10 de dezembro de 2024
Zen Nihon 2025: a revolução está por vir
A Federação Japonesa de Judô decidiu reautorizar ataques às pernas – ashi-dori – durante o próximo Zen Nihon.
Fonte Stéphane Nomis / l’ESPRIT DU JUDO
10 de outubro de 2024 / Curitiba, PR
Esta é uma notícia que irá deliciar muitos entusiastas e críticos da evolução da arbitragem na última década. A Federação Japonesa de Judô (AJJF) decidiu reautorizar ataques nas pernas durante o próximo Zen Nihon, que acontece em abril de 2025.
Segundo nossas informações, um judoca poderá atacar ou defender nas pernas de seu oponente, desde que duas condições sejam atendidas: que o kumi-kata esteja previamente estabelecido e que o ataque seja realizado com uma mão, enquanto a outra permanece segurando o judogi do adversário.
Concretamente, serão autorizados te-guruma, kibisu-gaeshi, kuchiki-daoshi, entre outros. Por outro lado, qualquer ataque sem prévio kumi-kata ou com as duas mãos – do tipo morote-gari – será punido com shidô.
Uma revolução que confirma o desejo da Federação Japonesa de Judô de ser a locomotiva mundial nesta questão da regulamentação da arbitragem, que há muitos anos é alvo de críticas infindáveis.
Zen Nihon Judô Taikai
O Zen Nihon Judô Taikai é um campeonato que acontece anualmente no Japão, onde competem os melhores judocas do país, independentemente de categoria de peso. Este torneio tem um caráter altamente tradicional e é considerado um dos mais difíceis do mundo, pois valoriza o estilo clássico do judô e a força física dos competidores, já que não há divisão de peso, sendo todos os atletas competindo na mesma categoria.
Importância e Tradição
O campeonato é uma verdadeira prova de habilidade e espírito do judô, refletindo os princípios criados por Jigoro Kano, o fundador da modalidade. Para os judocas japoneses, vencer o Zen Nihon é uma conquista de grande prestígio, comparável ao título mundial ou a uma medalha olímpica, pois é visto como um símbolo de excelência técnica e marcial.