Marcelo Gomes perde para ex-campeão mundial de judô e Brasil fica sem medalhas no Grand Slam do Tajiquistão

Disputa do bronze do 48Kg entre a portuguesa Catarina Costa e a sérvia Milica Nikolic © Tamara Kulumbegashvili / IJF

Com equipe formada por mais de 20 componentes, entre atletas e comissão técnica, Brasil cruza o planeta até a Ásia Central e não conquista nenhuma medalha no último Grand Slam antes dos Jogos Olímpicos de Paris.

Por Estadão conteúdo e GZH
8 de maio de 2024 / Curitiba (PR)

Última esperança de medalha para o Brasil no Grand Slam de judô Dushanbe, no Tajiquistão, Marcelo Gomes encerrou a sua participação com um sétimo lugar, assim como ocorreu, no sábado, com Luana Carvalho. O judoca brasileiro perdeu na repescagem para um ex-campeão mundial, o sérvio Nemanja Majdov.

Com apenas 23 anos, Marcelo Gomes começou o domingo (5) com duas vitórias. Logo de cara, bateu o sul-coreano Gwak Dong-han, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, por ippon. Depois, fez o mesmo contra o uzbeque Azizbek Avazmurodov.

As boas atuações elevaram a expectativa por medalha, mas Marcelo acabou sendo superado nas quartas de final pelo anfitrião Muhammadjon Abdujalilzoda por um waza-ari.

Na repescagem, enfrentou uma “pedreira”, o campeão mundial em 2017 e atual campeão do Campeonato Europeu. O brasileiro fez uma grande luta e chegou a estar na frente com um waza-ari, mas Nemanja Majdov pontuou duas vezes e acabou levando a melhor.

O campeão da categoria médio (até 90kg) foi o russo Mansur Lorsanov, que derrotou, na final, o tcheco David Klammert. Muhammadjon Abdujalilzoda, do Tajiquistão, e Han Ju-Yeop, da Coreia do Sul, ficaram com o bronze.

O time do Brasil foi ao Tajiquistão com 13 atletas, sendo que no masculino, o Brasil teve dobra nos 60kg, uma das categorias ainda indefinidas, com Michel Augusto e Matheus Takaki. Já no 90kg a CBJ convocou Marcelo Gomes, que vem de um 7º lugar no Grand Slam de Dushanbe, e Rafael Macedo, já convocado para representar o judô brasileiro nas olimpíadas.

No feminino, a CBJ dobrou as três categorias ainda não convocadas para Paris: 48kg, com Amanda Lima e Natasha Ferreira; 63kg, com Ketleyn Quadros e Nauana Silva; e 70kg, com Luana Carvalho e Ellen Froner. Completaram a equipe, as já convocadas Larissa Pimenta (52kg) e Rafaela Silva (57kg), bem como Giovanna Santos (+78kg).