22 de dezembro de 2024
Seleção brasileira feminina é campeã pan-americana por equipes
Equipe feminina garante vaga no campeonato mundial, enquanto a equipe masculina conquista o bronze e fica fora do mundial.
Após dois dias intensos de competições individuais neste domingo (30), a seleção brasileira de judô disputou o Campeonato Pan-Americano Por Equipes, competição classificatória para o Campeonato Mundial Por Equipes desta temporada.
Numa final decidida apenas no último combate, a seleção feminina venceu o Canadá e conquistou a medalha de ouro. Já o time masculino caiu para Cuba nas quartas de final e conquistou o bronze, na disputa contra a Colômbia.
O selecionado feminino chegou invicto à final depois de vencer a Colômbia e a Argentina por 5 a 0. A decisão foi marcada por equilíbrio e coube à peso-pesado Beatriz Souza garantir o ouro brasileiro no último confronto.
Os homens também fizeram um duelo duro com Cuba, que foi decidido, igualmente, no último confronto. O combate estava empatado em 2 a 2 e, a um segundo do fim, o peso-pesado Ruan Isquierdo sofreu um contra-ataque de Andy Granda e levou o ippon. Na disputa pelo bronze, os brasileiros superaram a Colômbia por 4 a 1 e se garantiram no pódio.
Os dois melhores países em cada naipe classificam-se para o Campeonato Mundial Por Equipes, que acontecerá em Budapeste, em agosto deste ano.
Equipe Feminina
Stefannie Koyama (48kg)
Jéssica Pereira (52kg)
Eleudis Valentim (52kg)
Tamires Crude (57kg)
Rafaela Silva (57kg)
Yanka Pascoalino (63kg)
Millena Silva (70kg)
Samanta Soares (78kg)
Beatriz Souza (+78kg)
Equipe Masculina
Eric Takabatake (60kg)
Daniel Cargnin (66kg)
Eduardo Katsuhiro (73kg)
Lincoln Neves (73kg)
Eduardo Yudi (81kg)
Gustavo Assis (90kg)
Leonardo Gonçalves (+90kg)
Rafael Macedo (100kg)
Ruan Isquierdo (+100kg)