Takeshi Yokoti é o novo coordenador de arbitragem da FPJudô

Alessandro Puglia, Takeshi Yokoti, Edison Minakawa e Francisco de Carvalho na posse do novo coordenador de arbitragem

Árbitro FIJ A e delegado da 16ª DRJ Sul Itapeva, Yokoti assume o grande desafio de suceder a um dos árbitros mais experientes e premiados do judô mundial

Judô Paulista
14 de fevereiro de 2019
Por ISABELA LEMOS e PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS e ARQUIVO
Curitiba – PR

A reunião dos delegados da Federação Paulista de Judô (FPJudô) desta temporada resultou em importantes inovações e mudanças que visam a alavancar ainda mais o judô paulista. Entre elas estão os novos comandos nas delegacias do ABC e Central e na arbitragem da entidade.

Na 9ª DRJ ABC, o professor kodansha José Gildemar de Carvalho, o Gil, substituiu o também professor kodansha Júlio César Jacopi, que assumiu a supervisão de eventos da FPJudô. Na 10ª DRJ Central, o professor Leandro Tomé de Correa substituiu o professor kodansha Roberto Joji Kimura.

Em janeiro de 2012, o professor Chico dando as boas-vindas ao novo delegado regional da recém-criada 16ª DRJ

A mudança mais significativa foi a saída do professor kodansha Edison Minakawa, que além de coordenar a arbitragem paulista é gestor nacional de arbitragem da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e diretor de arbitragem da Confederação Sul-Americana de Judô (CSJ). Ele decidiu deixar a direção da arbitragem bandeirante em função dos inúmeros compromissos que envolvem as entidades nacional e continental.

À frente da arbitragem paulista desde 2014, o professor Minakawa despediu-se dos colegas de gestão na reunião dos delegados, explicou por que deixou o cargo e desejou sucesso ao novo coordenador.

“É com grande alegria e confiança que transfiro o bastão da arbitragem do Estado de São Paulo para o meu colega Takeshi Yokoti, um dos mais experientes árbitros do Brasil na atualidade. Venho acumulando a gestão de três importantes setores da arbitragem continental, nacional e estadual, e isto me sobrecarregava. Achamos que era hora de transferir a coordenação para o professor Takeshi, a quem desejo enorme sucesso”, explicou Minakawa.

Boas-vindas

Ex-coordenador nacional de arbitragem da Confederação Brasileira de Judô, José Pereira da Silva exaltou a indicação do colega e desejou sucesso ao árbitro FIJ A.

“O professor Takeshi é uma pessoa espetacular, que entende muito do tema. Tenho certeza de que a diretoria da FPJudô fez a escolha certa e levou á coordenação de arbitragem uma pessoa de conduta ilibada, que possui o conhecimento e o comando necessários para exercer a função. Desejo sucesso ao amigo Yokoti”, afirmou o professor Pereira.

Parte dos árbitros brasileiros que em janeiro foram a Mittersill, na Áustria, para participar do Seminário Internacional de Árbitros e Técnicos promovido pela Federação Internacional de Judô Leonardo Stacciarini (GO), Marilaine Ferranti (SP), Bruno Ramos (DF), Laedson Godoy (RN) e Takeshi Yokoti (SP)

Nomeada coordenadora de arbitragem adjunta da FPJudô, a professora kodansha e árbitra FIJ A Marilaine Ferranti falou sobre o caminho percorrido até aqui ao lado do colega Yokoti.

“Conheço o Takeshi desde a década de 1980, quando ainda competíamos. Posteriormente ele se mudou, mas nos reencontramos na arbitragem na década seguinte. Um tempo depois, o sensei Dante Kanayama nos convidou para compor a comissão de arbitragem da federação. Mais tarde, recebemos o convite do sensei Edson Minakawa para sermos seus adjuntos na coordenação da arbitragem. Temos grande sintonia, e foram poucas as vezes em que discordamos de algo. Ele é uma pessoa íntegra e de caráter muito justo. Estarei sempre ao seu lado para auxiliá-lo na coordenação da arbitragem do nosso Estado”, disse a árbitra FIJ A.

Leonardo Stacciarini, árbitro FIJ A goiano, destacou a postura de Takeshi Yokoti e desejou ao amigo o mesmo sucesso alcançado até aqui nesta nova função.

“O Takeshi é um grande exemplo enquanto pessoa e árbitro. É merecedor desta honraria devido a seus feitos dentro da federação paulista e da arbitragem estadual e nacional. Vale ressaltar o fato de que ele representa o Brasil em eventos internacionais, circuitos sul-americanos e pan-americanos. Desejamos força, coragem, serenidade, responsabilidade e sucesso ao nosso amigo Takeshi”, acrescentou Stacciarini.

Nélson Koh, o então delegado da 7ª DRJ que cedeu um pedaço de seu vasto território para a criação da 16ª DRJ, com Francisco de Carvalho e Takeshi Yokoti

Presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Panitiz Puglia ratificou a competência de Takeshi para assumir o novo cargo.

“Além de ser nosso delegado regional, o professor Yokoti tem dado enorme contribuição à arbitragem. Seu investimento e interesse particular na arbitragem fortaleceram ainda mais a FPJudô. Takeshi foi escolhido justamente para suprir as nossas necessidades, pois é um árbitro que possui conhecimento e grande preocupação com o judô do Estado de São Paulo”, afirmou Puglia.

Francisco de Carvalho Filho destacou o empreendedorismo e o comprometimento do novo coordenador de arbitragem paulista.

“O Takeshi Yokoti é uma pessoa extremamente competente na arbitragem e os resultados obtidos por ele nesta área ratificam minha afirmação. Seu desempenho à frente da 16ª DRJ é compatível com a sua atuação na arbitragem. Em 2012 criamos a delegacia Sul Itapeva e em pouco tempo ele triplicou o número de associações filiadas. Com grande humildade e determinação, conseguiu aglutinar as pessoas e realizar os eventos necessários para impulsionar o judô numa região muito distante da capital. Sempre digo que é importante dar serviço para quem já tem, e não para quem está desocupado. Estou certo de que o Takeshi fará um grande trabalho à frente da arbitragem”, disse o professor Chico.

Marilaine Ferranti, Edison Minakawa e Takeshi Yokoti, árbitros paulistas na Áustria

Reverenciando os dirigentes que o antecederam, o novo coordenador da arbitragem paulista revelou seus planos e metas no curto prazo.

“O convite me deixou surpreso, pois nos últimos 30 anos esse cargo foi ocupado apenas por três grandes mestres da arbitragem do nosso País: Shigueto Yamazaki, Dante Kanayama e Edson Minakawa, professores kodanshas que fizeram a diferença e imprimiram suas marcas. Meus planos são dar continuidade aos projetos já implantados pelo professor Minakawa. A arbitragem paulista vive um grande momento e está em franco desenvolvimento. Dentro desta nova gestão, contarei com a colaboração da experiente árbitra FIJ A Marilaine Ferranti, que será a minha adjunta. Dentro das possibilidades, pretendo continuar aprendendo, atuando nos eventos nacionais e internacionais”, conta Takeshi.

Raio-X

Nome: Takeshi Yokoti

Data e local de nascimento: 22 de agosto de 1964 – Campinas (SP)

Formação: começou no judô em 7 de abril de 1974 com o professor Valdemar Parra, que na época era 3° dan. Posteriormente foi aluno dos professores Umeo Nakashima 8° dan e Anderson Dias de Lima 7°dan.

16ª DRJ: assumiu e foi um dos fundadores da 16ª DRJ Sul Itapeva em janeiro de 2012.
FIJ A: foi promovido a árbitro FIJ A em 20 de março de 2016 em Santiago (Chile).
Atuação como árbitro: campeonatos pan-americanos e sul-americanos, opens pan-americanos, copas do mundo, desafios internacionais e campeonatos mundiais militares.