22 de novembro de 2024
Ton do Judô se licencia da presidência da Fejet para ser pré-candidato a vereador em Palmas
A meta do sensei Ton é fazer dobradinha com Júnior Geo, pré-candidato a prefeito de Palmas. Juntos, eles prometem unir forças pelo desenvolvimento de todas as modalidades esportivas.
Fonte Reinaldo Cisterna / Alô Esporte
10 de julho de 2024 / Curitiba (PR)
As eleições de 2024 estão marcadas para o mês de outubro, com o primeiro turno ocorrendo no dia 6 de outubro. Diante deste cenário, o presidente da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), Ton Pacheco, conhecido como Ton do Judô, solicitou afastamento do cargo para ser pré-candidato a vereador no Município de Palmas, conforme exigência do artigo 1º, II, da Lei Complementar 64/90.
A licença solicitada pelo dirigente tocantinense iniciou em 3 de julho de 2024 e se estende até a realização das eleições. Durante seu afastamento, a Fejet será comandada pelo professor kodansha Luís Sérgio Papa.
Comunicado à CBJ
Ton do Judô também notificou Sílvio Acácio Borges, o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), sobre seu licenciamento temporário da presidência da Fejet, efetivo a partir de 3 de julho de 2024 até o dia das eleições em outubro de 2024.
Os prazos para desincompatibilização variam conforme a função ocupada pela pessoa interessada e a vaga a que ela pretenda concorrer, sendo calculados com base na data do primeiro turno das eleições, que este ano serão no dia 6 de outubro.
Declaração
“Estou me licenciando com 90 dias de antecedência para cumprir o que determina a lei. No meu lugar, assumirá o competente professor Luís Sérgio Papa. Mesmo afastado, estarei à disposição da direção da Fejet para trocar informações sobre a modalidade.
Graças ao nosso prestígio no meio do judô nacional, desde 1997, tive a oportunidade de trazer para Palmas os principais nomes do judô brasileiro, que conquistaram títulos nos Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, Pan-Americanos e representaram o Brasil nas principais competições do cenário esportivo mundial. Agora, deixo temporariamente a presidência da Fejet para disputar o cargo de vereador em Palmas, como pré-candidato visando fomentar a difusão da prática esportiva em nossa sociedade.”
Dobradinha
Ton do Judô é pré-candidato a vereador na cidade de Palmas e sua meta é fazer dobradinha com o professor Júnior Geo, pré-candidato a prefeito de Palmas. Juntos, os pré-candidatos prometem unir forças pelo desenvolvimento de todas as modalidades esportivas.
Quem é Ton do Judô
Natural de Goiânia (GO), Georgton Thomé Burjar Moura Pacheco, popularmente conhecido como Ton do Judô, está radicado em Palmas, Tocantins, desde 1997. Nascido em 31 de outubro de 1968, Ton tem 55 anos e é especialista em Ortopedia e Fisioterapia Esportiva. Atualmente, é faixa preta de judô 6º dan.
Ton começou a trabalhar aos 17 anos como professor assistente de judô no Jóquei Club de Goiás (com o sensei Lhofei Shiozawa) e no Yoshida Judô Club (com o sensei Cid Yoshida). Em 1986, antes de ir para São Paulo, aos 18 anos, conquistou a Faixa Preta de Judô em Goiânia. Em São Paulo, teve a honra de se aperfeiçoar ainda mais tecnicamente com o sensei Paulo Duarte. Com o aprendizado e aperfeiçoamento da modalidade, foi contratado em 1992 pela equipe de São Caetano do Sul (SP), onde foi assistido pelo sensei Mário Tsutsui.
Conquistas e representações
Ton do Judô edificou uma carreira repleta de conquistas por São Paulo, Goiânia e Tocantins (Palmas), com 11 títulos de Campeão Brasileiro: quatro por Goiás (Júnior-1986, Sênior-1992 e Universitário-1991, individuais, e uma vez Universitário por equipe), um por São Paulo em 1992 (Benemérito por equipes) e seis representando o Estado do Tocantins (Veterano, no Ceará em 2018. E a última foi em Pindamonhangaba (SP), no ano passado.
Sensei Ton também representou o Tocantins nos Campeonatos Mundiais Veteranos na França, São Paulo e Bélgica, sendo Campeão Mundial por Equipes em 2008. Pela Seleção Brasileira de Judô, representou o país entre 1990 e 1993, em competições realizadas no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Além disso, participou do Desafio Brasil x Japão (1996) em São Paulo, bem como de torneios Sul-Americanos e Pan-Americanos.