Treinamento de Campo Internacional da CBJ recebe judocas de nove países

Clarice Ribeiro em ação na final em Sofia, onde conquistou o título dos 48kg © Emanuele Di Kulumbegashvili Tamara / FIJ

Evento acontece no dojô do Colonial Plaza Hotel, em Pindamonhangaba (SP), com a presença de medalhistas olímpicos e mundiais.

Fonte CBJ
Curitiba, 11 de setembro de 2025

Mais de 250 judocas estão reunidos em Pindamonhangaba (SP) para mais uma edição do Treinamento de Campo Internacional promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O evento teve início nesta segunda-feira (08) e seguirá até a quinta-feira da próxima semana (18), somando dez dias de atividades e integração entre os atletas, com participação das seleções do Brasil, Azerbaijão, Espanha, Suíça, Portugal, França, Chile, Alemanha, Canadá e Croácia.

A peso meio-leve brasiliense Nicole Marques comemora a Conquista do bronze em Sofia © Kulumbegashvili Tamara / FIJ

Entre os destaques do treinamento, estão os principais atletas em atividade do judô brasileiro, incluindo medalhistas olímpicos e mundiais como Rafaela Silva, Daniel Cargnin, Larissa Pimenta, Willian Lima, Rafael Macedo, Guilherme Schimidt e Leonardo Gonçalves, além dos convocados para o Mundial Júnior da modalidade.

Presenças internacionais de peso

Dos países convidados, integram as atividades grandes nomes do cenário internacional, como os campeões olímpicos do Azerbaijão, Hidayat Heydarov (-73kg) e Zelym Kotsoiev (-100kg), as medalhistas olímpicas Patrícia Sampaio (-78kg), de Portugal, e Jessica Klimkait (-63kg), do Canadá, além do time titular da Alemanha, Croácia e Suíça, com diversos medalhistas no Circuito Mundial.

https://www.originaltatamis.com.br/

As sessões de treinos estão sendo conduzidas pela comissão técnica da CBJ, no dojô montado para a equipe no hotel do evento. A rotina dos atletas conta com dois treinamentos diários de lutas (randori), além de treinamentos técnicos, físicos e de ne-waza (técnicas de solo).

Além dos treinos, a estrutura montada pela CBJ também disponibiliza uma equipe de fisioterapeutas e massoterapeutas para trabalhar na recuperação dos atletas, prevenção e tratamento de lesões durante todo o período de atividades.

O próximo compromisso internacional do judô brasileiro será o Campeonato Mundial Júnior, de 5 a 8 de outubro, e, logo após, o Grand Prix de Lima, de 11 a 13 do mesmo mês, com a Seleção principal de volta à ativa.

http://www.shihan.com.br