Taekwondo paralímpico brasileiro brilha em preparação para Paris

O parataekwondo brasileiro deu show mais uma vez na arena carioca 1. O técnico Dennys Alison e o atleta Gustavo Ruppel foram eleitos os melhores do Campeonato © Ale Cabral/CPB

Brasil conquista 41 medalhas em competições disputadas no Campeonato Pan-Americano realizado no Rio de Janeiro.

Por Agência Brasil
9 de maio de 2024 / Curitiba (PR)

A seleção brasileira de taekwondo paralímpico teve um final de semana repleto de medalhas em duas competições continentais realizadas na cidade do Rio de Janeiro. Na última sexta-feira (3) o Brasil garantiu 20 pódios no Campeonato Pan-Americano da modalidade. Dois dias depois as conquistas vieram no Open, com nove medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

No Pan-Americano o Brasil fez uma grande campanha, com sete ouros, três pratas e dez bronzes, com a seleção garantindo o título por equipes. As conquistas douradas foram alcançadas por Gustavo Ruppel (58kg), Valter Sedano (70kg), Pedro Paulo Neves (+80kg), Maria Eduarda Stumpf (52kg), Ana Carolina Moura (65kg), Débora Menezes (+65kg) e Silvana Cardoso Fernandes (57kg).

Já no domingo (5) a equipe brasileira participou do Open, competição na qual os ouros do Brasil foram garantidos por Leonardo Jhonatan (58kg), Eduardo Porto (63kg), Bruno Rodrigues (70kg), Pedro Paulo Neves (+80kg), Terezinha de Jesus (47kg), Cristhiane Neves (52kg), Silvana Cardoso (57kg), Ana Carolina Moura (65kg) e Débora Menezes (+65kg).

A seleção brasileira de taekwondo paralímpico conta com seis atletas classificados para a próxima edição dos Jogos Paralímpicos, que será disputada a partir de 28 de agosto em Paris (França). Cinco das vagas foram conquistadas a partir do ranking mundial. Já a sexta foi obtida pelo mineiro Claro Lopes no Qualificatório da modalidade disputado na República Dominicana.

http://www.intersports.com.br