20 de janeiro de 2025
8ª DR Oeste realiza módulo de arbitragem e workshop para oficiais técnicos em São João da Boa Vista
Módulo de arbitragem reuniu 85 árbitros, enquanto o workshop para oficiais técnicos teve a participação de 65 judocas faixas preta e marrom, números bastante expressivos.
Por Paulo Pinto / Global Sports
16 de abril de 2024 / Curitiba (PR)
Com o apoio da Sociedade Esportiva Sanjoanense, as coordenações de cursos e de arbitragem da 8ª Delegacia Oeste da Federação Paulista de Judô (FPJudô) promoveram o módulo de arbitragem estadual e regional e o workshop regional para oficiais técnicos.
Ambos os cursos realizaram-se em 9 de março no auditório e no ginásio de esportes da Sociedade Esportiva Sanjoanense, com a presença expressiva de 150 judocas: 85 no módulo de arbitragem e 65 no workshop para oficiais técnicos.
Presente em todo encontro, o delegado regional Sidnei Paris comemorou o êxito da iniciativa. “Ficamos muito felizes com a grande participação de professores no módulo de arbitragem 2024 e, principalmente, com a presença gigantesca de jovens judocas no workshop para oficiais técnicos. Avalio que os filiados da Delegacia Regional Oeste estejam fazendo a sua parte para fomentar cada vez mais o ensino e a prática do judô para novas gerações. Além disso, essa iniciativa insere cada vez mais jovens numa modalidade esportiva que proporciona crescimento profissional e pessoal a rapazes e moças de todas as camadas sociais.”
Na avaliação da professora Marilaine Ferranti, o módulo de arbitragem é um encontro imprescindível na preparação e atualização dos árbitros que atuarão nos eventos da temporada.
“Todos os anos a coordenação de arbitragem da FPJudô realiza encontros destinados à arbitragem, e estes módulos visam a atualizar os árbitros que vão trabalhar em competições dentro e fora do Estado. Acho que o fator mais importante neste processo é o suporte técnico que o curso oferece aos novos árbitros, que demandam maior subsídio – sem contar que a arbitragem é um segmento que necessita de aprimoramento constante.”
Módulo de arbitragem
A matéria teórica do módulo de arbitragem, com 85 inscritos, foi ministrada de manhã pela árbitra FIJ A, coordenadora adjunta da arbitragem paulista e coordenadora regional de arbitragem Marilaine Ferranti Antonialli, assessorada pelo sensei Rodolfo Mathias.
Workshop de oficiais técnicos
Contando com 65 participantes, a sessão teórica do workshop para oficiais técnicos foi brilhantemente conduzida pelo professor Sidnei Paris Júnior, auxiliado pelos professores Kleber Antônio Lourenço e Henrique Ribeiro de Souza. Às 13 horas o workshop recomeçou focando os aspectos práticos básicos, como conhecimento e manuseio de placares, entre outros.
Kodanshas presentes
O módulo de arbitragem 2024 da 8ª Delegacia Regional Oeste contou com a presença marcante de sete professores kodanshas: Maurilio Cesário (Pirassununga), Sidnei Paris (Araras), Eduardo Freire da Silva (Piracicaba), Marilaine Ferranti Antonialli (Santa Cruz das Palmeiras), Ademir Raimundo Machado (Limeira), Júlio Takashi Kawaguchi (Piracicaba) e Pedro Caetano Antonelli (Piracicaba).
Entidades presentes
Ao todo, participaram do encontro representantes de 26 entidades filiadas: Associação de Judô São Carlos, Associação Jita Kyoei de Judô Kodokan, Clube de Campo Piracicaba, Associação Esportiva e Cultural Shinrai, Associação Cavalcanti de Judo, Associação Projeto Moura de Judô, Secretaria de Esporte e Lazer de Leme, Sociedade Esportiva Sanjoanense, ABCE de Judô Rio Claro, Associação Bushidô de Judô Kodokan, Associação Cesário de Judô , Associação Atlética Lotus, Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, Associação de Judô e Musculação Tigre de São Carlos, Associação Real União de Judô, Sayão Futebol Clube, Associação Mercadante de Judô, Associação Hortolandense de Judô, Apajul, Academia Edinho Company, Associação Santa Bárbara de Judô, Associação Esportiva Piracicaba, Academia de Judô Gambate, Cassab Atividades Físicas, Clube de Campo Rio Claro e Academia de Judô Sosen No.