Seleção brasileira conquista nove medalhas na Copa Internacional de Bremen

Com uma medalha de ouro, duas de prata e seis de bronze, Brasil obtém a terceira colocação geral no juvenil e fica na oitava colocação na classe júnior.

O Brasil encerrou sua participação na Copa Internacional de Bremen (International Masters Bremen) neste domingo (26), totalizando 9 medalhas.

A competição realizada neste final de semana envolveu disputas nas classes juvenil e júnior e contou com mais de 1000 judocas inscritos, oriundos de 24 países.

No sábado, aconteceu a disputa da classe sub 18 e quatro judocas brasileiros foram ao pódio. Marcelo Gomes (73kg) conquistou a medalha de ouro em uma das provas com maior nível técnico do circuito mundial nas categorias de base. Além dele, outros três atletas subiram ao pódio. Aldi Oliveira (50kg), Aristides Júnior (55kg) e Leonardo Sant’Ana (+90kg) conquistaram o bronze em suas categorias.

No domingo, último dia da competição, o Brasil somou mais cinco medalhas com Robson Penna (60kg) e Daniel Andrade (90kg), os quais obtiveram medalhas de prata, além de Kainan Pires (60kg), Tiago Pinho (81kg) e André Soares (+100kg), que faturaram o bronze. Márcio Oliveira (55kg) e David Lima (73kg) também chegaram à disputa por medalha, mas acabaram na 5ª colocação.

“Tivemos atletas avançando até a reta final em praticamente todas as categorias em Bremen. Numa competição de alto nível técnico e repleta de atletas – no 73kg, por exemplo, foram 97 atletas – foi um desempenho razoável. O País que mais fez disputas de medalhas foi o Cazaquistão com oito. Nós e a França fizemos sete. Só que o Brasil contou com 16 atletas lutando, enquanto eram 30 do Cazaquistão e 63 da França”, analisou Marcelo Theotônio, lembrando que seriam 17, mas Daniel Cargnin (66kg) foi poupado por conta de uma lesão que sofreu no último final de semana em Coimbra (Portugal).

Renan Torres (60kg), Michael Marcelino (66kg), Jeferson Santos Júnior (73kg) e Arthur Barboza (+100kg) avançaram até a repescagem e terminaram na 7ª colocação. De acordo com a programação, os judocas brasileiros passam por três dias de treinamento com os atletas que disputaram a competição. A chegada ao Brasil está prevista para 30 de março. O próximo compromisso das categorias de base da CBJ será o Estágio Internacional sub 18 em Berlim, entre 23 de abril e três de maio.

As seleções brasileiras sub 18 e sub 21 foram a Bremen com a comissão técnica formada por Marcelo Theotônio, chefe de delegação; Douglas Vieira, Douglas Potrich, Alexandre Katsuragi e José Olívio Júnior, técnicos; e Rodolfo Monteiro e Flávio Barreto, fisioterapeutas.