Uzbequistão vence a Copa da Europa de Judô de Coimbra sub 18 e o Brasil é vice-campeão

A paranaense Nycolly Carneiro foi a campeã do meio-leve em Coimbra © Paulo Porfírio/EJU

Com cinco ouros, cinco pratas e 11 bronzes, Brasil foi o país que mais conquistou medalhas, mas a seleção uzbeque liderou com seis ouros.  A França ficou em terceiro com três ouros e cinco bronzes.

Por Paulo Pinto / Global Sports
30 de maio de 2024 / Curitiba (PR)

No último fim de semana a Federação Portuguesa de Judô realizou Copa da Europa de Judô de Coimbra sub 18, certame que reuniu 539 atletas de 23 países de quatro continentes, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia de Coimbra, e distribuiu pontos no ranking mundial e nacional, classificatório para o Campeonato Mundial Juvenil.

O Brasil foi o país que mais subiu ao pódio, mas ficou em segundo lugar no ranking geral devido ao excelente desempenho da seleção do Uzbequistão que, com seis ouros, duas pratas e dois bronzes, foi campeão geral do certame. A seleção da França terminou na terceira colocação acumulando nove medalhas: três ouros e seis bronzes.

Além dos cinco ouros, cinco pratas e 11 bronzes, o Brasil ainda teve mais oito atletas no top 8 da competição, com cinco quintos e três sétimos lugares.

Pódio dos 50kg com Arturbek Ibodullaev (Uzbequistão), campeão; Sverre de Witte (Bélgica), vice-campeão; Carlos Filho e Yuri Pereira (Brasil), terceiros colocados © Paulo Porfírio/EJU

No segundo dia da Taça da Europa de Cadetes, o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, marcou presença na Copa da Europa de Judô de Coimbra sub 18.

Após os dois dias de disputa, Tashmatov Abduvasik, chefe da delegação uzbeque, destacou que seu país fez excelente estreia na competição. “Esta foi a primeira vez que viemos à Europa e felizmente tivemos excelente atuação. Geralmente vamos para outros continentes. Viemos com 18 atletas, mais para conhecer o judô dos países europeus porque normalmente somente nos encontramos em campeonatos mundiais. Estamos muito satisfeitos com a forma como a federação portuguesa realizou a competição e nos recebeu”, disse Tashmatov

O Brasil também foi a Portugal com um grande elenco para se preparar para o mundial e ficou muito satisfeito com o alto nível que encontrou em Coimbra. “Viemos do Brasil com 55 atletas com a cabeça no mundial e para definir a nossa melhor equipe para isso. Tivemos um ótimo desempenho, principalmente com as meninas. A competição é muito forte e vamos ficar para o treinamento de campo para aproveitar ao máximo a estadia, disse Thiago Fernandes.

Pódio do peso ligeiro com Juliana Yamasaki (44kg), campeã; Irene Garcia Sanchez (Espanha), vice-campeã; e as belgas Lena Antoine e Maelys Dapa, terceiras colocadas © Paulo Porfírio/EJU

Clique AQUI e confira a classificação individual da Copa da Europa de Judô de Coimbra sub 18.

Medalhistas brasileiros em Coimbra

OURO
Juliana Yamasaki (44kg)
Nycolly Carneiro (48kg)
Rafaela Rodrigues (52kg)
Victoria Frade (57kg)
Luís Oliveira (90kg)

PRATA
Victor Hugo Silva (55kg)
Aline Santos (57kg)
Ana Caroline da Costa (63kg)
Carolina Marcon (70kg)
Ana Soares (70kg)

BRONZE
Carlos Filho (50kg)
Yuri Pereira (50kg)
João Gabriel Santana (55kg)
Fernando Mitsuda (60kg)
José Tiago Filho (66kg)
Silas Costa (73kg)
Ruan Vasconcelos (73kg)
Gustavo Reis (90kg)
Nicole Marques (52kg)
Anna Júlia Sperling (63kg)
Olívia Oliveira (70kg)

http://www.shihan.com.br