15 de novembro de 2024
Treinamento da seleção paranaense e curso de arbitragem marcam o início da temporada na FKTPr
Evento realizado no Ginásio de Esportes Leopoldo Jacomel, em Jardim Alegre, reuniu representantes de 19 agremiações filiadas à Federação de Karatê Tradicional do Paraná
Karatê Tradicional do Paraná
16 de março de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos DIEGO DE MELO
Jardim Alegre – PR
Com o apoio da Prefeitura de Jardim Alegre (PR), a Federação de Karatê Tradicional do Paraná (FKTPr) realizou treinamento para a seleção paranaense e o Curso Estadual de Arbitragem no dia 7 de março no Ginásio de Esportes Leopoldo Jacomel.
Os eventos que deram início aos trabalhos das áreas técnica e arbitragem do karatê tradicional paranaense reuniram 130 atletas de 19 clubes e associações. O treinamento da seleção paranaense foi comandado pelo técnico Ricardo Buzzi e seu auxiliar Vinicius Santana Pinto, enquanto o professor Adeir Gomes comandou curso de arbitragem e Alessandro Tizony Ramos e Luiz Carlos Souza abordaram temas da área administrativa.
Para Alessandro Tizony Ramos, presidente da FKTPr, os eventos realizados em Jardim Alegre estabeleceram um março na nova gestão, além de assinalar o início da administração do grupo Unidos pelo Karatê do Paraná. “Fizemos um evento com muita responsabilidade e toda a equipe mostrou comprometimento total. Os responsáveis por quase todas as áreas da FKTPr atuaram ou participaram no primeiro evento da temporada”, disse o dirigente, que também agradeceu o apoio recebido pelo governo municipal.
“Em nome da diretoria da FKTPr faço um agradecimento especial ao prefeito José Roberto Furlan e à Secretaria de Esportes de Jardim Alegre, que receberam nosso evento de braços abertos. Estamos iniciando o processo de atualização de nossa equipe de arbitragem e preparando a seleção do Paraná para os torneios que se realizarão na temporada”, completou Alessandro Tizony Ramos.
Entre as autoridades esportivas que marcaram presença no Ginásio de Esportes Leopoldo Jacomel de Jardim Alegre estavam os dirigentes da FKTPr Alessandro Tizony Ramos, presidente; Jean Laure Edoardo de Oliveira, vice-presidente; Ricardo Buzzi, diretor técnico; Vinícius Santana Pinto, auxiliar técnico; Adeir Gomes, diretor de arbitragem; Luiz Souza, diretor financeiro; e Josué Ioki, diretor jurídico.
Comando da seleção paranaense
Tetracampeão mundial de kumitê, durante 15 anos Ricardo Buzzi serviu a seleção brasileira de karatê onde conquistou inúmeros títulos mundiais e continentais. À frente agora do comando técnico da seleção paranaense de karatê, o multimedalhista curitibano vê a possibilidade de estabelecer um novo trabalho na área técnica.
“Entendo que este evento foi o marco inicial desta nova gestão, e sua realização marcou também o início dos trabalhos da nova comissão técnica que estará à frente do tradicional paranaense nos próximos quatro anos. A nova diretoria possui grandes projetos para esta área e agora pudemos dar início a eles”, disse Buzzi que falou sobre o trabalho realizado em Jardim Alegre.
“Fizemos um trabalho voltado a preparação de kumitê e kata, onde primeiramente foram feitas correções básicas com o repasse de toda a série Heian, e depois abordam formas de treinamento de kumitê. Aproveitando que estava acontecendo a clínica de arbitragem, todos os nossos atletas participaram da mesma. Com isso eles já começam a entender melhor como acontece e relação entre o árbitro e os atletas, durante os combates. Foi uma passada inicial para avaliarmos os pontos fortes e fracos dos atletas e iniciar o processo de formação da seleção paranaense que disputará o campeonato brasileiro”, detalhou o diretor técnico da FKTPr que concluiu falando sobre o primeiro grande desafio da temporada.
“Nosso primeiro grande compromisso será o Campeonato Brasileiro Sul-Sudeste que acontece no mês de junho em São José dos Pinhais (PR). Formaremos a seleção somente após a realização das etapas do paranaense que acontecem em Pitanga e Goioerê. Apesar da presença de Estados fortíssimos como São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, vamos focar o título do certame para consolidar nosso trabalho à frente da seleção do Paraná”, concluiu Buzzi.