28 de agosto de 2025

A Seleção Brasileira de Judô voltou a subir ao pódio nesta quinta-feira (28), segundo dia do Campeonato Mundial Cadete, realizado em Sófia, na Bulgária. Clarice Ribeiro garantiu o ouro no peso -48kg, tornando-se tricampeã mundial, enquanto Nicole Marques conquistou o bronze no -52kg. Sarah Mendes chegou à disputa pela medalha, mas terminou em quinto lugar.
Com esse desempenho — um ouro, uma prata e um bronze já acumulados em Sófia —, o Brasil encerrou o segundo dia na quarta colocação geral, atrás de Uzbequistão (1º), Atletas Neutros (2º), Cazaquistão (3º) e à frente do Japão (5º).
Pódio do -48kg em Sofia: Clarice Ribeiro (BRA) campeã, Maelys Dapa (BEL) vice-campeã, Nourane Moussati (FRA) e Barbara Twarowska (POL) bronze © Di Feliciantonio Emanuele
O judô brasileiro viveu um momento histórico com Clarice Ribeiro, do Minas Tênis Clube, que se tornou a única tricampeã mundial da classe cadete no mundo. A manauara de 17 anos venceu todas as suas participações no torneio e hoje confirmou seu lugar no topo da modalidade.
A caminhada até o título mostrou, mais uma vez, a consistência e a maturidade da jovem atleta. Clarice estreou vencendo a japonesa Iori Tomita, controlando bem as ações e pontuando com um yuko antes de segurar a vantagem até o fim.
Nicole Marques comemora emocionada a conquista do bronze no -52kg em Sofia © Di Feliciantonio Emanuele
Na sequência, passou sem dificuldades pela azeri Leyla Alakbarova, que caiu de yuko antes de ser imobilizada para o ippon. Nas quartas-de-final, repetiu a eficiência no ne-waza e derrotou Gabriela Herta (MDA) por osae-komi.
A semifinal contra a francesa Nourane Moussati foi um dos pontos altos do dia. Apesar das esperanças da delegação francesa, Clarice voltou a mostrar domínio absoluto no solo e venceu com mais uma imobilização para o ippon.
Na grande decisão, enfrentou Maelys Dapa (BEL) e não deixou espaço para surpresas. Logo no início, abriu vantagem com um yuko e, em seguida, consolidou a vitória com trabalho de chão preciso, finalizando com ippon.
“Estou muito feliz porque foi meu terceiro ouro em mundiais. Todos que eu lutei, cheguei na final e fui campeã. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, à CBJ, ao meu clube, meus pais e todos que me apoiaram”, comemorou Clarice.
Formada no Fort Judô Clube, em Manaus, sob orientação do sensei Aron Barbosa, Clarice hoje integra o Minas Tênis Clube e treina com o professor Gabriel Silva.
1º RIBEIRO Clarice (BRA)
2º DAPA Maelys (BEL)
3º MOUSSATI Nourane (FRA)
3º TWAROWSKA Barbara (POL)
5º MENDES Sarah (BRA)
5º HERTA Gabriela (MDA)
7º IDDIR Celine (FRA)
7º MARTIN CARRICHES Aiora (ESP)
A segunda medalha brasileira do dia veio com Nicole Marques (-52kg), que venceu quatro combates até chegar novamente ao bronze — repetindo o feito de 2024, em Lima.
Na disputa final, a brasileira encarou Madina Qurbonzoda (TJK), que vinha de decepção na semifinal. Determinada, Nicole segurou bem a adversária e, no golden score, conseguiu um osae-komi impecável, garantindo o ippon.
Sarah Mendes (BRA) e Nourane Moussati (FRA) na disputa pelo bronze dos -48kg © Di Feliciantonio Emanuele
Entre lágrimas, sorrisos e abraços, a peso leve Nicole Marques ergueu sua medalha de bronze, transformada em símbolo de esforço e superação.
“Essa medalha representa meu esforço, o quanto eu treinei e me dediquei. Eu só tenho a agradecer aos meus senseis, aos meus colegas de treino e à comissão técnica da CBJ que esteve aqui nos ajudando. Eu só espero evoluir cada dia mais, porque a gente sempre aprende mais toda vez”, destacou a brasiliense.
Nicole, de 17 anos, cresceu dentro da própria Academia Espaço Marques, em Brasília, orientada pelos pais e professores Robert e Phyllis Marques. Filha de judoca, ela começou no tatami ainda bebê, com apenas um ano e oito meses.
1º SHIRAKANE Rio (JPN)
2º CORDOVA Sofia (SWE)
3º MARTINEZ DE RITUERTO MORILLAS Monica (ESP)
3º MARQUES Nicole (BRA)
5º LOPEZ Alice (FRA)
5º QURBONZODA Madina (TJK)
7º MERKVILADZE Salome (GEO)
7º GULIASHVILI Mariam (GEO)
Além de Clarice, Nicole e Sarah, outros dois brasileiros competiram no segundo dia. No masculino, Fernando Mitsuda (-66kg) caiu logo na estreia, enquanto Lucas Yamamoto (-66kg) venceu a primeira luta, mas parou no número um do ranking, o azeri Zeyd Alasgatov.
O Mundial Cadete segue nesta sexta-feira (29), com mais cinco brasileiros em ação: Manuela Maia (-57kg), Anna Sperling (-63kg), Laryssa Fonseca (-63kg), João Moura (-73kg) e Ruan Vasconcelos (-81kg).
As eliminatórias começam às 3h30 e o bloco final a partir de 10h30 (horário de Brasília). As lutas podem ser acompanhadas ao vivo pela JudoTVe também no site oficial da Federação Internacional de Judô.
28 de agosto de 2025
28 de agosto de 2025
27 de agosto de 2025