20 de fevereiro de 2025

Campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2019 e vice-campeã mundial, Valéria Kumizaki abriu muito bem a temporada 2021 do karatê. Neste domingo, a atleta de 35 anos conquistou o ouro da categoria até 55kg na etapa de Istambul da Premier League, principal Circuito Mundial da World Karate Federation (WKF). Na final, ela superou a chilena Valentina Toro Meneses e venceu na decisão dos árbitros depois de empate por 1 a 1.
Valéria Kumizaki dá show na final e ganha o primeiro ouro do karatê nos Jogos Pan-Americanos de Lima © Renato Aoki
Na Turquia, Valéria estrou com vitória por 4 a 0 sobre a suíça Melinda Michel. Depois venceu por 1 a 0 a cazaque Sabina Zakharova nas oitavas de final e passou pela turca Tuba Yakan por 2 a 1 nas quartas de final. Para chegar à decisão, a brasileira ainda superou a polonesa Dorota Banaszczyk por 2 a 0.
A etapa de Istambul não conta pontos para o ranking olímpico, em que Valéria figura na 17ª colocação. A Premier League de Lisboa, entre 30 de abril e 2 de maio, encerra o ranking olímpico. Apesar de o ranking só dar quatro vagas para as Olimpíadas, ele pode ser determinante para Valéria conseguir uma das vagas continentais destinadas aos campeões pan-americanos. Antes ela ainda disputa o pré-olímpico mundial de Paris, entre 11 e 13 de junho.
20 de fevereiro de 2025
20 de fevereiro de 2025
18 de fevereiro de 2025