Vale do Ribeira realiza módulo de arbitragem e workshop para oficiais técnicos

Professores, faixas-pretas e marrons que participaram do módulo de arbitragem © 14ª DR

As principais agremiações da 14ª Delegacia Regional marcaram presença no evento que definiu tópicos da arbitragem para esta temporada.

Por Paulo Pinto / FPJCOM
24 de abril de 2023 / São Paulo (SP)

As coordenações de cursos e de arbitragem da 14ª Delegacia Regional Vale do Ribeira da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizaram o Módulo de Arbitragem Estadual e Regional e o Workshop Regional para oficiais técnicos do Vale do Ribeira. Ambos os cursos foram realizados em 5 de março no Centro Comunitário de Cananéia, tendo como anfitrião o Centro de Treinamento Mafetoni Dojô, dirigido pelos senseis André Mafetoni e Patrícia Mafetoni.

Senseis Osmar Mitsuo Kato, Edna Pioker de Lima e Edson da Silva Barbosa © 14ª DR

Prestigiaram o encontro o sensei Osmar Mitsuo Kato, da Associação Registrense de Judô, e o professor kodansha Edson da Silva Barbosa, da Associação Barbosa de Registro, que já haviam representado a 14ª DR no seminário de arbitragem da Federação Paulista realizado em São Bernardo do Campo. 

Módulo de arbitragem

A parte teórica do módulo, ministrada de manhã pela coordenadora regional Edna Pioker de Lima, assessorada pela coordenadora adjunta Daniele Kaori Kurosawa, teve a participação de 18 árbitros e durou duas horas. A parte prática realizou-se no período da tarde.

Cerca de 60 judocas do Vale do Ribeira se inscreveram no workshop para oficiais técnicos © 14ª DR

Os 18 árbitros estaduais e regionais inscritos no módulo vieram das seguintes escolas: Associação Barbosa de Judô (quatro), Associação Cultural Nipo Brasileira de Jacupiranga (dois), Associação Desportiva de Judô de Juquiá (três), Associação Registrense de Judô (cinco) e Associação Sete Barrense de Judô (quatro).

Workshop de oficiais técnicos 

Contando com 59 participantes, a sessão teórica do workshop de oficiais técnicos, começou às 9 horas e terminou às 11, conduzida pela coordenadora Patrícia Mafetoni e sua assessora Daniele Kaori Kurosawa.

Às 13 horas o workshop recomeçou focando os aspectos práticos básicos, como conhecer e manusear placares, câmeras de vídeo e fichas, além de uma noção básica de preenchimento das súmulas. O encerramento deu-se às 16 horas.

Judocas que participaram do workshop para oficiais técnicos © 14ª DR

Inscreveram oficiais técnicos no workshop as agremiações Associação Barbosa de Judô (oito), Associação Cajatiense de Judô (um), Associação Nipo Brasileira de Jacupiranga (cinco), Associação Desportiva e Cultural de Judô de Juquiá (11), Associação Registrense de Judô (nove), Associação Sete Barrense de Judô (12), Centro de Aperfeiçoamento Técnico de Pariquera-Açu de Judô (seis) e Escola Municipal de Judô Mauro Sakai de Registro (sete).

http://www.shihan.com.br