Técnico de judô de Araçatuba, Marcelo Honda Kiwada morre aos 45 anos, vítima da Covid

Marcelo Honda Kiwada 1975 – 2021 © Budopress

O Professor ni-dan possuía comorbidades e estava internado na Santa Casa de Araçatuba desde o dia 21 de dezembro

Memória
5 de janeiro de 2021
Fonte Alessandra Nogueira / RP10
Curitiba – PR

O técnico de judô das seleções Paulista e de Araçatuba, Marcelo Honda Kiwada, 45 anos, faleceu nesta terça-feira (5), vítima da Covid-19. Ele estava internado na Santa Casa local desde o dia 21 de dezembro e teve que ser encaminhado à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Natal. Há dois dias, precisou ser intubado. Ele tinha comorbidades – diabetes e pressão alta – e vinha enfrentando um luto após o falecimento da mãe, em dezembro, vítima de câncer.

Professor Kiwada técnico da seleção paulista © Budopress

Nascido em 22 de março de 1975, Kiwada era um ícone do judô em sua região. Filho do também lendário técnico Koji Kiwada, o Kodão, iniciou no esporte ainda criança, tradição que veio de gerações. Atualmente, Marcelo Kiwada treinava os filhos Caio e Cauã Kiwada. Ele era pai também da pequena Yuka Yokota Kiwada e deixa ainda a esposa, Ayumi Yokota Kiwada, a companheira em todas competições.

Responsável pela AJA (Associação Judô Araçatuba), além de técnico, Marcelo Kiwada conquistou diversos títulos para Araçatuba, desde brasileiros, passando por sul-americanos e pan-americanos.

Marcelo Kiwada abraça o filho Caio Kiwada após um combate © José Jantália

O secretário municipal de Esportes, Sérgio Tumelero, que vinha acompanhando o quadro de Kiwada, lamentou a morte do atleta. “O esporte perde muito, porque ele era um abnegado. Ele não só conquistou vários títulos, como também alçou atletas no Brasil e no mundo”, afirmou, entre lágrimas.

O presidente da Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba, Hideto Honda, que havia pedido orações pelo amigo nas redes sociais, também lamentou a morte de Kiwada. “Ele era um grande amigo que tão bem orientava e ensinava a filosofia da arte marcial japonesa, deixando sua marca, sua alegria e sua amizade. Tinha um coração enorme”, elogia Hideto Honda, presidente da Associação Nipo-Brasileira.

Sensei Kiwada técnico da FPJudô em Brusque (SC) © Budopress

Francisco de Carvalho Filho, presidente da Federação Paulista de Judô lamentou o falecimento precoce de um dos principais professores da nova geração.

“Novamente, nosso judô se cobre de luto nesta data. O sensei Marcelo Honda Kiwada, professor responsável pela Associação de Judô Araçatuba, não resistiu à Covid-19 e faleceu nesta manhã aos 45 anos de idade. Sensei Kiwada era um grande formador e sua morte representa grande perda para a nossa modalidade. Em nome de toda a diretoria da Federação Paulista de Judô, externo nossos sinceros sentimentos à toda a família e amigos”, disse o dirigente.

Professores Kiwada, Leandro Tomé e Valter Pereira no Paulista Sub 21 de 2019 realizado em Hortolândia © José Jantália

Em 2019 Marcelo Kiwada colocou inúmeros atletas nos pódios estaduais e nacionais © Budopress