10 de janeiro de 2025
10ª Delegacia Regional Central da FPJudô faz reunião anual em Mogi das Cruzes
Encontro realizado no dojô da Associação Namie de Judô reuniu 45 dirigentes e representantes de 16 agremiações filiadas à FPJudô na região do Alto Tietê.
Por Paulo Pinto / FPJCOM
13 de fevereiro de 2024 / São Paulo (SP)
A diretoria da 10ª Delegacia Regional Central da Federação Paulista de Judô realizou a reunião anual que planeja os trabalhos da nova temporada. No encontro foram discutidas ainda as diretrizes, mudanças, normas e oportunidades de melhoria dos trabalhos na delegacia regional em 2024.
Conduzido pelo professor Leandro Tomé Correa, delegado regional da 10ª Central, o encontro realizou-se no dia 6 de fevereiro nas dependências da Associação Namie de Judô, em Mogi das Cruzes, e contou com a presença de diversas autoridades e representantes de 16 entidades filiadas à FPJudô na região do Alto Tietê.
Entre os dirigentes da 10ª Delegacia Central estavam os professores Rafael de Menezes Amaro, gestor de eventos e coordenador técnico; Glauber Diniz Aragão, coordenador técnico; Luís Cláudio Assis, tesoureiro e coordenador de cursos e kata; Fernando Tomé Arruda, secretário; Flávio Chapela, coordenador de arbitragem; Willian Lima, coordenador adjunto de arbitragem; Ana Paula Aquino, coordenadora de oficiais técnicos; Leandro Said e Frederico Kemmerich, eventos; e Klinsman Dias, Henrique Fernandes, Gabriela Fernandes e Wellington Teodoro, instrutores de cursos.
Além de prestigiarem a reunião da 10ª Central, os professores kodanshas Osvaldo Hatiro Ogawa, hachi-dan (8º dan); Yoshiyuki Shimotsu, shichi-dan (7º dan); Paulino Tohoru Namie, shichi-dan (7º dan); e Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, roku-dan (6º dan), ofereceram enorme contribuição ao encontro.
Abertura
O delegado regional abriu a reunião agradecendo a presença de todos e apresentando as novas diretrizes da FPJudô para esta temporada, detalhando também os procedimentos que envolverão as áreas técnica e de arbitragem, bem como a organização de novos eventos e a parte financeira e da secretaria.
Leandro Tomé anunciou a filiação de duas novas agremiações com sede em Guarulhos: a Associação Nova Ação e a Associação Unindo Famílias (Asufam). Ambas, na avaliação do delegado, vão compor e reforçar a modalidade na região. “Com a chegada destas duas novas entidades, o município de Guarulhos passa a ser a cidade da nossa regional com o maior número de filiadas. Antes, este status pertencia a Mogi das Cruzes, com quatro; Guarulhos agora totaliza cinco.”
Após revelar e detalhar a todos os professores as inovações da gestão desenvolvidos pela federação paulista para esta temporada, o delegado regional pediu maior união entre os membros da regional que, segundo ele, apesar de ser pequena no número de associações filiadas, obtém sempre grandes resultados no quesito rendimento.
“Temos a tradição de nos destacar e obter excelentes resultados nos tatamis, alcançando sempre as posições mais altas dos pódios no Estado de São Paulo, mas precisamos nos unir ainda mais e deixar as vaidades e os fatores externos totalmente fora da nossa rotina de trabalho. Adotando esta postura, estou certo de que o crescimento é inevitável”, disse o dirigente, que concluiu propondo uma evolução orgânica da modalidade.
“Enfatizo a necessidade de crescermos de forma orgânica, sem tropeços ou equívocos, possibilitando aos jovens praticantes e atletas um aprendizado exemplar e o convívio com outros judocas de forma mais harmoniosa e organizada. Minha sugestão é realizarmos mais festivais, pois com isso o praticante se adapta cada vez mais às competições, a delegacia cresce, e os resultados aparecem.”
Rafael de Menezes Amaro, gestor de eventos da 10ª Central, apresentou o calendário regional de sua área para a temporada 2024 e, para concluir, discutiu-se a possibilidade de inclusão ou absorção, pela delegacia, de outros eventos que serão realizados no decorrer do período.
Participantes
A reunião anual da 10ª Delegacia Regional Central reuniu professores e dirigentes de sete municípios: Suzano, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Poá, Santa Isabel, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
Participaram do encontro os professores Flávio Chapela, do Clube Recreativo de Judô Terazaki; Célia Inui, do Judô Clube de Mogi das Cruzes; Gabriel Okuda, Valmir Gomes (Ney) e Vanessa Billard, da Associação de Judô Kyoei; Alex Pasquarelli, da Associação de Judô Chiao; Wesley Oliveira, da Associação Namie de Judô; Roberto Benício, da Associação Desportiva e Cultural Benício; Alessandro de Lima, Willians César e Jhonny Borges, da Associação Guardiões do Esporte e da Cultura; Eduardo Alfenas, da Secretaria Municipal de Esportes de Poá (Sesp); Juliana Leitão, da Associação Morada do Sol; Manoel Esperidião, da Associação de Judô Santa Isabel; Juracy Maurício, Vinicius Messias e Rafael Barbosa, da Associação de Judô 9 de Julho; Alberto Hideo, Willian Varela e Ennio Varela, da Associação Mirai de Judô; Thiago Cachoni, do Centro de Treinamento Técnico Thiago Cachoni; Cláudio Leitão, Bethania Serafim e Maria Júlia Teixeira, da Secretaria de Esporte e Lazer de Itaquaquecetuba; Daniela Amaral e Carlos Vinicius Oliveira; da Associação Desportiva Sócio Cultural Nova Ação; e Alexandre Imamura, da Associação Unindo Famílias (Usafam).