15 de novembro de 2024
Treinão de carnaval reúne grandes nomes do judô paulista no dojô do São Paulo Futebol Clube
Medalhistas olímpicos, campeões mundiais, professores kodanshas, dirigentes e faixas-pretas de renome participaram do randori realizado no Morumbi neste fim de semana
Judô Paulista
24 de fevereiro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
São Paulo–SP
O treino especial de carnaval para a classe veteranos reuniu algumas das principais escolas e clubes paulistas que apoiam essa classe. Sob o comando de Alex Russo, André Cipriani e Josué Bragança, o encontro realizou-se neste sábado (22) no dojô do São Paulo Futebol Clube, com apoio de sua diretoria de esportes sociais.
Dirigentes esportivos e grandes nomes da classe veteranos do Estado de São Paulo marcaram presença no treinão, entre os quais Alessandro Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô); André Luís Cipriani, diretor de judô do SPFC; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô; Henrique Guimarães, medalhista olímpico e coordenador do Projeto Futuro; Josué Gomes Bragança Júnior, coordenador de judô do SPFC e técnico do alto rendimento; Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô; Adriano Lima Silva, o Diko, professor da base e iniciação do SPFC; Marco Aurélio Uchida, coordenador de oficiais de mesa da FPJudô; e Alex Russo, coordenador do judô veterano da FPJudô.
Campeões mundiais, medalhistas e importantes nomes do judô veterano participaram do treino no shiai-jô do Morumbi. Entre eles estavam Wilson de Carvalho Caldeira, Josué Gomes Bragança Júnior, João José da Silva Velloza, Rogério Valeriano, o Sabinão, Adriano Lima, o Diko, e Acácio Lourenção. Destaque especial para a presença de Carlos Aguirre e Juan Pablo Vega, judocas veteranos do Chile.
Entre as escolas presentes destacavam-se a Academia Yanaguimori de Judô, de Osasco; Associação de Judô Gilberti, de Assis; Associação de Judô Ishikawa, de Embu-Guaçu; Instituto Sensei Divino, Associação Budokan Butantã e Associação de Judô Mauá.
Além de avaliar o treinão de carnaval positivamente, André Luís Cipriani comemorou a presença de grandes nomes do judô paulista no dojô tricolor.
“Fizemos um treino muito bom, com a participação de muita gente importante de nossa modalidade. Professores kodanshas, dirigentes, atletas consagrados e muitos faixas-pretas de peso da classe veteranos. Fizemos um mokutô para o Anderson Scocca, ex-funcionário do São Paulo e judoca sho-dan falecido recentemente. Havia muitas crianças no dojô e, além de alegrar nosso treino, elas se divertiram muito treinando e jogando os mais velhos”, disse Cipriani, que finalizou agradecendo a presença dos amigos.
“Foi um treino fantástico e agradeço a presença de todos que abrilhantaram nosso encontro. Faço um agradecimento especial aos professores e amigos Chico do Judô, Alessandro Puglia, Luís Alberto dos Santos, Marco Aurélio Uchida, Henrique Guimarães, Massakatsu Akamine, Alex Russo, Rogério Valeriano, Creiton Nakamura e Mário Manzatti”, concluiu o diretor de judô do São Paulo Futebol Clube.
Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô, parabenizou a diretoria tricolor por aproveitar o carnaval para promover este grande intercâmbio do judô veterano.
“Tivemos um treino importantíssimo para a classe veteranos no belíssimo dojô do São Paulo Futebol Clube. A convite da direção são-paulina, os professores Alex Russo e Josué Gomes Bragança Júnior, o Zuzu, puxaram o treino de expoentes de nossa modalidade. O professor Puglia participou intensamente do randori jogando muitos judocas de ippon”, detalhou o dirigente.
Josué Gomes Bragança destacou a necessidade de realizar treinos com todas as classes, dos iniciantes aos veteranos, buscando estimular o judô em todos os níveis.
“Quanto mais nos unirmos, maiores seremos – e não me refiro apenas aos veteranos. Entendo que todos nós devemos treinar juntos. Adultos, jovens, veteranos e crianças. Só assim estaremos dando o tão valioso exemplo para aqueles que estão chegando agora e vivem uma realidade totalmente diferente da nossa entre smartphones, tablets e computadores. Temos de desenvolver esforços para trazer as crianças do mundo virtual para a realidade. Quanto mais treinarmos juntos, mais o judô vai desenvolver-se e crescer”, avaliou Zuzu, que destacou ainda a importância de receber amigos e adversários em casa.
“Foi um treino excelente e pudemos contar com a presença de professores importantes do judô nacional. Agradecemos a presença dos nossos dirigentes, já que com o apoio da federação paulista tudo fica muito mais fácil. Estou certo de que quem ganha nesses encontros é o judô. Poder compartilhar conhecimento, pegar no judogi de grandes atletas, toda essa troca de experiência é muito enriquecedora. Cultivamos a amizade e o respeito, dentro e fora dos tatamis. Receber amigos e adversários em nossa casa é muito prazeroso e mostra a força do judô paulista que, em pleno carnaval, estava no dojô”, disse o coordenador de judô do SPFC.
Alessandro Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô, cumprimentou a diretoria de judô do tricolor do Morumbi pela iniciativa.
“O treino foi muito importante e proveitoso. Aliás, foi uma grande sacada do André e do Zuzu, já que para nós, de São Paulo, a temporada já está pegando fogo. O São Paulo abriu as portas pra um grande treino com a participação de várias agremiações e importantes professores e judocas. É muito bom realizar esta troca de experiência, e isso é o judô. Pude participar do randori, e tudo correu muito bem. Representantes de várias coordenadorias da FPJudô também marcaram presença no treinão de carnaval, e isso ratifica o pensamento de que o judô se faz em grupo e não sozinho. Foi uma satisfação enorme participar dessa iniciativa, rever os amigos e conhecer atletas mais novos. Parabéns ao time do judô são-paulino por esta importante iniciativa”, avaliou o dirigente.