7ª DR Sudeste realiza paulista inter-regional aspirante em Itapecerica da Serra

Judocas do Judô Praia Grande exibem a bandeira da cidade na cerimônia de abertura © Comunicação Itapecerica da Serra

Disputa recebeu 432 atletas das classes sub 9, sub 11 e sub 13 da divisão aspirante e sub 15 da especial de quatro delegacias: 7ª Sudoeste, 11ª Litoral, 14ª Vale do Ribeira e 16ª Sul Itapeva

Por Paulo Pinto / FPJCOM
5 de outubro de 2022 / São Paulo (SP)

Município integrante da Região Metropolitana de São Paulo, Itapecerica da Serra foi palco do Campeonato Paulista Inter-regional das classes sub 9, sub 11 e sub 13 da divisão aspirante e sub 15 da especial de quatro delegacias: 7ª Sudoeste, 11ª Litoral, 14ª Vale do Ribeira e 16ª Sul Itapeva.

Exatos 432 judocas de 53 clubes e associações participaram da disputa, que teve o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra e da Associação Cultural e Esportiva Amigos do Japão, do mesmo município, dirigida pelo professor go-dan Luís Eduardo Tomilheiro.

O prefeito Francisco Nakano e o secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra, Geraldo Luís Pedroso compondo a mesa de honra Itapecerica da Serra © Comunicação Itapecerica da Serra

Organizado no dia 27 de agosto no ginásio Poliesportivo Antônio Baldusco pela 7ª Delegacia Regional Sudoeste da Federação Paulista de Judô (FPJudô), comandada pelo delegado Jiro Ayoama, o evento ocorreu de forma dinâmica e bateu recorde no tempo de realização.

A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas, e a mesa de honra foi composta por Francisco Nakano, prefeito judoca de Itapecerica da Serra; Jiro Aoyama, delegado regional da 7ª Sudoeste; Geraldo Luís Pedroso, secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra; Alberto Silva Bittencourt, delegado da 11ª Litoral; Akira Hanawa, delegado da 14ª Vale do Ribeira; Takeshi Yokoti, delegado da 16ª Sul Itapeva; Sandro Salles, delegado adjunto da 16ª Sul Itapeva; Gilson Tavares de Souza, coordenador de arbitragem da 11ª Litoral; Edna Pioker de Lima, coordenadora de arbitragem 14ª Vale do Ribeira; e Vinicius Almeida Grassi, coordenador de arbitragem 16ª Sul Itapeva.

Árbitros que atuaram na competição © Comunicação Itapecerica da Serra

Complementaram a mesa de honra os professores kodanshas Antônio Rizzardo Rodrigues, João David de Andrade, Massanori Yanaguimori, Nélson Hirotoshi Onmura, Kiichi Watanabe, Pedro Neri, Ivo Nascimento, Edson Silva Barbosa e George Ossão.

Em seu pronunciamento, o prefeito Francisco Nakano deu boas-vindas a todos e reiterou que Itapecerica da Serra recebe sempre os eventos da Federação Paulista de Judô com enorme satisfação.

“É com muita alegria e satisfação que mais uma vez recebemos vocês aqui. Se não me engano este é o 18º evento do judô paulista realizado em nossa cidade, um município que desde o meio do século passado mantém uma relação estreita com esta modalidade. Desta vez, estamos realizando uma competição inter-regional sediada pela 7ª Delegacia Regional  Sudoeste, à qual sou federado pelo Clube Atlético Taboão da Serra. Esperamos vê-los muitas vezes em nossa cidade, pois vocês são sempre muito bem-vindos aqui”, disse o gestor municipal faixa-preta sho-dan.

Para o delegado e professor kodansha Jiro Ayoama, o evento transcorreu muito bem e, devido ao número de atletas inscritos, foi realizado em tempo recorde. “Montamos seis áreas de disputa e iniciamos a pesagem às 8 horas e cerimônia de abertura começou somente às 10 horas. Pontualmente às 15 horas já havíamos encerrado até a cerimônia de premiação. Executamos um campeonato com 432 judocas rigorosamente em apenas cinco horas, o que é um feito.”

Na avaliação de Cristina Amorim, coordenadora técnica e de comunicação da 7ª Sudoeste, o sucesso do evento e a celeridade com o qual foi realizado devem-se à qualidade e ao comprometimento de toda a equipe que comanda o judô da Sudoeste.

Judocas sobre os tatamis durante a cerimônia de abertura © Comunicação Itapecerica da Serra

Uma equipe coesa que a dirigente fez questão de nominar. “Faço um agradecimento especial aos professores Ricardo Eiji Ozaki, delegado adjunto; Douglas Montel de Mello, segundo delegado adjunto; Ivete Carolina de Moraes Gero, tesoureira; Deise Fernandes Ribas, secretária; Antônio Rizzardo Rodrigues, coordenador de logística; Flávia Aparecida de Camargo Paiva, coordenadora técnica adjunta; João David de Andrade, coordenador de arbitragem; Felipe Ishimaru Martin, coordenador de treinamento; Diogo Takao Ueda, coordenador do judô inclusivo e pesagem; Denis Penha Viana, coordenador de oficiais técnicos; Bruno César Silva Rizzardo, coordenador de oficiais técnicos adjunto; e João José da Silva Velloza, coordenador de módulos.”

Ao todo, 28 árbitros atuaram na competição sob o comando do sensei João David de Andrade, do Eco/Yanaguimori, coordenador de arbitragem da 7ª DR Sudoeste. Os reis inicial e final foram executados pelo árbitro Ricardo Eiji Ozaki, da Associação de Judô Kenshin, de Osasco.

O professor kodansha e delegado regional, Jiro Aoyama faz o seu pronunciamento © Comunicação Itapecerica da Serra

Árbitros da competição

Atuaram em Itapecerica da Serra pela 7ª DR Sudoeste os árbitros Alessandro Santiago da Silva, Barueri Esporte Forte; Érica de Almeida Senhoretti, A.D. Bandeirantes Sorocaba; Hugo Almeida P. Filho, SEME Caieiras; João David de Andrade, José A. P. Camarotto, Juan Antônio Jaramillo e Renato Machado de Oliveira, Eco/Yanaguimori; e Ricardo Eiji Ozaki, Associação de Judô Kenshin.

Da 11ª DR Litoral vieram os árbitros Adamo da Silva Passos e Aristides de Souza Filho, Associação de Judô Budokan Peruíbe; Denílson Soldani Santos e Gilson Tavares de Souza, Associação de Judô Ivo Nascimento; J. C. Mendes e Marcelo Nakatsubo.

O professor Luiz Eduardo Tomilhero auxilia a judoca Mariah Fernanda Ferreira Caio da ACEAJ de Itapecerica da Serra a proferir o juramento do atleta © Comunicação Itapecerica da Serra

A 14ª DR Vale do Ribeira enviou os árbitros Edna Pioker de Lima e Osmar Mitsuo Kato, Associação Registrense de Judô; Edson Silva Barbosa e José Roberto Soares, Associação Barbosa de Judô; e Victor Correa Paula, Associação Setebarrense de Judô.

Da 16ª DR Sul Itapeva vieram os árbitros André Luiz de Lima, Judô Taquarivaí; André Pasqual Silva Scavarielo, Vinícius de Almeida Grassi e Leonardo Araújo Conceição, Judô na Faixa Team; Ediclei Almeida Machado Júnior, Judô Clube Itararé; Kleber Alessandro Grando, Judô na Faixa Boituva; Leonardo de Oliveira e Silva, Associação Piedadense de Judô; Sérgio Vicentin Modanez, Projeto Judô Tiete; e Vlastimir Rossiti, Judô Cerquilho.

http://www.shihan.com.br

Entidades Participantes

As entidades da 7ª DR Sudoeste inscritas da competição foram: A. D. Bandeirantes Sorocaba, A.DE P.A. Votorantim/Apajusvo, ACE Amigos do Japão, Alphaville Tênis Clube, Associação de Judô Kenshin, SME Caieiras, Associação de Judô Araçariguama, Associação de Judô Caieiras, Barueri Amparo e União Social, Esporte Clube Osasco/Yanaguimori, Judô Eduardo Odin, Judô Tatsu, Prefeitura Municipal de Jandira, Secretaria de Esporte da Estância Turística de Salto, Secretaria de Esporte de Itu, SEJEL Cotia e SMEL Taboão da Serra.

Inscreveram-se pela 11ª DR Litoral: A.D.E.S Equilibrium, Associação de Judô Budokan Peruíbe, Associação de Judô Ivo Nascimento, Associação de Judô Cho Do Khan Itanhaém, Assistência Infância de Santos Gota de Leite, Centro Comunitário de Guaratuba, Clube de Regatas Tumiaru, Clube Internacional de Regatas, Colégio Jean Piaget, Grêmio Recreativo dos Servidores Municipais de Cubatão, Ilha Porchat Clube, Judô Praia Grande, Liga de Judô do Litoral e Vila Souza Atlético Clube.

Autoridades com a equipe de dirigentes das delegacias regionais que atuaram na competição © Comunicação Itapecerica da Serra

Pela 14ª DR Vale do Ribeira participaram da competição: Associação Registrense de Judô, Associação C.B.E. Nipo-brasileira de Jacupiranga, Associação Desportivo e Cultural Juquiá-Adeju, Associação Barbosa de Judô, Associação Setebarrense de Judô, Cho Do Kan Itariri, Escola Municipal de Judô Mauro Sakai.

Os clubes e associações da 16ª DR Sul Itapeva inscritas da competição foram: Associação de Judô Salto de Pirapora, Academia Angatuba de Kodokan, Academia de Judô Adriana Bento, Associação Pró Alcance Sports, Academia Fight Center, Associação Itapevense de Judô, Associação Piedadense de Judô, Clube de Campo de Tatuí, Associação Itapetininga Kodokan, Judô Cerquilho, Judô Clube Itararé, Judô na Faixa/Boituva, Judô na Faixa/Tatuí, Judô na Faixa Team, Judô Palmeiras de Quadra, Secretaria Municipal de Esporte de Buri.

Judocas sobre os tatamis durante a cerimônia de abertura © Comunicação Itapecerica da Serra

Judô Praia Grande, o campeão

Das 53 equipes que disputaram medalhas, as cinco primeiras colocadas foram Judô Praia Grande, Clube Internacional de Regatas, Secretaria Municipal de Esporte de Buri, Esporte Clube Osasco/Yanaguimori e Associação de Judô Budokan Peruíbe. Três deles são da 11ª DR Litoral, um da 7ª DR Sudoeste e outro da 16ª DR Sul Itapeva.

Comandado pelo experiente professor e coordenador Alberto Bittencourt, auxiliado pelos professores Rodrigo de Matos e Daniel Loto, o Judô Praia Grande sagrou-se campeão geral da competição aspirante conquistando 15 medalhas, sendo sete de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, totalizando 51 pontos.

Além de prestigiar os eventos de judô, o prefeito Francisco Nakano participa ativamente dos certames © Comunicação Itapecerica da Serra

Orientados pelo professor kodansha Pedro Edson Nery de Paiva e uma equipe composta por renomados professores da Baixada Santista, como os senseis Eloy Pereira Costa, go-dan (4° dan), Marcelo Nakatsubo, ni-dan (2° dan) e diretor do departamento de judô, e Pedro Minga, sho-dan (1º dan) e preparador físico da equipe, os judocas do Clube Internacional de Regatas, de Santos, foram vice-campeões conquistando dez medalhas, sendo sete de ouro, duas de prata e uma de bronze, no total de 42 pontos.

Os judocas da Secretaria Municipal de Esporte de Buri destacaram-se na terceira colocação com o expressivo número de 13 medalhas. Comandados pela sensei Suzana Maria Rosa de Oliveira, os judocas burienses disputaram dez finais e conquistaram duas medalhas de ouro, oito de prata e três de bronze, que totalizaram 37 pontos.

Uma das mais tradicionais escolas de judô do Estado de São Paulo, o Esporte Clube Osasco/Yanaguimori, assegurou a quarta colocação subindo 11 vezes ao pódio. Foram cinco medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze, que valeram 33 pontos à equipe osasquense. Estão à frente do grande trabalho realizado em Osasco os senseis Massanori Yanagimori (8º dan), professor responsável; e os professores auxiliares Jiro Aoyama (6º dan), João David de Andrade (6º dan), José da Silva Velloza, José Anastácio Pereira Camarotto, João Daniel Hideki Kan, Ângelo Eduardo Junqueira Berto, Reinaldo Machado de Oliveira e Renato Machado de Oliveira.

Outra grande representante do judô caiçara, a Associação de Judô Budokan Peruíbe, que mantém presença constante nos pódios, ocupou a quinta colocação, depois de disputar sete finais e conquistar 11 medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze, que lhe asseguraram 33 pontos. A agremiação é brilhantemente comandada pelos senseis Vitória Aparecida Hemmel, professora coordenadora, e os senseis monitores Juan Tavares Amaral da Silva, Pedro Victor Heisneberg Ribeiro, Vanderlei Ribeiro da Silva Júnior, Aristides Souza Filho, Wagner dos Santos Silva e Yago Lucas dos Santos.

Judocas sobre os tatamis durante a cerimônia de abertura © Comunicação Itapecerica da Serra

Clique AQUI e veja a classificação individual e geral do Campeonato Paulista Inter-regional Aspirante de Itapecerica da Serra.

Fundada em 17 de abril de 1958, a Federação Paulista de Judô tem apoio da Ajinomoto do Brasil, Original Tatamis, Shihan Kimonos, MKS/Adidas e Budokan Kimonos. Por meio das suas 16 delegacias regionais a entidade congrega mais de 10 mil praticantes federados e está presente em 242 municípios do Estado de São Paulo. Anualmente a FPJudô credencia cerca de 1.500 técnicos e 950 árbitros, que atuam em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Bernardo do Campo são apoiadores másteres da entidade.

Árbitros perfilados para o rei inicial © Comunicação Itapecerica da Serra

banner