15 de novembro de 2024
Vem aí, o primeiro kyorigeiko internacional de judô
A proposta do encontro virtual é a realização de um treinamento intenso, com alta valorização da filosofia e da atitude no exercício da arte suave
Palestras & Lives
16 de junho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos DIOGO DIAS STUDIO ALPHA
Curitiba– PR
Com o apoio da Federação Paulista de Judô (FPJudô) e do Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP), a Associação Lex de Judô realizará o primeiro kyorigeiko internacional de judô.
O primeiro treinamento à distância internacional, em parceria com o curso de educação física da UniFSP, está programado para sábado, 20 de junho, às 10h30h. As inscrições devem ser feitas pelo site www.judolex.com.br.
Kyorigeiko
Kyorigeiko é uma expressão criada durante o período de pandemia do covid-19, originalmente proposta pelo professor kodansha roku-dan (6º dan) Sérgio Barrocas Lex e pelo doutor em educação Luís Henrique da Silva, seu aluno de judô em Avaré, interior do Estado de São Paulo.
Ela une as palavras kyori (distância) e geiko (treinamento intenso), uma neologia oriunda de conceito já conhecido no mundo do judô, como kangeiko que, basicamente, significa treinamento intenso de inverno.
“A proposta é a realização de um treinamento intenso, com alta valorização da filosofia e da atitude no exercício da arte suave em espaço protegido, como é o caso, necessário este ano, que determinou isolamento social como forma de proteção contra o coronavírus. Trata-se de uma forma intensa, propícia e profundamente inovadora de praticar judô em momentos difíceis não somente para a humanidade, mas, em especial, para cada praticante de judô”, disse o professor Lex à Budô.