10 de janeiro de 2025
Treinamento de campo olímpico em Mittersill reúne a elite do judô mundial na Áustria
Brasil participa do maior camping de judô do mundo com 21 atletas, incluindo jovens que terão, pela primeira vez, a experiência de vivenciar um treinamento de campo adulto.
Fonte Wolfgang Eichler / Judô Áustria / Oliver Sellner
11 de janeiro de 2025 / Curitiba, PR
A temporada de 2025 começou nesta terça-feira (7) com o Olympic Training Camp (OTC) em Mittersill, Áustria. Considerado o maior treinamento de campo do mundo, esta edição reúne 848 atletas de 44 países.
O evento, que segue até o dia 15 de janeiro, está sendo realizado na sala de tênis do SportHotel Kogler, adaptada para receber um dojô com 1.500 metros quadrados de área de tatami.
Acompanhados por 189 treinadores, os quase 900 atletas estão treinando na belíssima região de Pinzgau. Entre eles, destacam-se estrelas do judô mundial e medalhistas olímpicos dos Jogos de Paris 2024, como Marie Eve Gahie, Luka Mkheidze, Maxime-Gael Ngayap Hambou e Joan Benjamin Gaba (FRA), Distria Krasniqi, Laura Fazliu e Nora Gjakova (KOS), Hidayat Heydarov e Zelym Kotsoiev (AZE), Lukas Krpalek (CZE), Lasha Shavdatuashvili (GEO), Patrícia Sampaio (POR), Tara Babulfath (SUE) e Gabriella Willems (BEL).
O país anfitrião, Áustria, está representado por 115 atletas, incluindo a duas vezes medalhista olímpica Michaela Polleres, Lubjana Piovesana (5ª colocada nos Jogos de Paris 2024) e a campeã mundial júnior Elena Dengg. Ao todo, o evento oferecerá 25 sessões de treinamento.
“Não é à toa que Mittersill é o maior campo de treinamento do mundo”, enfatiza a treinadora austríaca Yvonne Snir-Bönisch. “Em nenhum outro lugar você encontra tantos expoentes da modalidade reunidos. A atmosfera é inigualável, não apenas pelas montanhas ao redor, mas também porque o nervosismo pelo início da temporada é enorme. Após uma longa pausa nas competições, todos estão ansiosos pelas próximas disputas e esse clima é contagiante no melhor sentido da palavra.”
A atleta austríaca Lubjana Piovesana compartilha a mesma visão. “O treinamento de campo aqui é incomparável. Eu valorizo muito a oportunidade de treinar com parceiros tão fortes, especialmente neste cenário de inverno. O treinamento de Mittersill é simplesmente perfeito.”
O Brasil no OTC
O Brasil participa do Olympic Training Camp de Mittersill com 21 atletas e uma equipe técnica composta pelos treinadores Douglas Potrich e Alexandre Katsuragi, o gerente de alto rendimento da CBJ, Marcelo Theotônio, que chefia a delegação, além dos fisioterapeutas Cássio Silva e Leonardo Silva.
De acordo com a CBJ, a maior parte dos convocados é formada por jovens atletas que estão tendo, pela primeira vez, a experiência de participar de um treinamento de campo internacional adulto. Essa oportunidade de treinar com campeões olímpicos e mundiais é essencial no processo de desenvolvimento dos novos talentos, que começarão a competir no Circuito da FIJ nesta temporada.
A equipe masculina é composta por Chrystian Silva (60kg), Diego Isamel (60kg), Ronald Lima (66kg), Iago Oliveira (66kg), Bruno Nóbrega (66kg), Vinícius Ardina (73kg), Júlio Cesar Koda (73kg), Guilherme Oliveira (73kg), Luan Almeida (81kg), Rafael Macedo (90kg), João Segatelle (90kg), Marcelo Fronckowiak (90kg), Guilherme Morais (90kg), Andrey Coelho (+100kg) e Rafael Buzacarini (+100kg).
A equipe feminina é formada por Jéssica Pereira (52kg), Gabriela Conceição (52kg), Nauana Silva (63kg), Eliza Ramos (78kg), Beatriz Freitas (78kg) e Millena Silva (78kg).