Sorteio das chaves define os confrontos do Open Veteranos por equipes mistas de São Paulo

Árbitros que atuarão na competição

A competição virtual que reúne 23 equipes e 184 atletas e técnicos de quatro Estados superou o número de judocas inscritos do Open Veteranos presencial 

Competições Virtuais
11 de setembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos DIVULGAÇÃO
São Paulo – SP

Na última segunda-feira (7) a coordenação de veteranos da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou o congresso técnico do I Open Veteranos por equipes mistas de São Paulo, competição aberta a equipes e atletas de todos os Estados.

Os professores Alex Russo e Chico do Judô

Os técnicos das 23 equipes inscritas na competição presenciaram o sorteio das chaves que definiu os confrontos da fase classificatória, marcada para este sábado (12) a partir das 9 horas, dos quais sairão as 16 equipes que disputarão as quartas de final, semifinais e a final, programadas para sábado, 19 de setembro.

Também participaram do encontro virtual os professores kodanshas Alessandro Panitz Puglia, vice-presidente da FPJudô; Oswaldo Hatiro Ogawa, que deu boas-vindas a todos e elogiou a iniciativa da coordenação de veteranos da FPJudô; Alex Russo, coordenador de veteranos da FPJudô; e Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô.

A equipe do Sesi São Paulo de Bauru

O professor Alex Russo detalhou que a reunião foi muito produtiva e atendeu a todas as demandas do encontro. “Esclarecemos todas as dúvidas sobre acesso e transmissão do evento, execução das técnicas e os principais detalhes sobre a arbitragem, que foram esclarecidos pelo sensei Luíss Alberto dos Santos.”

Um acontecimento marcante e muito comemorado pelo comitê organizador do Open veteranos por equipes mistas de São Paulo foi o fato de a competição virtual ter superado o número de judocas inscritos na disputa presencial. “Foi uma marca histórica, que nos permite vislumbrar novo cenário para as competições virtuais”, disse o coordenador de veteranos da FPJudô.

Associação Marcílio Moraes Judô de Pernambuco

Além de dar boas-vindas a todos os treinadores e técnicos inscritos no certame, Alessandro Puglia destacou o trabalho realizado pelo comitê organizador da competição.

“A realização do sorteio das chaves de forma virtual foi uma grande novidade para todos nós e ofereceu uma pequena amostra de como a tecnologia vai ajudar-nos a realizar este evento inédito para todos nós. Quero parabenizar o comitê organizador, o departamento técnico da FPJudô e a coordenação de veteranos, que estão inovando na realização e na entrega de um evento grandioso para os judocas de todo o Brasil. Faço um agradecimento especial às equipes dos outros Estados, que certamente valorizarão ainda mais a nossa competição. Buscamos oferecer atividades que fortaleçam a esperança de podermos reunir-nos presencialmente no mais curto espaço de tempo”, disse o dirigente.

Time do Ateneu Mansor/São José de Rio Preto

Avaliando os números e projeções da primeira edição do open virtual, Alex Russo revelou que esta primeira edição já superou todas as expectativas.

“Tivemos um número muito bom de atletas e equipes inscritos. Foi um número recorde que superou até mesmo o open veteranos presencial, uma marca muito significativa. Outro fato marcante é que a competição foi muito bem aceita pelos professores kodanshas e atletas olímpicos, que estão apoiando abertamente a competição. Muitos técnicos do Brasil já falam em mantermos a disputa virtual após o fim da quarentena, visando a fomentar o desenvolvimento técnico dos atletas no tocante aos fundamentos de nossa modalidade, e esta resposta positiva nos motiva a seguir buscando também a excelência nas disputas virtuais”, disse o sensei Alex Russo.

Flagrante do congresso técnico

Árbitros da competição

A coordenação da arbitragem do Open Veteranos por equipes mistas de São Paulo está a cargo do professor kodansha Luis Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô. Os árbitros que atuarão na competição são os professores Sérgio Barrocas Lex da Associação Lex de Judô (Avaré); Tiago Leal do Instituto Professor Chiba de Judô (Barretos); Vinícius Grassi da Associação de Judô na faixa (Sorocaba); Paulo Márcio da Associação Stadium de Judô (Rio de Janeiro); e Fernando Hirakawa da Associação Hirakawa de Judô (São José dos Campos).

Associação de Judô Rogério Sampaio de Santos

Hajime judô, hajime Brasil!

Fazendo uma análise conjuntural da temporada e do Open Veteranos, Francisco de Carvalho homenageou todos os judocas que durante a quarentena se esforçaram para manter a chama acesa.

“Desde de março experimentamos uma situação inédita e desalentadora, porém o judô paulista não parou. Com a importante ajuda dos nossos 16 delegados regionais, mais de 3 mil professores e árbitros e milhares de praticantes, reinventamos uma forma segura e exequível de fazer judô por meio de lives, congressos, reuniões, palestras, cursos e até mesmo competições virtuais. Nesse processo vimos professores kodanshas octogenários, medalhistas olímpicos e mundiais apoiando e abraçando literalmente nossas iniciativas e o Open Veteranos por equipes mistas de São Paulo ratifica minhas afirmações”, afirmou o dirigente.

Clube Internacional de Regatas de Santos

Além da participação de importantes clubes de São Paulo e de outros Estados, o presidente da FPJudô destacou que o Open Veteranos está recebendo campeões e medalhistas de renome mundial e continental, como Wilson Caldeira (Farol), Adriano Lima Silva, Lilian Canassa Terada, Josué Gomes Bragança (Zuzu) e Sildomar Ivson Barbosa. Lembrou, ainda, que as competições presenciais já foram liberadas.

“A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo finalmente autorizou a volta das competições presenciais, mas as coordenações técnica, científica e de eventos da FPJudô ainda estão fazendo uma análise mais abrangente do quadro atual antes de definir o que realmente será feito nos próximos meses.”

Equipe do Judô Yama Arashi da Bahia

Francisco de Carvalho enfatizou que durante este período o que realmente valeu foi manter a chama acesa e a forma coesa como os judocas paulistas enfrentaram e superaram o pior ano já vivido por todos. “A luta contra o vírus continua, mas finalmente estamos retomando nossas vidas e, pouco a pouco, iniciamos o processo de reconstrução de um mundo novo ou, quiçá, de uma vida nova.”

Em nome de toda a diretoria da FPJudô o presidente da entidade agradeceu a todos judocas de São Paulo e do Brasil que se esforçaram para manter o entusiasmo pela prática esportiva. “Gostaria de finalizar dando boas-vindas aos professores e técnicos que a partir de amanhã realizarão uma competição que certamente será símbolo de toda dor, incerteza e dificuldade que milhões de pessoas no Brasil e no mundo vivenciaram em 2020. Hajime judô, hajime Brasil!”

A chave da fase classificatória

Instituto Sensei Divino Budokan de São Paulo

Associação Barbosa Lima de Pernambuco

Time do São Paulo Futebol Clube

Equipe da Associação de Judô Mauá

Associação de Judô Morada do Sol de Poá

Equipe de comunicação do Open Veterano

Técnicos e staff da FPJudô atuando no certame

Equipes participantes

Clube Internacional de Regatas
Fábio Fontes
Suzan Marin
George Alves
Sandra Benedita da Silva
Eloy Pereira Costa
Evaldo Barbieri
Marcelo Nakatsubo
Técnico: Neri de Paiva

Associação de Judô Mauá
Ronaldo Eugeneo Gomes
Rodrigo Eugeneo Gomes
Rogério Valeriano dos Santos
Jurandir de Lira Matos
Jéssica do Amaral
Ana Paula Silva
Maria Aparecida Maia
Técnico: Valdemir C. Nascimento

Equipe Bahia Yama Arashi
Acácio Guimarães
Maria das Graças Marques
Alexandre Trindade
Lívia Santos Sales
Bruno Povoas
Cláudia Franco Guimarães
Paulo Ricardo de Oliveira
Técnica: Julliane Caldas

Associação Mifune de Judô
Marcos Kiyotattsu Shimabukuro
Antônio Gilberto de Souza Paim
Agnaldo Pereira dos Santos
Douglas dos Santos Ferreira
André Luiz Silva da Cruz
Rosileide Bernal Barroso
Daniela Rodrigues de Oliveira
Técnico: César Jokura

Sociedade Esportiva Palmeiras
Niverci Ferreira da Silva
Antônio Tadeu Tardelli Uehara
Milton Cardoso Vieira Filho
Lucimar Rocha
Sérgio Satochi Fusuma
Laryssa Thabyda Magalhães
Vanessa Billardi
Daisy Aparecida Dos Santos
Técnico: Lucimar Rocha

Sesi São Paulo
Omar Augusto Miquinioty Júnior
Renata Pereira da Silva Schiaveto
Marco Antônio Dantas
Victor Soares Leopoldo
Fernanda Cristina Fontes Dias
Guilherme José Spadin
Mauto Gabriel Teixeira de Souza
Técnico: Omar Miquinioty Júnior

Associação Kobu-Kan Esportes
Márcio Salviato dos Santos
Michelle Alves Pereira
Lairton César Secches Mansor
Ana Paula de Almeida Feltrim
Bráulio Roberto Libanori
Mirian Modesto Fernandes
Cássio Gustavo Santana Gonçalves
Técnico: Lairton César Secches Mansor

Associação Marcílio Moraes Judô
Anderson Luiz França da Silva
Breno Pereira Paiva
João Carlos de Avelar Britto Lima
Sildomar Ivson Barbosa de Oliveira
Yanhaara Sampaio de Melo
Gabriela de Souza Dutra Falcão Pedroso
Marcos Antônio Dantas de Melo Júnior
Técnico: Leonardo Almeida Nascimento

Associação Barbosa Lima
Djair Nunes de Souza
George Henrique Nascimento
Carlos Tevano Simplício Amaral
Rosiane Lessa Neves Ferreira
Técnico: Leonardo A. Nascimento

Academia Judô Morada do Sol
Wellington Teodoro da Silva
Ana Paula Aquino Dantas
Juliana Campelo Leitão
Genildo Silva Marcelo
Sergio Kazuo Noda
Vinicius Aparecido
Fernandes Messias
Técnico: Wellington Teodoro Silva

Associação de Judô Hinodê
Andaluza Marin Ricardo Calvo
Bianca Fenolio Nigro
Yasuo Vicente Kanashiro
Carlos Alberto de Oliveira Mendes
Cláudio Alencar da Costa
Fábio Rodrigo Ferreira Gomes
Felipe Di Masi Luna
Técnico: Paulo Ricardo Castellanos

Associação Anderson Cássio
Jéssica Aparecida Marini
Gabriela Lima Garcia
Elaine A. Souza
Edivaldo Antônio Fazzolari
Mário Roberto de Marchi
Felipe Chassot
Charles Santos Salim
Técnico: Anderson Cássio

Instituto Divino de Judô A
Alexandro de Freitas
Juliana Kanashiro
Leandro Russo
Edilson Cabral Passos
Luís Carlos Okino de Almeida
José Gonçalves
Técnico: César Augusto Moureal

Instituto Divino de Judô B
Átila das Neves Vasconcellos
Christian Dafferner
Juarez Clementino da Silva
Daniele dos Santos Bispo
Marcos Barbaça
Fátima Belboni de Camargo
Técnico: César Augusto Moureal

Associação D. Ateneu Mansor
Angra Paula Alves Fernandes Lanzo
Fernanda Gomes Oliveira
Rodrigo de Andrade Reis Leite
Saulo Henrique do Prado Ferreira
Sidney Seidy Takahashi
Léo Eduardo Secches Mansor
Técnico: Léo Eduardo Secches Mansor

São Paulo Futebol Clube A
Roberto Rossi
Cristina de Almeida Castilho
Edgar Lucke
Adriano Lima Silva
Lilian Canassa Terada
Josué Gomes Bragança Júnior
Wilson Caldeira
Técnico: André Luiz Cipriani

São Paulo Futebol Clube B
Keila Cristina Nakatsubo
Bruno Pires Vieira
Júnior Ladeia dos Santos
André Cipriani
Welington Vieira Pereira
Sílvia Aparecida Garcia
Ricardo Moreira Régis
Técnico: Josué Gomes Bragança

Associação Ensõ Ribeirão Preto
Nilton Ramos Júnior
Carlos Alberto Sato
Cézar Tomio Fukushima
Felipe Zanetti
Ricardo Rassi
Taine Carnot Noda
Juliana de Oliveira Rodrigues
Técnico: Marcelo Hirono

Associação Clanisa de Judô
Marcello Loffredo
Márcio Carlos Zara
Sílvia Regina Borges
Rosângela de Oliveira
Danilo Pereira da Silva
Ricardo Ribeiro da Silva
Thiago Sanches Costa
Técnico: Rafael Clanisa

Associação Rogério Sampaio
Marcos Cavalcante
Fabiana Oliveira
Danilo Gonçalves
Eduardo Prado
Tatiana Marinho
Felipe Oliveira
Ricardo Silva
Técnico: Ivo Nascimento

Associação Judô Fernandes A
Paulo Rogério de Ferreira
Pedro Luiz Fernandes
Ana Cláudia Uehara
Fábio dos Santos Kishida
Remy Maximiliano Ponso
Renê Torres
Mário Sérgio Uehara
Técnico: Pedro Luiz Fernandes

Associação Judô Fernandes B
Tiago Henrique de Alencar
Caio Jo Hirano
Rita de Cássia Cancian Marques
Gabriel Catelan Sanches
Cléber Gigek Júnior
José Antônio Hespanhol Ribeiro
Kelly Cristina Guilherme Cruz
Técnico: Pedro Luiz Fernandes

SESC Avenida Paulista
Flávio da Costa Terzi
Israel da Silva Santos
Ellen Cristina Alexandre
Raquel Gardini Sanches Palasio
Ulisses Ledegário de Arruda
Técnico: Diogo Heitor Nascimento