Teddy Riner foca o Masters do Qatar como primeiro passo para o terceiro ouro olímpico

Riner enfrenta o húngaro R. Sipocz no Grand Slam de Paris 2020 © Di Feliciantonio Emanuele

O francês bicampeão olímpico planeja iniciar sua busca pelo terceiro título olímpico competindo no Qatar Masters, evento de abertura da temporada da Federação Internacional de Judô

Jogos de Tóquio 2020
4 de janeiro de 2021
Por Mike Rowbottom / Inside The Games
Curitiba – PR

Falando hoje no JudoFest virtual da Federação Internacional de Judô (FIJ), o atleta francês de 31 anos disse que o evento agendado para Doha entre 11 a 13 de janeiro será a sua primeira oportunidade competitiva em quase um ano. Riner também pretende competir no evento por equipes mistas que fará sua estreia olímpica nos Jogos de Tóquio.

“Estou me sentindo bem e espero voltar a competir nesta competição. Minha meta é a mesma, espero ganhar a medalha de ouro olímpica em 2021”, disse o peso-pesado francês.

Em seiza, Teddy Riner ajeita o judogi © Di Feliciantonio Emanuele

Refletindo sobre o adiamento dos Jogos de Tóquio devido à pandemia, Riner – que também ganhou o bronze nos Jogos de Pequim 2008 e conquistou oito títulos mundiais na categoria peso-pesado – avalia que a crise sanitária afetou todos os setores da sociedade. “Isso produziu uma enorme mudança para todos. Mudou a vida de todos, mas Tóquio será um momento especial. Caso eu não obtenha a medalha de ouro em minha categoria e por equipe, terei mais uma chance nos Jogos Olímpicos de Paris.”

Em fevereiro de 2020, Riner – que competiu muito pouco nos últimos anos – foi derrotado pelo japonês Kokoro Kageura no Grand Slam de Paris, que encerrou uma série de 154 vitórias que remonta a 2010.

Se conseguir outro ouro olímpico, Riner empatará com o japonês Tadahiro Nomura no livro dos recordes. Nomura conquistou três títulos consecutivos na categoria até 60kg entre 1996 e 2004.

Depois de se juntar à transmissão virtual como um convidado surpresa, Riner ofereceu conselhos a dois de seus companheiros judocas para o próximo desafio olímpico.

Riner disse ao israelense Peter Paltchik, que conquistou o título europeu de até 100kg em Praga, em novembro, e a Majlinda Kelmendi, de Kosovo, que deve defender seu título da categoria até 52kg em Tóquio, que os próximos Jogos serão um grande desafio.

“As Olimpíadas são um grande, grande evento. Todo mundo foca e treina muito para esta competição. O primeiro passo para o pódio é manter foco total em seu objetivo. Após o trabalho, quando você já tiver alcançado o objetivo, você pode festejar. Antes disso, o foco deve ser voltado totalmente ao preparo para a disputa. Você não se diverte, não vê as outras competições e tem que estar focado totalmente em seu objetivo.”

O japonês Kageura e Riner na luta histórica do Grand Slam de Paris 2020 © Di Feliciantonio Emanuele

Riner deu mais um conselho aos seus colegas lembrando que eles deveriam evitar distrações desnecessárias no período crucial pré-competição. “Pegue dois telefones e um você usa para falar com todas pessoas e amigos, mas você só vai falar com eles após a disputa. O outro você usa para falar com seu treinador, sua equipe e as pessoas que você precisa falar durante este momento tão especial.”

Inicialmente suspenso em março por causa da pandemia, o World Judo Tour 2020 da FIJ foi reiniciado em outubro no Grand Slam de Budapeste, mas foi cancelado pelo Comitê Executivo da FIJ por motivos de segurança.

“A equipe da FIJ se concentra agora na realização do Qatar Masters este mês”, disse Marius Vizer, presidente da FIJ, no mês de novembro. “Esperamos poder reunir a comunidade internacional do judô em Doha para marcar um novo começo do judô em 2021, com a participação dos melhores atletas do mundo competindo pela qualificação olímpica.”