Treinão de carnaval reúne grandes nomes do judô paulista no dojô do São Paulo Futebol Clube

Judocas no treinão de carnaval no dojô do SPFC

Medalhistas olímpicos, campeões mundiais, professores kodanshas, dirigentes e faixas-pretas de renome participaram do randori realizado no Morumbi neste fim de semana

Judô Paulista
24 de fevereiro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
São Paulo–SP

O treino especial de carnaval para a classe veteranos reuniu algumas das principais escolas e clubes paulistas que apoiam essa classe. Sob o comando de Alex Russo, André Cipriani e Josué Bragança, o encontro realizou-se neste sábado (22) no dojô do São Paulo Futebol Clube, com apoio de sua diretoria de esportes sociais.

Alessandro Puglia, Luiz Alberto dos Santos, André Cipriani, Francisco de Carvalho e Roberto Kawamoto

Dirigentes esportivos e grandes nomes da classe veteranos do Estado de São Paulo marcaram presença no treinão, entre os quais Alessandro Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô); André Luís Cipriani, diretor de judô do SPFC; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô; Henrique Guimarães, medalhista olímpico e coordenador do Projeto Futuro; Josué Gomes Bragança Júnior, coordenador de judô do SPFC e técnico do alto rendimento; Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô; Adriano Lima Silva, o Diko, professor da base e iniciação do SPFC; Marco Aurélio Uchida, coordenador de oficiais de mesa da FPJudô; e Alex Russo, coordenador do judô veterano da FPJudô.

Josué Bragança, Rogério Valeriano, Wilson Caldeira, Daniel Hideki e Alessandro Puglia

Campeões mundiais, medalhistas e importantes nomes do judô veterano participaram do treino no shiai-jô do Morumbi. Entre eles estavam Wilson de Carvalho Caldeira, Josué Gomes Bragança Júnior, João José da Silva Velloza, Rogério Valeriano, o Sabinão, Adriano Lima, o Diko, e Acácio Lourenção. Destaque especial para a presença de Carlos Aguirre e Juan Pablo Vega, judocas veteranos do Chile.

Entre as escolas presentes destacavam-se a Academia Yanaguimori de Judô, de Osasco; Associação de Judô Gilberti, de Assis; Associação de Judô Ishikawa, de Embu-Guaçu; Instituto Sensei Divino, Associação Budokan Butantã e Associação de Judô Mauá.

Grandes nomes do judô paulista marcaram presença no treinão do São Paulo

Além de avaliar o treinão de carnaval positivamente, André Luís Cipriani comemorou a presença de grandes nomes do judô paulista no dojô tricolor.

“Fizemos um treino muito bom, com a participação de muita gente importante de nossa modalidade. Professores kodanshas, dirigentes, atletas consagrados e muitos faixas-pretas de peso da classe veteranos. Fizemos um mokutô para o Anderson Scocca, ex-funcionário do São Paulo e judoca sho-dan falecido recentemente. Havia muitas crianças no dojô e, além de alegrar nosso treino, elas se divertiram muito treinando e jogando os mais velhos”, disse Cipriani, que finalizou agradecendo a presença dos amigos.

Professores avaliaram o encontro positivamente

“Foi um treino fantástico e agradeço a presença de todos que abrilhantaram nosso encontro. Faço um agradecimento especial aos professores e amigos Chico do Judô, Alessandro Puglia, Luís Alberto dos Santos, Marco Aurélio Uchida, Henrique Guimarães, Massakatsu Akamine, Alex Russo, Rogério Valeriano, Creiton Nakamura e Mário Manzatti”, concluiu o diretor de judô do São Paulo Futebol Clube.

Edgard Lucke, Paulo Sete, Jurandir Matos, Rogério Valeriano e Alessandro Puglia

Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô, parabenizou a diretoria tricolor por aproveitar o carnaval para promover este grande intercâmbio do judô veterano.

“Tivemos um treino importantíssimo para a classe veteranos no belíssimo dojô do São Paulo Futebol Clube. A convite da direção são-paulina, os professores Alex Russo e Josué Gomes Bragança Júnior, o Zuzu, puxaram o treino de expoentes de nossa modalidade. O professor Puglia participou intensamente do randori jogando muitos judocas de ippon”, detalhou o dirigente.

Sabinão, Madson e Farol

Josué Gomes Bragança destacou a necessidade de realizar treinos com todas as classes, dos iniciantes aos veteranos, buscando estimular o judô em todos os níveis.

“Quanto mais nos unirmos, maiores seremos – e não me refiro apenas aos veteranos. Entendo que todos nós devemos treinar juntos. Adultos, jovens, veteranos e crianças. Só assim estaremos dando o tão valioso exemplo para aqueles que estão chegando agora e vivem uma realidade totalmente diferente da nossa entre smartphones, tablets e computadores. Temos de desenvolver esforços para trazer as crianças do mundo virtual para a realidade. Quanto mais treinarmos juntos, mais o judô vai desenvolver-se e crescer”, avaliou Zuzu, que destacou ainda a importância de receber amigos e adversários em casa.

Rogério Valeriano, Chico do Judô, Roberto Kawamoto e Henrique Guimarães

“Foi um treino excelente e pudemos contar com a presença de professores importantes do judô nacional. Agradecemos a presença dos nossos dirigentes, já que com o apoio da federação paulista tudo fica muito mais fácil. Estou certo de que quem ganha nesses encontros é o judô. Poder compartilhar conhecimento, pegar no judogi de grandes atletas, toda essa troca de experiência é muito enriquecedora. Cultivamos a amizade e o respeito, dentro e fora dos tatamis. Receber amigos e adversários em nossa casa é muito prazeroso e mostra a força do judô paulista que, em pleno carnaval, estava no dojô”, disse o coordenador de judô do SPFC.

Adriano Lima, Luis Alberto e Alex Russo

Alessandro Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô, cumprimentou a diretoria de judô do tricolor do Morumbi pela iniciativa.

“O treino foi muito importante e proveitoso. Aliás, foi uma grande sacada do André e do Zuzu, já que para nós, de São Paulo, a temporada já está pegando fogo. O São Paulo abriu as portas pra um grande treino com a participação de várias agremiações e importantes professores e judocas. É muito bom realizar esta troca de experiência, e isso é o judô. Pude participar do randori, e tudo correu muito bem. Representantes de várias coordenadorias da FPJudô também marcaram presença no treinão de carnaval, e isso ratifica o pensamento de que o judô se faz em grupo e não sozinho. Foi uma satisfação enorme participar dessa iniciativa, rever os amigos e conhecer atletas mais novos. Parabéns ao time do judô são-paulino por esta importante iniciativa”, avaliou o dirigente.

Massakatsu Akamine e Alessandro Puglia