13 de janeiro de 2025
Seleção paulista está pronta para o Campeonato Brasileiro Júnior
Competição nas categorias individual e por equipes mistas está marcada para os dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro
Por Paulo Pinto / FPJCOM
25 de setembro de 2022 / São Paulo (SP)
Os atletas da seleção paulista de judô sub 21 estão com as malas prontas para embarcar para o Rio de Janeiro e disputar medalhas e vagas na seleção brasileira. A delegação é comandada pelos técnicos Adriano Hideki Yamamoto, da Ômega Academia, de Campinas; Alexandre Dae Jin Lee, do Sesi-SP, de Botucatu; Carlos Kira Yamazaki, do Clube Paineiras do Morumby, de São Paulo; Thiago Valladão Fernandes, do São João Tênis Clube/APAJA, de Atibaia; e Maria Suelen Altheman Gagliardi, do Esporte Clube Pinheiros, da capital,
As disputas individuais e por equipes mistas realizam-se nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, promovidas pela Confederação Brasileira de Judô com apoio da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.
Mesmo formada com base no ranking estadual, a seleção paulista sub 21 desta temporada só pôde ser realmente definida após o Campeonato Paulista Júnior, realizado em 30 de julho em São Bernardo do Campo.
“Este trabalho começou a partir da Copa São Paulo 2022, evento que abriu oficialmente o calendário esportivo da FPJudô. Passamos pelos torneios regionais e inter-regionais e a seleção final dos melhores da temporada culminou na realização do campeonato paulista. Somente após todas estas fases ficou pronto o ranking dos atletas que representariam o Estado no campeonato brasileiro desta temporada”, explicou Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô.
Nesta terça-feira (20), no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da FPJudô, os atletas se apresentaram e realizaram o último treino. No encontro os judocas receberam os judogis fornecidos pela MKS/Adidas e as camisetas da Alluri Sports que serão utilizados na competição júnior.
Primeiros colocados no ranking individual
FEMININO
Ligeiro (48kg) – Júlia Francisca Rodrigues, Paineiras do Morumby
Meio-leve (52kg) – Agatha Benedicto, Paineiras do Morumby
Leve (57kg) – Sarah Vieira de Souza, EC Pinheiros
Meio-médio (63kg) – Nauana Lopes Silva, EC Pinheiros
Médio (70kg) – Anna Júlia da Silva, SERC Santa Maria
Meio-pesado (78kg) – Ariana Souza Capeletto, ARCD São Bernardo
Pesado (+78kg) – Luana Ribeiro de Oliveira, São João Tênis Clube
MASCULINO
Ligeiro (60kg) – Gabriel Anselmo de Arruda, Paineiras do Morumby
Meio-leve (66kg) – Ronald Oliveira Lima, EC Pinheiros
Leve (73kg) – Vinícius Ardina, Sesi-SP
Meio-médio (81kg) – Pedro Henrique Conceição, SERC Santa Maria
Médio (90kg) – Alan Nicolas Alves Ferreira, Sesi-SP
Meio-pesado (100kg) – Marco Aurélio Cobra, A. Yamazaki de Judô
Pesado (+100kg) – Matheus Gabriel Camilo, Ômega Academia
DOBRAS
Leve (57kg) – Júlia Roberta Henriques, Judô C. Mogi das Cruzes
Meio-pesado (78kg) – Beatriz Petri de Freitas, EC Pinheiros
Ligeiro (60kg) – Michel Natan Félix Augusto, Sesi-SP
Médio (90kg) – Guilherme Alves Morais, Sesi–SP
Disputa por equipes
Vão compor a seleção por equipes os atletas Matheus Gabriel Zerbetto Camilo, Ronald Oliveira Lima, Vinicius Ardina, Guilherme Alves Morais, Marco Aurélio Rondeli Cobra, Alan Nicolas Alves Ferreira, Júlia Roberta Delfino Gomes Henriques, Sarah Vieira de Souza, Nauana Aparecida das Dores Lopes da Silva, Anna Júlia da Silva, Beatriz Furtado Petri de Freitas e Luana Ribeiro de Oliveira.
A expectativa de Marco Aurélio Uchida é muito grande. “Neste ano, mais uma vez, montamos a seleção a partir do ranking, que faz um retrato muito mais amplo e justo dos atletas mais constantes e que evoluíram durante a temporada. Fomos muito bem nas competições sub 18 e sênior e estamos muito animados, apesar de sabermos que todas as equipes vão ao Rio de Janeiro com atletas muito bons.”
Uchida lembrou que os judocas já receberam um kit com camisetas da Alluri Sports e judogis da MKS/Adidas. “A FPJudô arca com todas as despesas e todo os detalhes das viagens da seleção paulista. Aos atletas resta apenas a preocupação de darem o seu melhor nas disputas e avançar nas chaves dos eventos do calendário da CBJ.”
Atleta peso pesado da seleção brasileira de judô nos Jogos de Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020), Maria Suelen Altheman Gagliardi, atual técnica do Esporte Clube Pinheiros, tem certeza de que a equipe paulista é composta pelos melhores atletas do Estado. “Além de serem os primeiros do ranking, a maioria deles venceu o paulista da categoria. A preparação deles foi feita em suas equipes e na terça-feira passada houve o treinamento final. Segundo a comissão, todos estão muito bem preparados para o confronto e com possibilidade de conquistar lugares no pódio.”
Suellen lembrou que este ano haverá competição por equipes mistas. “Vou ao Rio de Janeiro como técnica da equipe feminina e, devido à competição por equipes mistas, certamente muitos atletas voltarão para casa com duas medalhas. Fazendo uma leitura exclusiva sobre as meninas, acredito que todas têm qualidade suficiente para chegar à medalha de ouro. Pelo que vimos no último treino, a nossa equipe é muito forte e, provavelmente, rivalizará com o time carioca”, concluiu Suellen, que acumula títulos como vice-campeã mundial no Rio de Janeiro (2013) e em Cheliabinsk (2014); e medalhista de bronze no mundial da Hungria (2021), nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México (2011) e nos grand slams de Kazan (2021) e Tbilisi (2021).