20 de janeiro de 2025
Mais de 110 professores kodanshas apoiam e afiançam a chapa Avança Judô Paulista
Pesquisa realizada em poucos dias pelo ex-presidente da FPJudô confirma o apoio dos professores que são a reserva moral e ética da modalidade e, principalmente, da entidade
Judô Paulista
19 de abril de 2021
Por PAULO PINTO
São Paulo (SP)
Em processo eletivo conturbado jamais vivido nos 64 anos de existência da Federação Paulista de Judô (FPJudô), nesta sexta-feira (23) as chapas Renova Judô e Avança Judô Paulista estarão frente a frente disputando os votos das associações habilitadas no pleito que definirá os gestores da entidade para o próximo ciclo olímpico.
Ex-presidente da FPJudô, neto de Ryuzo Ogawa, um dos maiores impulsionadores do judô no Brasil e nas Américas, o professor kodansha hachi-dan (8º dan) Oswaldo Hatiro Ogawa teve a iniciativa de realizar uma pesquisa junto aos professores e mestres da mais alta graduação em São Paulo.
Entre os entrevistados estão lendas vivas da modalidade, como os respeitadíssimos e icônicos kodanshas kyuu-dan (9º dan) Chiaki Ishii, Miguel Suganuma, Massaru Yanaguimori, Michiharu Sogabe, Celestino Seiti Shira e Valdir Melero, que apoiam incondicionalmente a chapa liderada pelo professor kodansha Alessandro Panitiz Puglia.
O resultado da pesquisa mostra claramente que os professores mais experientes e graduados optam pela manutenção da tradição, hierarquia, respeito e demais valores e princípios que pautam a conduta dos judocas comprometidos com os valores legados por Jigoro Kano.
Na avaliação de Hatiro Ogawa, os professores paulistas que dão apoio maciço à chapa Avança Judô o fazem por entender que estes gestores seguirão a linha de trabalho desenvolvida pelo professor Chico e que acima de tudo têm compromisso com o desenvolvimento estrutural e técnico do judô paulista e brasileiro. “Eu particularmente tenho certeza absoluta de que o professor Alessandro foca esta meta e objetiva este compromisso”, disse Ogawa.
Pelo curto espaço de tempo que dispunha e pelo fato de muitos professores terem idade bastante avançada, sensei Hatiro não pôde ouvir todos os professores kodanshas, mas declarou estar profundamente satisfeito com os números atingidos em poucos dias de pesquisa.
“Por questões éticas, não incluímos os quatro professores kodanshas que compõem a chapa Avança Judô em nossa pesquisa. Mesmo assim, atingimos a expressiva marca de pouco mais de 90% dos mestres paulistas apoiando a chapa da situação. Além de ser um número bastante expressivo, a pesquisa mostra quem os professores mais graduados e respeitados do Estado de São Paulo querem que esteja no comando da nossa entidade.”
“Parabenizo todos os kodanshas que assinaram o manifesto em apoio à chapa Avança Judô. Outro aspecto bastante importante foi o fato de esses professores terem sido unânimes em dizer da importância da existência de uma oposição, a qual deveria trazer projetos e planos construtivos e não apenas ataques infundados e críticas negativas. Os professores manifestaram seu descontentamento com o desrespeito visto neste processo”, disse o ex-presidente da FPJudô.
Hatiro Ogawa frisou que muitos professores com menor graduação e até mesmo atletas souberam da pesquisa e pediram para participar e apoiar a iniciativa. “Agradeci o apoio e expliquei que a proposta neste primeiro momento era medir o posicionamento dos professores mais graduados, já que, como o professor Francisco de Carvalho sempre pregou, eles são a reserva moral e ética da nossa modalidade e principalmente da nossa entidade.”
O patriarca do clã Ogawa concluiu agradecendo a todos os professores que participaram da pesquisa feita por ele. “Não poderia encerrar meu relato sem antes agradecer aos professores que atenderam a nossa demanda, e também àqueles que declinaram de participar. Peço desculpas aos professores que não puderam ser ouvidos, devido ao pouco tempo que tivemos. Vivemos um momento muito difícil na atualidade e penso que, como judocas, temos de pautar nossa conduta no respeito mútuo e nos oito princípios que norteiam a modalidade: cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e acima de tudo a amizade que sempre nos uniu, quando interesses forâneos não pairavam em nosso cenário”,
Professores kodanshas que apoiam a chapa Avança Judô Paulista
Ademir Raimundo Machado
Admir Nora
Amadeu Antônio Lopes Esteves
Anderson Dias de Lima
Anísio de Assis Belchior
Antônio César Fuscaldo
Antônio da Silva
Antônio Luiz Marques Filho
Antônio Rizzardo Rodrigues
Antônio Roberto Coimbra
Antônio Ruas Júnior
Argeu Maurício de Oliveira Neto
Belmiro Boaventura da Silva
Bento Emanoel Aleixo
Celestino Seiti Shira
Celso Ferreira Franco
Chiaki Ishii
Cláudio Calasans Camargo
Cláudio Kiyoshi Konno
Cléber do Carmo
Douglas Eduardo de Brito Vieira
Eder Fonzar Granato
Edson Catarino dos Santos
Edson Silva Barbosa
Eduardo Dantas Bacellar
Eduardo Freire da Silva
Eduardo Kitadai
Floriano Paulo de Almeida Neto
Francisco Aguiar Garcia
Galileu Paiva
George Yassunobu Osako
Gerardo Oscar Birbrier
Gerardo Siciliano
Hamilton Silva
Harley Barbosa Gonçalves do Amaral
Henrique Serra Azul Guimarães
Hissato Yamamoto
Isaburu Suto
Jair Nunes de Siqueira
Jiro Aoyama
João Carlos Giffoni Arantes
João David de Andrade
Jorge Siqueira
José de Araújo
José Divan Ramos
Jose Gildemar de Carvalho
José Gomes Medeiros
José Sinézio Vanzella
Júlio Jacopi
Júlio Takashi Kawaguchi
Kanefumi Ura
Koji Kiwada
Leandro Alves Pereira
Leonel Yoshiki Matsumoto
Luís Carlos Mubarac
Luís Alberto dos Santos
Luiz Sérgio Ferrante
Luiz Yoshio Onmura
Marcelo Álvares Figueiredo
Marcelo Hirono
Marcos Elias Mercadante
Marcos Francisco da Silva
Marilaine Ferranti Antonialli
Massanori Yanaguimori
Massaru Yanaguimori
Maurílio Cesário
Mauro Roberto Junqueira
Mercival Daminelli
Michiharu Sogabe
Miguel Suganuma
Milton Trajano da Silva
Milton Ribeiro Correa
Nélson Antônio Claudino
Nélson Pedroso
Nelson Hirotoshi Onmura
Nelson Shigueki Koh
Odair Antônio Borges
Omar Augusto Miquinioty Júnior
Orlando Sator Hirakawa
Osvaldo Hatiro Ogawa
Paulino Tohoru Namie
Paulo Alvim Ferraz Muhlfarth
Paulo Castellano
Pedro Jovita Diniz
Pedro Edson Nery de Paiva
Raul de Melo Senra Bisneto
Roberto Luís Fuscaldo
Roberto Zuasnabar Machusso
Rubens Massashi Nakazawa
Sadao Fleming Mulero
Samir Guedes Salomé
Sérgio Antônio de Almeida Pessoa
Sérgio Luiz Bin
Sérgio Malhado Baldijão
Sethiro Namie
Sidnei Paris
Takeshi Nitsuma
Tiago Henrique de Oliveira Camilo
Takeshi Yokoti
Tomio Takayama
Ubirajara Bezerra de Mendonça
Valdir Melero
Wagner Vetorazzi
Walter Farah
Willian Soares de Freitas
Wilmar Terumiti Shiraga
Yoshiyuki Shimotsu
José Paulo da Costa Figueiroa
Massatoshi Shiroma
Yoshihiro Sakashita