15 de novembro de 2024
Vice-presidente da CBTKD participa de encontro na Comissão de Desporto na Câmara Municipal de Natal
Representantes de modalidades esportivas relataram suas dificuldades aos membros da Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal
Por PAULO PINTO
25 DE AGOSTO DE 2021 / SÃO PAULO (SP)
A Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal recebeu na manhã de segunda-feira (23) representantes de entidades esportivas que expuseram suas dificuldades e reivindicaram maior apoio do poder público.
No encontro se fizeram presentes os vereadores Luciano Nascimento (PTB), Hermes Câmara (PTB), Nivaldo Bacurau (PSB), Tércio Tinoco (PP) e Robson Carvalho (PDT), que se dispuseram a ouvir os representantes de diversas modalidades olímpicas, entre os quais Rivanaldo de Freitas, vice-presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
“Viemos para debater, discutir, ouvir as demandas e as dificuldades enfrentadas pelas federações devido à ausência do poder público para fomentar o esporte”, explicou o jovem vereador Luciano Nascimento (PTB), presidente da comissão.
Na ocasião, foi feito um balanço do trabalho realizado pela pasta e apresentadas aos vereadores as metas das entidades esportivas para o ano, focando as políticas de desenvolvimento do esporte no município de Natal. Os dirigentes explicaram que a intenção é criar um vínculo com a comissão visando a garantir recursos para a realização de eventos nacionais em Natal para propagar a prática esportiva e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos natalenses.
O vice-presidente da CBTKD expôs a atual situação do taekwondo no Estado do Rio Grande do Norte e no Brasil, além de destacar a necessidade de parcerias com o Executivo municipal para viabilizar a realização de eventos do calendário nacional da Confederação Brasileira de Taekwondo em Natal.
Para Rivanaldo de Freitas, a pobreza e a desigualdade social, infelizmente, fazem parte da realidade das crianças e jovens, sujeitos a altos índices de violência (inclusive doméstica), evasão escolar e até problemas de saúde.
“Mas estamos certos de que, com um trabalho sério e perene, temos condições de modificar esse triste quadro social e fazer a diferença na vida dessas pessoas por meio do esporte”, disse o dirigente.
Rivanaldo de Freitas acredita que num ambiente violento e cruel o esporte tem grande poder de transformar os moradores e proporcionar felicidade às crianças, mantendo-as longe de lugares contaminados pelas drogas, vícios e mau comportamento, criando uma cultura de equilíbrio, união e paz. “Por meio do esporte há uma real chance de construirmos um futuro melhor”, finalizou o vice-presidente da CBTKD.
Para os membros da Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da CMN, é preciso desenvolver um plano de gestão e manutenção dos equipamentos existentes, além da criação de um plano intensivo que dê continuidade às políticas e metas traçadas para o esporte.
“Viemos para debater, discutir, ouvir as demandas e as dificuldades enfrentadas pelos gestores das entidades esportivas devido à ausência do poder público no fomento do esporte”, explicou o vereador Luciano Nascimento (PTB), presidente da comissão.