Coelho — Palmeiras (-44kg)
Laressa Tavares — Namie Judô (-48kg)
Shopia Resende — Makura Judô (-52kg)
Maria Moreto — Paineiras (-57kg)
Julya Corrêa — Meninos de Ouro (-63kg)
Sophia Rodrigues — Meninos de Ouro (-70kg)
Ana Costa — Judô 9 de Julho (+70kg)
Gabriel Machado — Hinode Judô (-40kg)
Kaique Furlanetto — Palmeiras (-45kg)
Danilo Santaniello — Chibana (-50kg)
Nicolas Scapinelli — SESI-SP (-55kg)
Davi Cardoso — Palmeiras (-60kg)
Lucas Ferrari — SESI-SP (-66kg)
Paulo Amorim — E.C. Praia Grande (-73kg)
Enzo Barbosa — Inbrade (-81kg)
Breno Costa — Judô Araçatuba (+81kg)

VICE-CAMPEÕES DO RANKING

Lorena Silva — SESI-SP (-36kg)
Laura Kakuda — SESI-SP (-40kg)
Thayla Godoy — Yamazaki S. J. Campos (-44kg)
Rhyana Godoy — Yamazaki S. J. Campos (-48kg)
Gabrielle Resende — Makura Judô (-52kg)
Larissa da Silva — Americanense Judô (-57kg)
Natalie Carvalho — SESI-SP (-63kg)
Alice Escobar — C. I. Regatas (-70kg)
Anna Silva — Namie Judô (+70kg)
Miguel Lupatelli — Hebraica (-40kg)
Arthur Ribeiro — SESI-SP (-45kg)
Gabriel Pontes — Americanense Judô (-50kg)
Gustavo Yokoti — Judô Yamamoto (-55kg)
Lucas Shima — SESI-SP (-60kg)
Diego Rondani — Paineiras (-66kg)
Davi Barcellos — Judô Araçatuba (-73kg)
Vitor Pereira — SESI-SP (-81kg)
Samuel Reis — A.D. Santo André (+81kg)

Pódio por estados da categoria masculina: 1º São Paulo, 2º Rio de Janeiro, 3º Distrito Federal, 4º Mato Grosso do Sul e 5º Bahia © Anderson Neves

ESTRUTURA FPJUDÔ

Fundada em 17 de abril de 1958, a Federação Paulista de Judô conta com o apoio da Ajinomoto do Brasil, Original Tatamis, Shihan Kimonos, CREF4/SP e CREFITO3/SP. Por meio de suas 16 delegacias regionais, a entidade congrega mais de 15 mil praticantes federados e está presente em grande parte dos municípios paulistas. Anualmente, a FPJudô credencia cerca de 1.500 técnicos e 950 árbitros, profissionais que atuam em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Bernardo do Campo figuram entre os apoiadores máster da entidade.

Pódio por estados da categoria feminina: 1º São Paulo, 2º Rio de Janeiro, 3º Distrito Federal, 4º Rio Grande do Norte e 5º Piauí © Anderson Neves

https://www.originaltatamis.com.br/