13 de janeiro de 2025
Araras sedia fase final do Campeonato Paulista Aspirante e recebe cerca de 1.500 judocas
Competição realizada em dois dias recebeu no sábado judocas sub 15, sub 18 e adultos, enquanto no domingo competiram os sub 9 e sub 11
Por Paulo Pinto / FPJCOM
19 de outubro de 2022 / São Paulo (SP)
Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araras a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou nos dias 15 e 16 a fase final do Campeonato Paulista Aspirante 2022. A disputa do sábado (15) envolveu apenas os judocas das classes sub 15, sub 18 e adulto. No total 1.484 atletas de 90 agremiações disputaram medalhas e vagas para o Meeting Interestadual Interclubes, programado para os dias 11 a 13 de novembro em Brusque, Santa Catarina.
Realizada no Ginásio de Esportes Nélson Rüegger, em Araras, a cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas, entre as quais Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Pedro Eliseu Filho, prefeito de Araras; Karina Rebellato, primeira-dama de Araras; Joji Kimura, vice-presidente da FPJudô; Romildo José Bernardo, o Dido, secretário de Administração de Araras; Argeu Maurício Oliveira, delegado da 3ª DR Centro-Sul; Heleine Cristina Villas Bôas, secretária de Educação de Araras; Sidnei Paris, delegado da 8ª DR Oeste, anfitrião do evento; Sérgio Barrocas Lex, vice-presidente da FPJudô; Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô; Wilmar Terumiti Shiraga, delegado da 5ª DR Noroeste; Fábio de Almeida Feltrin, delegado da 6ª DR Araraquarense; José Gildemar de Carvalho, delegado da 9ª DR ABC; Alberto Silva Bittencourt, delegado da 11ª DR Litoral; Cléber do Carmo, delegado da 12ª DR Mogiana; André Gustavo Costa Gonçalves, delegado da 13ª DR Sorocabana; Takeshi Yokoti, delegado da 16ª DR Sul Itapeva.
Abrilhantaram a cerimônia de abertura e completaram a mesa de honra os professores kodanshas Marcos Mercadante, Rubens Pereira, Maurílio Cesário, João David de Andrade, Michiharu Sogabe, Pedro Neri, Edson Silva Barbosa, José Sinésio Vanzella, Eduardo Freire da Silva, Júlio César Jacopi, Edinho Alcarde Everaldo e Anderson Dias de Lima e a esposa Mara Lima.
Alessandro Panitz Puglia lembrou que 15 de outubro é o Dia do Professor e discorreu sobre a importância social dos educadores.
“Hoje é o Dia do Professor, dia dos profissionais abnegados que dedicam suas vidas à pedagogia. Sem educação, nosso futuro é incerto. Por isso é fundamental, não somente hoje, mas sempre, valorizarmos e parabenizarmos nossos professores e professoras. Como exemplo da importância deste profissional, lembro que no Japão o professor é o único elemento da sociedade que não precisa curvar-se diante do imperador. Parabenizo todos os professores presentes e peço uma salva te palmas para todos que aqui estão.”
Após cumprimentar as autoridades presentes, Pedro Eliseu Filho, prefeito de Araras, destacou a importância de seu município fomentar esportes como o judô e concluiu mencionando os projetos sociais da modalidade desenvolvidos no município.
“É um prazer enorme receber os mais graduados representantes da família judoísta paulista, bem como sediar uma competição que trouxe mais de 1.500 atletas e seus familiares para nossa cidade. Nossos hotéis estão lotados e todos os estabelecimentos comerciais de Araras serão beneficiados com a visita de milhares de pessoas. Somos gratos a cada um de vocês; para nós é uma honra recebê-los.”
“Quero parabenizar o professor Marcos Mercadante pela contribuição social que oferece ao nosso município por meio de seu projeto social, e aproveito para anunciar que estamos desenvolvendo um projeto que visa a introduzir o judô em todas as escolas do nosso município em função de seu conteúdo socioeducativo.”
Mokuto
No encerramento da cerimônia de abertura houve o mokuto, homenagem póstuma ao jovem judoca Matheus Amarante, de Rio Claro, falecido prematuramente aos 23 anos ao ser acometido de mal súbito no domingo (9 de outubro).
Na sequência, os coordenadores de arbitragem da FPJudô Takeshi Yokoti e Marilaine Ferranti convocaram os 35 árbitros que atuavam na competição e os 23 candidatos a promoção para se perfilarem diante do shiai-jô durante o rei inicial, comandado pelo árbitro FIJ A Kendi Yamamoto, coordenador de arbitragem da 1ª DR Capital.
Judô Praia Grande, o campeão
Das 90 equipes paulistas que disputaram medalhas e vagas para o Meeting Interestadual, as cinco primeiras colocadas foram: Judô Praia Grande, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Pindamonhangaba, Liga de Judô do Litoral, Associação de Judô Budokan Peruíbe e Projeto Olhar Futuro/ADPM-Regional São José dos Campos. Três delas são filiadas à 11ª DR Litoral e duas à 2ª DR Vale do Paraíba.
Comandado pelo experiente professor e coordenador Alberto Bittencourt, auxiliado pelos professores Rodrigo de Matos e Daniel Loto, o Judô Praia Grande sagrou-se campeão geral depois de disputar sete finais e conquistar sete medalhas (cinco de ouro e duas de prata), totalizando 31 pontos.
Orientados pelo professor Rudnei Toledo, os judocas da equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Pindamonhangaba foram vice-campeões, conquistando dez medalhas (três de ouro, três de prata e quatro de bronze), no total de 28 pontos. A equipe de Pindamonhangaba conta ainda com a colaboração dos professores Fabrício Evangelista e Felipe Guimarães, os senseis fisioterapeutas Verônica Maely Salgado e Paulo Galeano Júnior, e do professor Márcio Henrique Ferreira, que faz o apoio técnico.
Os judocas da Liga de Judô do Litoral destacaram-se na terceira colocação conquistando quatro medalhas. Comandados pelo sensei Reinaldo Arantes (5° dan), disputaram quatro finais e conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata, que totalizaram 16 pontos. Com polos nas cidades de Santos, São Vicente e Guarujá, a equipe da Liga de Judô do Litoral é composta por renomados professores, como Galileu Paiva (6° dan), Beethoven Rebelo (4° dan), Marcos de Paiva Mercadante (3° dan), Célia Cristina Luedy R. Mercadante (1° dan), Gilvane Ribeiro (1° dan), José Alexandre (1° dan), Aires Barbosa (4° dan), Alexandre Caldas (1° dan), Fábio Fernandes (1° dan) e Raimundo Airton (1° dan).
Outra grande representante do judô caiçara, a Associação de Judô Budokan Peruíbe, que mantém presença constante nos pódios, ocupou a quarta colocação geral, depois de disputar três finais e conquistar cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze, totalizando 13 pontos. A agremiação é brilhantemente comandada pela sensei Vitória Aparecida Hemmel, professora coordenadora, e os senseis monitores Juan Tavares Amaral da Silva, Pedro Victor Heisneberg Ribeiro, Vanderlei Ribeiro da Silva Júnior, Aristides Souza Filho, Wagner dos Santos Silva e Yago Lucas dos Santos.
Uma das principais equipes do Estado de São Paulo, quando o tema é resultado, o Projeto Olhar Futuro/ADPM-Regional São José dos Campos obteve a quinta colocação, conquistando cinco medalhas (uma de ouro, duas de prata e duas de bronze), totalizando 13 pontos. Comandado pelo sensei Jefferson Luiz dos Santos, o Projeto Olhar Futuro/ADPM-Regional de São José dos Campos é conduzido por uma equipe técnica repleta de professores experientes, como Jefferson Luiz dos Santos (4° dan), coordenador-geral; Antônio Marcos Rosa Monteiro (3° dan), técnico da base; Nicolas Felipe de Almeida dos Santos (3° dan), técnico do alto rendimento; Fabiana Carvalho (1° dan), técnica da base; Ana Paula da Cunha (1° dan), técnica da base; Alexandre Sandro Morais (2° dan), técnico da base; Anderson Neves, técnico da base; Victor Dias (1° dan), técnico da base; e Eneas Shreck, técnico de ne-waza.
Trajetória vencedora
Campeão também da fase inter-regional desta temporada, há vários anos o Judô Praia Grande é uma das principais referências técnicas do Estado de São Paulo.
Nos tatamis da Praia Grande já tivemos até uma campeã mundial, a judoca Tawany Gianelo da Silva, que aos 15 anos emocionou sua cidade ao vencer o Campeonato Mundial Sub 17, no peso superligeiro (40kg) em 2011.
E a cidade não para de fazer história, conquistando títulos cada vez mais importantes e expressivos, como este alcançado em Araras. O coordenador Alberto Bittencourt falou sobre mais este importante feito.
“Ao entrarmos em uma competição o objetivo é sempre a vitória, ou seja, ser campeões. Porém, se tratando da classe aspirante, nós aqui do Judô Praia Grande pretendemos que a competição sirva como avaliação tanto do atleta quanto do trabalho desenvolvido no dia a dia, para identificar potenciais integrantes da divisão especial.”
“Estamos felizes com o resultado de uma forma geral, não só por termos sido campeões, mas também pela dedicação e o desempenho dos nossos atletas durante a competição”, avaliou Bittencourt.
Clique AQUI e veja a classificação individual e geral do Campeonato Paulista Aspirante de Araras.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos deste evento no Flickr da Federação Paulista de Judô.
Fundada em 17 de abril de 1958, a Federação Paulista de Judô tem apoio da Ajinomoto do Brasil, Original Tatamis, Shihan Kimonos, MKS/Adidas e Budokan Kimonos. Por meio das suas 16 delegacias regionais a entidade congrega mais de 10 mil praticantes federados e está presente em 242 municípios do Estado de São Paulo. Anualmente a FPJudô credencia cerca de 1.500 técnicos e 950 árbitros, que atuam em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Bernardo do Campo são apoiadores másteres da entidade.