11 de novembro de 2024
Técnico que abusou sexualmente de bicampeã olímpica ficará preso por mais de dez anos
O ex-técnico da seleção sul-coreana de patinação de velocidade Cho Jae-beom foi condenado a dez anos e meio por agredir sexualmente a bicampeã olímpica Shim Suk-hee
Assédio no Esporte
27 de janeiro de 2021
Fonte Liam Morgan / Inside the Games
Curitiba (PR)
Cho foi condenado pelo Tribunal Distrital de Suwon por abusar sexualmente e agredir a jovem de 23 anos em várias ocasiões, de 2014 a 2017. O ex-técnico também vai submeter-se a 200 horas de reabilitação.
Os advogados de Shim, que divulgaram as acusações contra Cho em 2019, disseram que irão apelar do veredicto por acreditarem que o ex-técnico deveria ter recebido uma sentença muito maior.
De acordo com a agência France-Presse, Im Sang-hyeok disse que a atleta espera que um apelo da promotoria resulte em punições muito mais severas.
Os promotores pediram que Cho, que negou as acusações, fosse preso por 20 anos, alegando que ele havia agredido e molestado sexualmente a vítima durante anos, além de ter estuprado e molestado rotineiramente seus alunos menores de idade.
Os promotores alegaram que Cho abusou sexualmente de Shim mais de 30 vezes em 2014, quando ela ainda era estudante do ensino médio. E continuou a agredi-la até dezembro de 2017, apenas dois meses antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeong Chang.
Shim ganhou a segunda medalha de ouro olímpica de sua carreira no revezamento de 3.000 metros nos jogos.
O tribunal disse que Shim sofreu graves danos mentais devido à violência sexual contínua desde a infância e adolescência”
Cho já havia cumprido uma pena de 18 meses por agredir fisicamente Shim, cujas revelações levaram atletas de outros esportes na Coreia do Sul a falar sobre o abuso sexual que sofreram nas mãos de técnicos e dirigentes do país localizado no Leste da Ásia.