08 de janeiro de 2025
Seleção brasileira júnior conquista 13 medalhas na Copa Europeia na Hungria e fica em quarto lugar
A competição reuniu 360 atletas de 29 países de três continentes. A França foi campeã geral, a Sérvia vice-campeã, a Geórgia em terceiro, o Brasil em quarto e a Ucrânia na quinta colocação.
Por Paulo Pinto / Global Sports
16 de julho de 2024 / Curitiba (PR)
A seleção brasileira júnior de judô obteve excelentes resultados na Copa Europeia Sub 21 de Paks, na Hungria. Após disputar seis finais, o Brasil conquistou o maior número de medalhas do torneio, mas terminou na quarta colocação com uma medalha de ouro, cinco de prata e sete de bronze.
A França foi campeã geral conquistando 12 medalhas, sendo seis de ouro, uma de prata e cinco de bronze. A Sérvia foi vice-campeã conquistando seis medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Já a Geórgia, terceira colocada obteve apenas quatro medalhas, dois ouros e dois bronzes. A quinta colocação foi conquistada pela Ucrânia que obteve apenas um ouro.
Equipe homogênea
Victor Penalber, gerente das equipes de transição da CBJ avaliou positivamente o desempenho da equipe verde e amarela que desembarcou na Hungria com 40 judocas.
“Ficamos muito felizes com a participação do Brasil. Esse foi o último evento preparatório internacional. Conseguimos fechar os estágios com todas as categorias medalhando no processo deste ano, tanto no feminino quanto no masculino. Isso mostra como a equipe está homogênea e a força do judô brasileiro.”
O foco agora, com o retorno do time ao Brasil, será ajustar os detalhes para o Campeonato Mundial Júnior, que acontece em outubro, no Tajiquistão.
A única medalha de ouro do Brasil na Copa Europeia de Paks veio na categoria até 57 kg, com Bianca Reis. Em uma final brasileira, ela derrotou Beatriz Comanche, que ficou com a medalha de prata. O peso leve feminino é uma das categorias mais tradicionais do Brasil no judô, com duas medalhas olímpicas para o país, atualmente representada por Rafaela Silva. A dupla mostrou que o Brasil segue bem representado na categoria. Inclusive, Bianca Reis e Beatriz Comanche agora irão para a França integrar o programa de Equipe de Apoio do time olímpico e acompanharão a seleção principal na aclimatação para os Jogos Olímpicos de Paris.
As outras quatro medalhas de prata foram conquistadas por Eduarda Bastos (63 kg), Felipe Silva (81 kg), Guilherme Oliveira (73 kg) e André Kramer (100 kg).
Os bronzes foram conquistados por Nicole Marques (52 kg), Dandara Camilo (78 kg), Olivia Oliveira (+78 kg), Enya Pires (+78 kg), Jesse Barbosa (90 kg), Matheus Guimarães (100 kg) e Andrey Coelho (+100 kg).
Ronald Lima (66 kg), Enzo Trombini (81 kg), Gabriel dos Santos (+100 kg) e Evellyn Pereira (+78 kg) chegaram às disputas pelo bronze, mas terminaram em 5º lugar.
Luan Almeida (90 kg), Antonio Neto (81 kg), Pedro Henrique Alvarenga (100 kg), Breno Duarte (+100 kg) e Mariana Nunes (48 kg) pararam na repescagem e terminaram em 7º lugar.
O Brasil inscreveu 40 atletas na Copa Europeia Sub-21, com 22 avançando para o bloco final. A próxima competição dos atletas será o Campeonato Brasileiro Sub-21, que acontece em Lauro de Freitas (BA), no final de agosto. O evento irá definir os classificados para o Campeonato Mundial Júnior.