30 de março de 2025

O Instituto Reação, fundado há 22 anos, pelo judoca Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, anuncia dois novos reforços para o quadro técnico do time de alto rendimento. O ex-atleta olímpico e medalhista mundial Victor Penalber retorna à instituição, agora como coordenador de toda a área de artes marciais do instituto, com ênfase no time Olímpico. Com ele, chega também o atleta Rodrigo Rocha, que será o novo técnico da equipe masculina, ao lado da sensei Raquel Silva, que ficará à frente do time feminino. As novidades incluem ainda o início do trabalho do Reação com a Meta Saúde e Performance, clínica que será responsável por oferecer suporte médico, psicológico, de nutrição e fisioterapia.
“A vinda do Victor, Rodrigo e Meta simbolizam nossa missão de buscar sempre as pessoas que mais admiramos para dentro do caminho do Instituto. Além de toda a competência técnica em suas respectivas missões, são referências do DNA “faixa-preta dentro e fora do tatami” que tanto sonhamos para nossos alunos. Tenho certeza de que muitas medalhas e histórias incríveis de transformação farão parte desse movimento”, conta Flavio Canto.
Com formação em Educação Física, Penalber conquistou o recorde de inscrições nos Eventos Nacionais, o recorde de medalhas internacionais na classe Sub 21 e a melhor campanha da história no Mundial Sub 18 em sua gestão anterior, na Confederação Brasileira de Judô.
Rodrigo Rocha será o novo técnico da equipe masculina © Atômica Lab
“Vamos enfrentar grandes desafios pela frente: o desenvolvimento de um trabalho com uma cultura de excelência para profissionais e atletas e a construção de um time ainda mais forte e com objetivos claros. A ideia é também conectar os programas do “faixa-preta dentro do tatami” e montar um plano estratégico totalmente integrado. Posso dizer que nada me deixa mais feliz do que o sentimento de voltar para casa e o profundo senso de propósito”, reforça Victor Penalber.
Praticante de judô desde os três anos, Rodrigo Rocha é medalhista do Troféu Brasil e do Grand Prix, além de ter sido campeão brasileiro nas classes júnior e sênior. Integrou a Seleção Brasileira, onde também conquistou medalhas e títulos em etapas do Circuito Mundial, e, por sete anos, fez parte da equipe do Exército, sendo campeão brasileiro e representando o país em competições mundiais.
“As lições aprendidas dentro do dojô se refletem em cada aspecto da minha vida, enriquecendo minha trajetória com valores como respeito, disciplina e resiliência. O judô não é apenas uma prática esportiva, é uma filosofia que me acompanha em todas as situações”, conta Rodrigo.
Já a Meta Saúde e Performance chega para contribuir com a parte médica da saúde das equipes. Com o objetivo de oferecer um trabalho integrado, a clínica vai estruturar e coordenar uma equipe multidisciplinar com profissionais de medicina esportiva, fisioterapia, preparação física, nutrição e psicologia do esporte, para otimizar o desempenho dos atletas do projeto Reação Olímpico.
Fundado há 22 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte, da cultura e da educação. A proposta é ter o esporte e a cultura como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora dos tatamis.
O Instituto oferece o seu “Caminho Potente”, baseado em dois programas estruturantes: “Reação Futuro” e “Reação Alto Rendimento”, e ainda três programas transversais: “Bolsas de Estudo”, “Conecta” e “Reação com Elas”. Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego e seus atributos fundamentais ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. O Reação conta com 11 polos distribuídos em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.000 crianças e jovens.