10 de janeiro de 2025
Torneio Professor Massaru Yanaguimori comemora o cinquentenário do Esporte Clube Osasco Yanaguimori
Evento que se realiza a cada dois anos foi prestigiado por Rogério Lins, prefeito de Osasco, e Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da Federação Paulista de Judô
Judô Paulista
27 de junho de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos I MARCELO LOPES / FPJUDÔ
Osasco – SP
Realizado a cada dois anos e em sua décima edição, o Torneio Aberto de Judô Professor Massaru Yanaguimori 2019 comemorou os 50 anos de fundação do Esporte Clube Osasco Yanaguimori, tradicional dojô da família, fundado pelo patriarca professor kodansha Massaru Yanaguimori (kyuu-dan – 9º dan), o sensei mais longevo do Brasil.
No dia 9 de junho o torneio reuniu 650 atletas de 29 agremiações, das classes sub 9 à dos veteranos no ginásio de esportes Professor José Liberatti, em Osasco.
A cerimônia de abertura contou com a participação de várias autoridades políticas e esportivas, como Rogério Lins, prefeito de Osasco; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô; Carmônio Gonçalves Bastos, secretário de Esporte, Recreação e Lazer de Osasco; Takanori Sekine, presidente do Instituto Kodokan do Brasil; e Alexandre Capriotti, secretário do Meio Ambiente de Osasco.
Completaram a mesa de honra os professores kodanshas Sadao Fleming Mulero, Nélson Onmura, Antônio Rizzardo, Jiro Aoyama, Nelson Koh, João David de Andrade, Antônio Honorato de Jesus, George Osako, Yoshihiro Sakashita e os anfitriões Massaru e Massanori Yanaguimori.
Daniel Hideki Kan, neto do professor Massaru, falou sobre o significado e a importância de um evento que reverencia a trajetória do patriarca de sua família.
“Esta data é muito especial e importante para todos nós, pois além de homenagear a trajetória do nosso grande mestre que hoje está com 98 anos e é o professor kodansha mais longevo do Brasil, celebramos os 50 anos de fundação do Esporte Clube Osasco Yanaguimori”, explicou Hideki.
Sensei Massanori Yanaguimori fez questão de destacar o apoio recebido de todos aqueles que num determinado momento de suas vidas se relacionaram com ele e com seu pai.
“Felizmente conseguimos organizar uma bela festa graças à importante ajuda de muitas pessoas. Alunos e ex-alunos que passaram por nossa escola, amigos, apoiadores do Yanaguimori Judô, e também a prefeitura de Osasco. Sem o esforço e a união de todos em torno deste projeto, certamente não teríamos conseguido realizar este festejo”, comemorou sensei Massanori.
Bastante emocionado com a presença dos amigos, Massaru Yanaguimori falou sobre a sorte por ter uma excelente família e muitos alunos dedicados e comprometidos verdadeiramente com o judô.
“Quero agradecer a linda festa que foi organizada em minha homenagem. Nunca imaginei que a nossa escola faria 50 anos em Osasco. Tive muita sorte de contar com alunos que amam o judô e que são muito dedicados a ele. Graças a Deus, mesmo aos 98 anos de idade, tenho muita saúde e pude acompanhar de perto este campeonato e esta importante comemoração. Agradeço a todos os membros de minha família: filhos, netos e todos os amigos que contribuíram na realização desta competição”, disse o professor Yanaguimori.
Um dos organizadores do certame, Daniel Kan concluiu falando sobre a alegria de poder desfrutar a presença de seu avô num evento que, acima de tudo, marca a trajetória quase centenária de seu avô nos tatamis.
“Sinto-me muito honrado em participar dessa linda homenagem ao meu avô. Eu comecei no judô aos 5 anos sob influência dele e dos meus tios faixas pretas: Massanori, Roberto, Ziró e Júlio. Além dos 98 anos completados neste ano pelo meu avô, a nossa academia está comemorando 50 anos de história e importantes conquistas em Osasco. Marcas muito expressivas e especiais para todos os alunos, ex-alunos e amigos que já passaram pelo nosso dojô. Muita alegria por vê-lo acompanhando o campeonato do começo até o fim. Sensei Massaru é uma grande referência para mim como judoca e principalmente como pessoa. A presença de autoridades como o prefeito Rogério Lins (ex-aluno do meu avô) e do sensei Francisco de Carvalho, uma das principais lideranças de nossa modalidade, engrandeceram ainda mais o nosso evento”, disse Hideki, que ainda agradeceu a todos que participaram da competição e contribuíram na realização dela.
Após destacar a origem e a importância do trabalho desenvolvido pelo professor Massaru, Francisco de Carvalho Filho enfatizou a contribuição do professor de judô mais longevo do Brasil.
“O professor Yanaguimori é uma das principais reservas éticas e morais do judô do Estado de São Paulo. Em sua longa trajetória pelos tatamis ele passou por várias cidades da região da Alta Paulista, inclusive Tupã, e veio para Osasco, onde há 50 anos fundou sua escola. É um professor com quase 100 anos de idade que dedicou toda a sua vida à família e ao judô, e isso serve de referência para todos nós como exemplo de longevidade, apego e comprometimento com o judô. Sensei Massaru nunca esteve distante da modalidade, a sua família é envolvida com o judô, uns mais e outros menos, porém todos de alguma forma passaram e atuaram na modalidade. Portanto, a história da família Yanaguimori e de seu patriarca se mescla com a história do judô de São Paulo e a embasa”, disse o presidente de honra da FPJudô.
Associação de Judô Shinohara, a grande campeã
Importantes escolas do judô paulista prestigiaram a décima edição do Torneio Aberto de Judô Professor Massaru Yanaguimori, e a grande campeã foi a Associação de Judô Shinohara, a antiga Associação de Judô Vila Sônia, comandada pelo sensei Massao Shinohara, outra lenda do judô paulista, que totalizou 94 pontos.
A segunda colocada foi a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Taboão da Serra, comandada peço sensei Nélson Onmura, com 93 pontos.
Capitaneada pelos professores Chico do Judô e Rogério Valeriano, a Associação de Judô Mauá conquistou a terceira colocação, totalizando 59 pontos.
A quarta colocação foi alcançada pela Associação de Judô Kenshin de Osasco, com 51 pontos. Conquistando também 51 pontos, a Associação de Judô Caieiras ficou na quinta colocação.