19 de dezembro de 2024
UWW proíbe lutadores russos e bielorrussos de participar de competições internacionais
Entidade mundial do wrestling seguiu as recomendações do COI para proibir a participação desses atletas
Fonte Geoff Berkeley / Inside The Games
8 de março de 2022 / Curitiba (PR)
Seguindo as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI), a United World Wrestling (UWW) proibiu lutadores russos e bielorrussos de representarem seus países de origem no cenário internacional, além de cancelarem todos os eventos que seriam realizados nas duas nações este ano. A decisão foi tomada após uma reunião para discutir o conflito que ocorre na Ucrânia, enquanto as forças russas continuam a atacar, com a Bielorrússia ajudando na invasão. A UWW descreveu a guerra como deplorável e sublinhou a missão de “promover a paz através do esporte” ao aderir às recomendações do COI.
O presidente da UWW desde 2014 é Nenad Lalović, da Sérvia, que também é membro do Conselho Executivo do COI. A equipe de liderança da entidade também baniu os russos Natalia Yariguina e Mikhail Mamiashvili, ambos vice-presidentes da organização. A cidade de Krasnoyarsk, na Rússia, deveria sediar o Campeonato Mundial de Wrestling de 2022, mas foi transferido para a Sérvia por causa das sanções da Agência Mundial Antidoping (WADA), impostas pelo encobrimento de um programa de doping patrocinado pelo Estado.
Pela decisão da WADA, a Rússia não pode sediar nenhum evento importante durante a suspensão de dois anos, que termina no final de 2022. Não se sabe se o último movimento do COI para punir a Rússia após o ataque à Ucrânia terá impacto na realização do Campeonato Mundial de Luta Livre do próximo ano, programado para ser realizado em território russo. Os torneios programados para ocorrer na Ucrânia, contudo, foram mantidos.
A Odessa Beach Wrestling World Series está programada para os dias 28 e 29 de maio. Já o Campeonato Europeu Kazak Kuresi, que acontecerá em Kiev, na Ucrânia, está programado para os dias 27 a 31 de julho. A UWW reitera que continuará monitorando a situação ucraniana e “tomará quaisquer outras decisões imediatas à medida que a situação evoluir.”
Confira o comunicado oficial divulgado pela UWW
Desde o início, o comitê executivo desejou expressar sua solidariedade com a comunidade mundial do wrestling e, mais amplamente, a comunidade esportiva na Ucrânia e todas as pessoas afetadas pela guerra. Para preservar a segurança de todos os atletas e a integridade e justiça de todas as suas competições, como medida de reciprocidade para todos os lutadores impedidos de viajar e competir devido a esta situação, a UWW revisou cuidadosamente e decidiu alinhar com seus eventos as medidas de proteção recomendadas pelo COI em sua declaração de 28 de fevereiro de 2022. Nesta situação deplorável, decidimos que nenhum lutador ou oficial pertencente às federações afiliadas e associadas da UWW na Rússia e na Bielorrússia será convidado ou autorizado a participar de competições internacionais no calendário da UWW. Também foi aprovado o cancelamento dos torneios internacionais planejados na Rússia ou na Bielorrússia este ano, conforme recomendação urgente do COI em 25 de fevereiro de 2022.