Shotyugeiko de judô de Divinolândia será comandado por três expoentes dos tatamis

Professores Danilo Pietrucci e Marcos Barboza na edição do Shotyugeiko de Divinolândia 2028 © Boletim Osotogari

Avaliado como principal treinamento de campo de verão do Brasil, o shotyugeiko de Divinolândia 2023 contará com três ex-atletas da seleção brasileira de judô: Vania Ishii, Elton Fiebig e Marcos Barboza, o Barbosinha

Paulo Pinto / Global Sports
30 de outubro de 2022 / São Paulo (SP)

Com apoio da Prefeitura de Divinolândia e da Federação Paulista de Judô, por intermédio da 12⁰ DR Mogiana, será realizada de 10 a 14 de janeiro de 2023 a 19ª edição do shotyugeiko (treinamento de verão) de Divinolândia, uma das cidades mais altas de São Paulo, a 1.350 metros do nível do mar. Localizado na Serra da Mantiqueira e fazendo divisa com Poços de Caldas (MG), o município tem como ponto mais alto o Morro do Canelá, no bairro Campo Redondo, cuja altitude é de 1.490 metros.

A maior edição do Shotyugeiko de Divinolândia reuniu 319 judocas © Boletim Osotogari

Em sua primeira edição, em 2003, o shotyugeiko ocorreu no próprio dojô e com apenas 15 alunos. Hoje, após 19 anos, já é considerado o maior e mais conceituado treinamento de campo do País, chegando a reunir nos tatamis 315 atletas em treinamento, além de grandes nomes do judô brasileiro.

Ex-atleta da seleção e um dos maiores ídolos de sua geração, Mário Sabino mostrou seu talento na 16ª edição do Shotyugeiko © Boletim Osotogari

Ao longo dos anos, passaram por lá atletas como Frederico Flexa, Carlo Eduardo Honorato, Rafael Buzacarini, Elton Fiebig, Marcos Barbosa, o Barbosinha, Mário Sabino, Victor Penalber, Marcelo Contini, Charles Chibana, Alexandre Lee, Eduardo Barboza e Pedro Dias, além de judocas de outros países. Confirmaram presença nesta edição representantes do Chile, Guiana Francesa, França e Argentina.

A talentosa sensei Vânia Ishii será uma das palestrantes da edição do treinamento de verão que acontece em janeiro © Global Sports

Entre as equipes de grandes clubes do Brasil esperadas estão as do Sesi, São João Tênis Clube de Atibaia, Sociedade Esportiva Palmeiras, Esporte Clube Pinheiros, Associação Desportiva São Caetano, Paineiras do Morumby, Associação de Judô Vila Sônia e Associação Marcos Mercadante de Judô.

Mais uma vez o professor Elton Fiebig comandará os treinos de tachi-waza em Divinolândia © Boletim Osotogari

Instalações excelentes

O evento será realizado num ginásio com oito áreas oficiais revestidas com tatamis Recoma, cujas instalações incluem piscina olímpica, vestiários e bebedouros. Os alojamentos usarão escolas e os atletas terão à disposição equipe de cozinha completa com nutricionista e ônibus para translado.

Responsável pelo evento, o professor san-dan Danilo Pietrucci destacou os benefícios da localização da cidade. “Nosso maior interesse na realização do treinamento em altitude é o aumento no conteúdo de hemoglobina, que melhora o transporte de oxigênio e aprimora o desempenho aeróbio, gerado por meio do aumento da síntese do hormônio eritropoietina”, explicou.

Vários judocas do Brasil e do exterior já têm vaga assegurada no treinamento de verão de Divinolândia 2023 © Boletim Osotogari

Além do aprimoramento técnico, a realização de shotyugeiko visa à maior integração dos judocas que pretendem tornar-se transmissores de conhecimento e aos que buscam aprimoramento para o alto rendimento.

Experts em tachi-waza e ne-waza

Sensei Danilo Pietrucci explicou que pela primeira vez o shotyugeiko de Divinolândia será comandado por uma mulher. “Os três mestres que ministrarão os treinos têm passagem importante pela seleção brasileira de judô. A grande novidade desta edição é que pela primeira vez teremos uma mulher entre eles, a sensei Vania Ishii, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999) e medalha de prata nos Jogos de Santo Domingo (2003) no peso meio-médio.

Organizador do evento ao lado do professor e Diego Buson, Danilo Pietrucci prevê que esta será a maior edição do evento técnico que anualmente abre a temporada do judô nacional © Boletim Osotogari

O sensei Elton Fiebig edificou uma trajetória vencedora nos tatamis e coleciona uma quantidade impressionante de títulos internacionais. Juntamente com a professora Vânia Ishii, ele ministrará os treinos de tachi-waza.

As principais equipes do judô verde e amarelo já se inscreveram no treinamento de verão de Divinolândia © Boletim Osotogari

O professor Marcos Barbosa, o Barbosinha, também atuou na seleção brasileira por muitos anos, disputou Jogos Pan-Americanos e várias seletivas olímpicas e morou no Japão por três anos. Defendeu equipes como o Esporte Clube Pinheiros, tornou-se uma das maiores referências em ne-wa do País, e hoje está à frente da B9, uma das maiores franquias de jiu-jitsu do mundo. É go-dan (5º dan) no jiu-jitsu.

Marcos Barbosa promete revelar as principais técnicas do ne-waza em Divinolândia © Boletim Osotogari

Inscrições

O custo para participar do Shotyugeiko de Judô de Divinolândia, de 10 a 14 de janeiro de 2023, é de R$ 300,00, incluindo inscrição, alojamento e três refeições diárias, e pode ser parcelado em três vezes. O primeiro lote de inscrições já está disponível.

Já há alguns anos, o Shotyugeiko de judô de Divinolândia se firmou como o mais importante treinamento de verão da América do Sul © Boletim Osotogari

Professores e praticantes interessados podem obter mais informações diretamente com os organizadores do evento, os professores faixas-pretas Danilo Pietrucci (19) 98190-9611 e Diego Buson (19) 99112-4919.