16 de julho de 2025

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) realiza, de 21 a 25 de julho, um treinamento de campo em Pindamonhangaba (SP) reunindo 102 judocas das classes Cadete e Júnior. A iniciativa, voltada à preparação para os Jogos Pan-Americanos Júnior – Assunção 2025 e para o Campeonato Mundial Cadete, também contempla atletas em ascensão no circuito nacional e reforça um novo ciclo de valorização técnica do judô brasileiro, baseado na meritocracia e na expansão igualitária da modalidade em todas as regiões do país.
Com atividades voltadas à performance esportiva e à formação educacional dos participantes, o treinamento contará com palestras sobre antidoping e media training, além da presença de 20 treinadores vinculados aos programas Liderança e Atuação da Mulher no Judô e Capacitação e Integração de Técnicos, ambos promovidos pela área de Educação da CBJ.
Embora não se trate de uma iniciativa inédita no judô nacional, a participação desses treinadores democratiza o protagonismo técnico, conecta treinadores de diversas regiões ao trabalho realizado pela comissão técnica da Confederação e contribui para um processo de transição metodológica e pedagógica na condução dos treinos.
O grupo de técnicos atuará em regime de observação e coparticipação durante as atividades, absorvendo modelos, metodologias e processos que fortalecem a integração entre a base técnica nacional e o centro de comando da CBJ.
Além de consolidar avanços no campo técnico, o treinamento também reforça a atuação estratégica da CBJ em múltiplas frentes, equilibrando alto rendimento com formação educacional. Nesse contexto, a fala do presidente Paulo Wanderley resume a visão integrada da entidade para o desenvolvimento do judô brasileiro.
“Essas ações que envolvem performance e educação demonstram o equilíbrio essencial para o crescimento da nossa modalidade. Ao mesmo tempo em que desenvolvemos atletas para representar o Brasil em competições internacionais, também investimos na educação e na capacitação de lideranças femininas”, destacou Paulo Wanderley, presidente da CBJ.
Ao longo dos cinco dias de treinamento, os atletas convocados terão a oportunidade de treinar com outros judocas de destaque nacional e também com convidados internacionais vindos do Chile e da Costa Rica.
A coordenação da atividade está sob responsabilidade de Marcelo Theotonio, diretor de Esporte da CBJ, e de Clarice Pires, coordenadora Educacional da entidade. Ao lado deles, atuam Maicon Maia (coordenador), Lincoln Kanemoto (assistente), e os treinadores Maria Portela, Erika Miranda, Thiago Valladão, José Alfredo Olivo e Douglas Potrich.