A importância dos profissionais de Educação Física na prevenção e tratamento de comorbidades

Um dos temas abordados no encontro foi a gestão de academias e medicina preventiva da Unimed Erechim © Luis Quintero

No encontro foi evidenciada a importância da atuação dos Profissionais de Educação Física no tratamento de diversas comorbidades tanto no âmbito público como no privado

Atividade Física & Saúde
7 de abril de 2021
Por Ascom / Jornal Boa Vista
Curitiba (PR)

Dois diplomados do Curso de Educação Física da URI Erechim participaram remotamente de atividades interdisciplinares nos dias 22 e 29 de março. As ações aconteceram nas disciplinas de Atividade Física em Academia, Atividade Física e Saúde I, Saúde e Atividade Física e Vivências de Atividades Físicas em Academia, ministradas pelas professoras Mari Lúcia Sbardelotto e Adriane Carla Vanni.

Os Profissionais de Educação Física Camila Tomicki e Edenir Serafini debateram sobre temas comuns entre as disciplinas supracitadas. A doutoranda Camila Tomicki explanou sobre o tema “Programas de Promoção à Saúde”, trazendo muitas informações a respeito do Programa Vamos – Vida Ativa Melhorando a Saúde – da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do qual faz parte e é tema de sua tese de doutorado.

Já o Professor Edenir Serafini abordou o tema “Gestão de Academia e Medicina Preventiva da Unimed Erechim” relatando sobre os desafios para uma gestão bem sucedida e sobre as conquistas que resultam desta.

Nas duas falas foi evidenciada a importância da atuação dos Profissionais de Educação Física na prevenção e tratamento de diversas comorbidades tanto no âmbito público como no privado.

Os acadêmicos puderam, no formato de uma “mesa redonda”, discutir sobre os temas e questionar sobre os detalhes de cada projeto/programa e sobre as experiências profissionais e acadêmicas dos professores convidados.

O contato dos acadêmicos com os egressos dos Cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) é relevante pois favorece a aprendizagem e traz diferentes práticas e ações realizadas nas comunidades, o que pode inspirar nas escolhas de atuação dos futuros Profissionais de Educação Física. Além disso, os professores destes cursos prezam por manter o contato com seus ex-alunos e, constantemente, os convidam para relatos de experiências, divulgação de seus trabalhos com o intuito de contribuir com a formação dos futuros colegas de profissão.