01 de janeiro de 2025
Yuko Fujii, a primeira mulher no comando da seleção masculina de judô
Carismática, desde 2012 a técnica japonesa de 36 anos vinha trabalhando na preparação dos judocas brasileiros
Seleção Brasileira de Judô
30/05/2018
Fonte ESTADÃO CONTEÚDO I Fotos BUDÔPRESS
Rio de Janeiro – RJ
A coordenação técnica de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta quarta-feira (30), a japonesa Yuko Fujii como nova técnica da seleção masculina. Será a primeira vez na história da modalidade que uma mulher comandará a equipe masculina.
Além do anúncio da nova técnica, a CBJ revelou os judocas convocados para o Campeonato Mundial que acontecerá em Baku, no Azerbaijão, entre 20 a 27 de setembro. Entre os nomes, destaque para os medalhistas olímpicos Rafael Silva, Rafaela Silva, Érika Miranda, Ketleyn Quadros e Mayra Aguiar.
Em nota publicada no site da entidade, Yuko agradeceu a confiança da gestão de alto rendimento e avisou que o objetivo final desse projeto está em garantir bons resultados nos Jogos Olímpicos do Japão de 2020.
“Ser a técnica principal é grande responsabilidade, especialmente com a equipe brasileira, que tem histórico de grandes resultados. Hoje, nós temos uma equipe forte e dedicada. Estou empolgada com este grande desafio. Assim como uma equipe, como um time Brasil, nós conseguiremos fazer grandes conquistas em Tóquio-2020”, destacou.
Faixa preta yon-dan, com tokui-waza no o-uchi-gari e uchi-mata, Yuko tem 36 anos e é natural da cidade de Toyoake, no Japão. Ela está no Brasil desde 2012, quando recebeu o convite da Confederação Brasileira de Judô para auxiliar na preparação dos judocas brasileiros, especialmente na transição do júnior para o sênior. Antes, ela já tinha trabalhado como auxiliar técnica da seleção britânica.
No comando apenas da equipe principal masculina, a japonesa trabalhará ao lado do coordenador Luiz Shinohara. Na preparação para o Mundial deste ano, ela acompanhará a equipe masculina em treinamentos internacionais no Japão e na Espanha, em junho, além de orientar os atletas no Grand Prix de Zagreb, em julho.
Após endossar a promoção de sua colega de equipe, Ney Wilson Pereira afirmou que a faixa preta japonesa que é mestre em Educação Física pela Universidade de Hiroshima, está pronta para assumir este grande desafio.
“A experiência que a Yuko adquiriu trabalhando no Brasil no último ciclo olímpico, especialmente com atletas da equipe de transição entre as classes júnior e principal, fez com que ela conhecesse muito bem o judô brasileiro. Ela está totalmente preparada para assumir a seleção adulta neste momento”, pontuou o gestor de alto rendimento da CBJ.
Convocados para o Mundial de Baku 2018
Disputas individuais
Seleção Masculina
Eric Takabatake (60kg/EC Pinheiros)
Phelipe Pelim (60kg/EC Pinheiros)
Daniel Cargnin (66kg/Sogipa)
Charles Chibana (66kg/EC Pinheiros)
Eduardo Yudy Santos (81kg/EC Pinheiros)
Victor Penalber (81kg/Instituto Reação)
Rafael Macedo (90kg/Sogipa)
David Moura (+100kg/Instituto Reação)
Rafael Silva (+100/EC Pinheiros)
Seleção Feminina
Gabriela Chibana (48kg/EC Pinheiros)
Érika Miranda (52kg/Sogipa)
Jéssica Pereira (52kg/Instituto Reação)
Rafaela Silva (57kg/Instituto Reação)
Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa)
Maria Portela (70kg/Sogipa)
Mayra Aguiar (78kg/Sogipa)
Maria Suelen Altheman (+78kg/EC Pinheiros)
Beatriz Souza (+78kg/EC Pinheiros)
Convocados para a competição por equipes mistas
Marcelo Contini (73kg/EC Pinheiros)
David Lima (73kg/Sogipa)
Tamires Crude (57kg/Instituto Reação)
Comissão Técnica CBJ
Ney Wilson Pereira – Gestor de Alto Rendimento da CBJ
Luiz Shinohara – Coordenador da seleção masculina
Yuko Fujii – Técnica da seleção masculina
Rosicleia Campos – Coordenadora da seleção feminina
Mário Tsutsui – Técnico da seleção feminina
Perfil – Yuko Fujii tem 36 anos e é natural da cidade de Toyoake, na província de Aichi, no Japão. É mestre em Educação Física pela Universidade de Hiroshima/JPN. Seus trabalhos mais destacados como treinadora de judô foram à frente do Team Bath, da Universidade de Bath/GBR, de 2007 a 2009, e também do British Judo Performance Institute, de 2010 a 2012, com a Equipe Nacional da Grã-Bretanha que conquistou em Londres 2012 uma medalha de prata, com a meio-pesado (78kg) Gemma Gibbons, e um bronze, com a pesado (+78kg) Karina Bryant. Como atleta, Yuko integrou a seleção nacional júnior do Japão no período de 1997 a 2000.