Jean-Luc Rouge é nomeado presidente da Comissão de Kata da Federação Internacional de Judô

Membros das Comissões de Kata e de Educação e Treinamento da IJF em Las Vegas, com Capelletti e Rouge na primeira fila © FIJ

Após anos de liderança visionária de Franco Capelletti, a Comissão de Kata da FIJ inicia novo capítulo sob o comando de Jean-Luc Rouge, um ícone do judô mundial com planos audaciosos para o futuro da modalidade.

Fonte FIJ
19 de novembro de 2024 / São Paulo, SP

Após o sucesso do Campeonato Mundial de Kata 2024, realizado em Las Vegas, EUA, uma importante transição de liderança marcou a história da Federação Internacional de Judô (FIJ).

Sob a gestão do italiano Franco Capelletti, juu-dan (10º dan), a Comissão de Kata da FIJ viveu anos de desenvolvimento e crescimento, guiada por um dirigente cuja paixão pelo kata se destacou em cada momento de sua atuação como líder máximo da modalidade em nível global.

Todos os envolvidos com o kata em nível global. Na primeira fila está Rioiti Uchida, professor kodansha hachi-dan (8º dan), coordenador de kata da Confederação Pan-Americana de Judô (CPJ) e recém-nomeado coordenador de kata da Federação Paulista de Judô © FIJ

Reunidos em Las Vegas, os membros das Comissões de Kata e de Educação e Treinamento da FIJ formalizaram uma mudança na direção administrativa da Comissão de Kata.

Franco Capelletti continuará fortemente envolvido nas atividades da comissão, agora em uma nova função como conselheiro. Já a presidência da Comissão de Kata será assumida por outro grande nome do judô mundial: Jean-Luc Rouge, juu-dan (10º dan). Ex-secretário-geral da FIJ e o primeiro campeão mundial da França, Rouge expressou sua honra e responsabilidade ao assumir um papel de tamanha relevância no cenário internacional do judô.

A foto de Jean-Luc Rouge é cortesia de David Finch e Getty Images

Capelletti e Rouge têm sido peças-chave no avanço do movimento de kata nos últimos anos. A colaboração entre os dois não apenas fortaleceu a modalidade, mas também abriu caminho para planos inovadores e promissores para a temporada de 2025 e além. Ambos são membros do Hall da Fama da FIJ, um reflexo do impacto transformador que tiveram no judô global.

Em nota oficial, a FIJ destacou sua gratidão a Franco Capelletti por sua contribuição inigualável à Comissão de Kata, e reconhecendo seu legado como um pilar do desenvolvimento da modalidade. A entidade também estendeu agradecimentos a Jean-Luc Rouge por assumir a liderança, confiando em sua capacidade para conduzir a comissão a novos patamares.

http://www.shihan.com.br