Sosruko é campeão e Joilson Júnior fica com a prata no primeiro dia do pan-americano 2024

Sosruko Kodzokov estreou em Campeonatos Pan-Americanos com o ouro na categoria 82kg © Divulgação

Cinco atletas defenderam o Brasil na estreia da competição que vai até sábado e conta com 18 atletas brasileiros.

Fonte CBW
23 de fevereiro de 2024 / Curitiba (PR)

Esta semana o wrestling brasileiro estreou com uma medalha de ouro e uma prata no Campeonato Pan-Americano de Wrestling 2024, que acontece de 21 a 24 de fevereiro, em Acapulco, no México.

Sosruko Kodzokov, o russo que está se naturalizado brasileiro, estreou em Campeonatos Pan-Americanos pelo Brasil com o título na categoria 82kg, que não faz parte do cronograma olímpico.

Joilson Júnior conquistou o segundo lugar na categoria 77kg, depois de vencer por touche o atleta olímpico Yosvanis Peña Flores, na semifinal. O brasileiro foi preservado de competir a final do torneio para não correr o risco de se lesionar antes da seletiva olímpica, que acontece dia 28 de fevereiro, também em Acapulco, no México.

DESEMPENHO BRASILEIRO NO GRECO-ROMANO

Categoria 82kg

Sosruko Kodzokov, russo de nascimento e em processo de naturalização para ser brasileiro, estreou com a medalha de ouro na competição. Por não ter o processo de naturalização concluído, Kodzokov não pode disputar seletivas olímpicas. A categoria foi disputada no sistema todos contra todos. Kodzokov fez 5 a 2 sobre o norte-americano Mahmoud Sebie na estreia e depois venceu por superioridade técnica (8 a 0), o mexicano Diego Torres, para ficar com a medalha de ouro.

Categoria 77kg

Joilson Júnior voltou a subir ao pódio pan-americano. O brasileiro estreou nas quartas de finais com uma vitória por touche sobre o chileno Josué Bernal. Na semifinal, o niteroiense enfrentou o cubano Yosvanis Peña Flores e o venceu com autoridade. Mais uma vez Joilson dominou o oponente com as costas no solo e triunfou por touche. Yosvanys foi o representante de cuba nos jogos olímpicos de Tóquio nesta divisão de peso. Na final, o brasileiro enfrentaria o colombiano Jair Cuero Muñoz, mas foi preservado pela comissão técnica, para não ter o risco de sofrer alguma lesão antes da seletiva olímpica. O torneio pré-olímpico acontece na semana seguinte, também em Acapulco.

Categoria 60kg

Erivan Rocha não passou pelo Chileno Cristobal Nuñez que o superou por 5 a 3. Como o oponente não foi um dos finalistas, Erivan não pode retornar para repescagem e terminou em 9º lugar.

Categoria 87kg

Ronisson Brandão não passou pelo hondurenho Andres Alfonso nas quartas de finais da categoria 87kg. Alfonso foi eliminado na rodada seguinte e impediu o brasileiro de retornar para repescagem.

Categoria 130kg

Eduard Soghomonyan sentiu uma indisposição estomacal e não competiu na categoria.

http://www.shihan.com.br