11ª Delegacia Regional Litoral realiza módulo de arbitragem de 2024

O módulo para atualização e habilitação dos árbitros que irão atuar nesta temporada aconteceu no dia 9 de março © DR Litoral

Com 18 participantes, encontro realizado no Centro de Treinamento de Judô Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior de Praia Grande abriu o calendário da arbitragem da região.

Por Paulo Pinto / FPJCOM
13 de março de 2024 / Curitiba (PR)

A coordenação de arbitragem da 11ª Delegacia Regional Litoral da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou no dia 9 de março o módulo para atualização e habilitação dos árbitros que irão atuar nesta temporada nos eventos do litoral e de todo o Estado.

O módulo reuniu 18 judocas de várias classificações na arbitragem no Centro de Treinamento de Judô de Praia Grande (SP). Inaugurado oficialmente em 22 de outubro de 2015, o espaço foi batizado como Centro de Excelência Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior, em homenagem ao finado ex-delegado da 11ª DR Litoral e grande incentivador do judô na baixada santista. O CT é um local projetado e construído pela Prefeitura de Praia Grande especificamente para a prática e o desenvolvimento do judô na região, e o equipamento é mantido pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL).

O curso foi ministrado pelo coordenador de arbitragem da 11ª DR Litoral, sensei san-dan Gilson Tavares, árbitro FIJ C, auxiliado pelo sensei go-dan Vanderlê Tavares, FIJ C, coordenador de arbitragem adjunto da 11ª DR Litoral. Ambos são filiados à Associação de Judô Ivo Nascimento.

Na avaliação do professor Gilson Tavares, o módulo de arbitragem é um encontro imprescindível na preparação e atualização dos árbitros que atuarão nos eventos da temporada.

“Anualmente a coordenação de arbitragem da FPJudô realiza encontros destinados à arbitragem e estes módulos visam a atualizar os árbitros que vão trabalhar nas competições do Estado. Acho que o fator mais importante neste processo é o apoio que o curso oferece aos novos árbitros, que demandam maior subsídio – sem contar que a arbitragem é um segmento que necessita de aprimoramento constante.”

Sensei Gilson Tavares comandou o módulo de arbitragem da 11ª Delegacia Regional Litoral © DR Litoral

O professor Alberto Silva Bittencourt, delegado da 11ª Delegacia Regional Litoral e técnico desportivo de judô do Esporte Clube Praia Grande, falou da importância de atualização constante da arbitragem.

“Seguindo o padrão estabelecido pela Federação Internacional de Judô (FIJ), anualmente abrimos a temporada revendo e aprimorando o trabalho da arbitragem, e para tanto contamos com a colaboração dos experientes professores Gilson Tavares e Vanderlê Tavares Filho. Em nome das diretorias da FPJudô e da 11ª DR Litoral, agradeço a presença de todos.”

Participantes

O departamento de arbitragem da 11ª Delegacia Regional Litoral informou que 18 árbitros participaram do módulo de arbitragem, entre os quais havia um árbitro internacional, dois nacionais C, cinco estaduais, cinco regionais e cinco aspirantes a regional.

São eles: José Carlos Mendes, do Clube Internacional de Regatas; Ewerton Castori Filho, da Associação Budokan Peruíbe; Marcelo Zeiti Nakatsubo, do Clube Internacional de Regatas; Adamo da Silva Ramos, da Associação de Judô Budokan Peruíbe; Antônio Duarte da Silva, do Esporte Clube Praia Grande; Luiz Fernando Martins Aquino, do Colégio Jean Piaget; Rudnei Marques, da Associação de Judô Ivo Nascimento; Aristides Souza Filho, da Associação de Judô Budokan Peruíbe; Andressa dos Santos Soares, da Associação de Judô Budokan Peruíbe; Raimundo A. Cavalcante, da Transformers; Livia Mendes Seixas, do Colégio Jean Piaget; Wagner de Oliveira Pinheiro, do Projeto Gotas de Leite; Caio de Carvalho Cucato, do Esporte Clube Praia Grande; Felipe Rivas Hadzic, da Associação de Judô Mongaguá; Amanda Morato de Oliveira, do Esporte Clube Praia Grande; Matheus Ferreira Aquino, do Esporte Clube Praia Grande; e Vanderle Tavares dos Santos Filho, da Associação de Judô Ivo Nascimento.

http://www.shihan.com.br