SKD Judô retoma hoje o treinamento e aulas nas unidades de Itajaí e Navegantes

Professor Marco Antônio Otávio

Atendendo as exigências e normas de prevenção estabelecidas pelo governo de Santa Catarina e pelo CREF3/SC, as aulas nos dojôs dos dois municípios do litoral catarinense estão sendo retomadas hoje

Cotidiano
27 de abril de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos SKD
Curitiba– PR

Na quinta-feira (26) o governador de Santa Catarina, Comandante Moisés, anunciou que nesta semana seu Estado retomaria a atividade econômica. Até sexta-feira passada, o coronavírus havia matado uma pessoa e infectado 149 no Estado.

Em entrevista coletiva naquela quinta-feira, Moisés afirmou que é necessário conciliar a convivência social com o combate à covid-19. “Precisamos promover a convivência dos catarinenses com a pandemia do covid-19, conciliando as vertentes do convívio social, da preservação da vida das pessoas e da atividade econômica. Isso quer dizer que nós pesamos as duas coisas e estamos fazendo gradativamente um plano para que as pessoas possam voltar ao convívio de forma segura. Esse é o grande objetivo”, declarou o governador.

De acordo com o Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas em Santa Catarina, agências e correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito voltarão a funcionar a partir da próxima segunda-feira (27), exclusivamente para atendimento de pessoas que necessitem de serviços presenciais. O comércio, inclusive shopping centers, academia, bares e restaurantes poderão retomar as atividades, assim como o setor hoteleiro, a construção civil, escritórios de prestação de serviços e centros de distribuição e depósitos.

Sensei Otávio com alunos da SKD Judô de Itajaí

Mas os estabelecimentos que atendem o público devem respeitar regras impostas no decreto estadual. Entre elas a de limitar a entrada de pessoas a 50% da capacidade e manter a distância mínima de um metro e meio entre cada cliente.

O plano prevê que as empresas devem manter afastados os funcionários do grupo de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, sem redução nos salários, e manter em home office trabalhadores do setor administrativo. As empresas devem fornecer transporte fretado para os funcionários, desde que os ônibus não atinjam 50% da capacidade de lotação. O plano ainda autoriza o retorno ao trabalho de empregados domésticos, prestadores de serviços e profissionais liberais.

Alunos da SKD fazendo exercícios físicos

SKD Judô retoma as atividades

Na semana passada foi amplamente divulgado no cenário judoísta que a SKD Judô retomaria as atividades nas sedes de Itajaí e Navegantes nos próximos dias.

Fundada em 1995 pelo professor go-dan Marco Antônio Otávio, coronel da Polícia Militar de Santa Catarina e atual comandante da Guarda Municipal Armada de Itajaí, a tradicional escola de judô catarinense adotará todas as medidas preventivas e de segurança contidos no Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas em Santa Catarina.

“Seguiremos todas as normas instituídas pela portaria 258 do CREF3/SC, publicada em 21 de abril de 2020, entre as quais o uso obrigatório de máscaras. Todos os alunos terão de trazer garrafa de água e não poderão reabastecê-la no dojô. Não é permitido o uso de mochilas nem de judogi. Nossos alunos terão de vestir roupa para treinamento físico. Os judocas não poderão fazer randori, mas farão circuito físico e tandoku renshu, um treinamento individual de sombra no qual cada judoca faz as entradas de golpe sozinho, como se estivesse lutando com um oponente. É um importante treinamento para lapidação da técnica. Os alunos terão de chegar apenas no horário específico do treinamento e não poderão promover aglomeração dentro ou fora do dojô”, detalhou professor Otávio.

Perfilados, alunos da SKD aguardam orientação para iniciar as atividades

Em média a SKD Judô mantém 150 alunos ativos nas duas sedes, a as aulas serão retomadas somente para os judocas a partir dos 12 anos. Segundo o sensei Otávio, não existe previsão de quanto tempo será preciso para o retorno total dos alunos matriculados.

“Entendemos que a prioridade agora não é recuperar aquilo que existia antes da pandemia, e sim reiniciarmos o processo que, no médio prazo, poderá repor os números anteriores”, disse o sensei itaiense.

“Com o suporte de uma equipe que conta hoje com oito instrutores, além dos nossos dois dojôs, atendemos mais de mil crianças nos 24 polos que mantemos em Itajaí e Navegantes. São projetos sociais que dependerão da liberação expressa da Fundação Estadual de Esportes. Os pais estão ligando e as crianças querem muito voltar, mas dependemos da decisão governamental.”

Neste primeiro momento os judocas da SKD Judô não poderão treinar juntos ou fazer randoris

FCJ apoia iniciativa da SKD Judô

Na avaliação de Moisés Gonzaga Penso, presidente da Federação Catarinense de Judô (FCJ), o dojô de Itajaí atenderá todas as normas estipulados pelo governo estadual e vai atuar dentro daquilo que foi estabelecido pelo CREF3/SC.

“Estamos mantendo contato quase diário com os professores de judô mais proativos de Santa Catarina e o sensei Otávio faz parte desse grupo. Estamos certos de que eles atuarão 100% dentro do que foi estabelecido pelas autoridades competentes e seguirão rigidamente as normas estabelecidas pelo CREF3/SC. A federação apoia totalmente esta iniciativa”, disse que o dirigente, que vê uma possibilidade concreta de o judô brasileiro dar os primeiros passos na retomada das atividades.

“Além de toda a importância pelo ineditismo, a reabertura da SKD nos proporcionará novo olhar sobre o momento extraordinário que todos nós vivemos. Penso que quanto mais cedo reiniciarmos as atividades, mais rapidamente restabeleceremos a programação do nosso calendário”, previu o dirigente catarinense.

Os 24 núcleos de judô ligados a SKD ainda terão que aguardar a liberação das autoridades governamentais

Principais exigências e normas do CREF3/SC

I – Na entrada do estabelecimento, deve ser disponibilizado dispensador com álcool 70% ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, para higienização das mãos.

II – Os equipamentos com registro com digital devem ser desativados. O controle de acesso deve ser mantido por um colaborador para que se possa ter o número exato de pessoas no estabelecimento.

III – É obrigatório o uso de máscaras descartáveis por funcionários e alunos durante a permanência no estabelecimento e também manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

IV – Todas as pessoas devem manter os cabelos presos durante a permanência no local.

V – É obrigatório uso de toalha de utilização pessoal durante toda a prática de atividade física.

VI – Os bebedouros devem estar fechados, sendo de responsabilidade de cada praticante

levar seu recipiente com água, que não deve ser compartilhado.

VII – Durante o horário de funcionamento do estabelecimento, deve ser realizada limpeza geral e a desinfecção de todos os ambientes pelo menos uma vez nos três períodos.

VIII – O tempo de permanência de cada usuário no local deve ser, no máximo, 60 minutos e respeitado o limite de 30% da lotação.

IX – O estabelecimento deve organizar grupos de usuários para cada horário. Os grupos devem iniciar e finalizar as atividades no mesmo espaço de tempo.

X – Deve haver um intervalo de, no mínimo, 15 minutos entre a saída e a entrada dos grupos para permitira limpeza do piso do estabelecimento.

XI – Todos os ambientes devem permanecer limpos, com o máximo de ventilação natural possível. Para os estabelecimentos que possuam ar condicionado, os filtros devem ser limpos diariamente.

XII – Guarda-volumes não poderão ser utilizados, sendo permitida a utilização de porta-chaves

XIV – Fica proibida a utilização de celulares durante a prática de atividade física.

XV – Para as atividades físico-desportivas que usualmente têm contato físico, como as lutas, orienta-se que o treinamento, neste momento, seja pautado em técnicas de movimento e condicionamento físico em geral, ficando proibido o treinamento coletivo com a realização de contato físico.