15 de novembro de 2024
World Taekwondo suspende faixa preta 9º dan honorária concedida a Vladimir Putin
A faixa preta 9º dan havia sido recebida por Putin em novembro de 2013 e sua retirada faz parte de um conjunto de sanções que está sendo aplicado na Rússia por causa da guerra contra a Ucrânia
Fonte Ali Iveson / Inside the Games
2 de março de 2022 / Curitiba (PR)
Além das sanções comerciais e esportivas que estão penalizando os cidadãos russos, assim como fizeram Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô (FIJ) e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) – agora, o sul-coreano Choue Chungwon, presidente da World Taekwondo, retirou a faixa preta honorária de 9º dan concedida ao presidente russo Vladimir Putin. A entidade também baniu bandeiras e hinos nacionais da Rússia e de Belarus dos seus eventos.
Tanto a World Taekwondo quanto a European Taekwondo Union não irão reconhecer eventos organizados nos dois países, além de também não sediarem absolutamente nenhuma competição nas duas nações. A entidade mundial de taekwondo lançou um comunicado oficial com o título “A paz é mais preciosa do que o triunfo”. Confira, abaixo, o texto na íntegra.
“A World Taekwondo condena veementemente os ataques brutais sobre vidas inocentes na Ucrânia, que vai totalmente conta a visão da entidade de que a ‘paz é mais preciosa que o triunfo’ e também contra os valores de respeito e tolerância. A respeito disso, a World Taekwondo decidiu retirar a faixa preta honorária 9º dan que foi conferida a Vladimir Putin em novembro de 2013.
Em solidariedade ao Comitê Olímpico Internacional, os hinos e bandeiras da Rússia e de Belarus não serão mostrados nos eventos da World Taekwondo que, em conjunto com a European Taekwondo Union, não irão mais organizar e reconhecer eventos da modalidade que acontecerem em ambos os países. Os pensamentos da entidade estão com o povo ucraniano e nós temos esperança de que a paz irá prevalecer, assim como esperamos o fim dessa guerra.”
De acordo com Liudmyla Denisova, a comissária de direitos humanos do parlamento ucraniano, desde que as invasões da Rússia começaram, na última semana, mais de 210 ucranianos foram mortos. Estima-se que até terça-feira (1º), mais de 850 mil pessoas já tenham fugido da Ucrânia para países próximos como Polônia, Hungria, Moldávia, Eslováquia e Romênia.
Rússia e Belarus enfrentam sanções de toda comunidade esportiva mundial
A Rússia também sofreu perdas militares que chegam à casa dos milhares. Grande parte da comunidade internacional condena a invasão da Rússia, que está sofrendo sanções de todos os tipos. No tangente ao universo esportivo, além do judô e do taekwondo, que já foram citados, entidades internacionais do futebol, atletismo, hóquei, Fórmula 1, tênis e vôlei também criaram uma barreira entre o esporte e a Rússia.
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) e a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) anunciaram que todas as seleções russas estão suspensas de suas competições até novo aviso. O Conselho Mundial de Atletismo anunciou novas sanções proibindo os atletas russos e bielorrussos de competir em eventos da World Athletics. A Rússia será destituída dos direitos de sediar o Campeonato Mundial de Voleibol masculino deste ano pela Federação Internacional de Voleibol e a Confederação Europeia de Voleibol informou que todas as equipes, clubes, atletas e oficiais de vôlei de praia e vôlei de neve russos estão suspensos dos eventos até uma nova decisão.
A Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) suspendeu todas as equipes internacionais e de clubes da Rússia e de Belarus de competir em eventos da organização. A Fórmula 1 cancelou o Grande Prêmio da Rússia, que estava marcado para 25 de setembro de 2022. A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou a suspensão imediata da Federação Russa de Tênis (RTF) e da Federação Bielorrussa de Tênis (BTF) da associação e da participação na competição internacional de equipes até novo aviso.